Ponte da Dunlop, uma das marcas de Le Mans!
Uma das características mais marcantes do circuito de Le Sarthe é sem dúvida a ponte da Dunlop que está no circuito desde 1923. Acompanhe a baixo um pouco da história de um dos símbolos de Le Mans
1923 – Já na primeira edição a ponte estava lá com o objetivo dos espectadores irem para os restaurantes no outro lado do circuito.
1928 – A passarela de metal começa a envelhecer. É substituída por uma réplica de pneu “Fort Dunlop” Fort de aparência duradoura e também para se referir à fábrica em Birmingham, Uma lenda nasceu! No entanto, essa estrutura é proibida pelo Automobile Club de l’Ouest, que proíbe a publicidade ao redor do circuito.
1948 – As regras mudam depois da segunda guerra e a ponte é reinstalada com 18 metros de comprimento, feita de metal e madeira. Está instalada no inicio do circuito.
1953 – Uma segunda ponte é erguida na entrada da Tertre Rouge, que foi substituída por um túnel em 1979.
1956 – Após o acidente envolvendo Pierre Levegt a ponte continua no mesmo local. Assim nasce a curva “Dunlop” além do significado da marca. “Forte” foi substituída por “SP Segurança” “SP Espírito esportivo”.
1965 – A ponte foi trocada de lugar e em 1966 foi para o topo do morro.
1978 – A nova ponte suporta 1350 espectadores além de suportar ventos de mais de 200 km/h. O arco tem 50 metros de comprimento, 13 metros de altura e pesa 70 toneladas. Em 1988 a Dunlop escolheu Le Mans para comemorar o centenário da marca.
1992 – O desenho se mantem até os dias de hoje e inspirou outros circuitos pelo mundo como Donington Parck, Sujo.
1950: hermoso.
2013: horrible.
Mientras más antiguo, más bello…
Una muestra de como la modernidad empeora, en muchos aspectos, las cosas.
Abrazos!