Pirelli mais perto de ser fornecedora de pneus do WEC?
O final de semana foi da Fórmula 1 e o seu GP do México. Deixando isso de lado, mesmo que grande parte da mídia e fãs não tenham, a Ferrari aproveitou sua festa anual no circuito de Mugello, na Itália, o Finali Mondiali, para anunciar dois novos carros.
A Ferrari 296 Challenge, para o seu campeonato monomarca, e o que realmente surpreendeu, o 499P Modificata, versão para afortunados clientes que querem sentir o gostinho de correr com um protótipo Hypercar.
Até aí, nada demais, os italianos vivem desenvolvendo versões exclusivas dos seus carros. Agora, durante o lançamento, olhando detalhadamente as especificações técnicas que falam de um motor V6, maior poder de recuperação de energia e outras benesses que estão banidas dos regulamentos, um detalhe chamou a atenção.
Seguindo a lista de técnica do carro, chegamos em um dado interessante, os pneus. O 499P Modificata usa compostos da Pirelli com medidas de 310/710-18 à frente e 340/710-18 atrás.
Além disso, dizia o comunicado, o pneu é baseado nos regulamentos da FIA. Eles têm como objetivo enfatizar a dirigibilidade do carro e maximizar o feedback de dirigibilidade para pilotos não profissionais. Otimizando os tempos de aquecimento e reduzindo a degradação do desempenho durante corridas longas.
Como sabemos, a classe Hypercar utiliza exclusivamente pneus Michelin. O acordo com o construtor francês já contemplou a classe LMP2, que utiliza Goodyear e a quase finada GTE. Para a nova classe LMGT3, os pneus também serão Goodyear.
Pirelli pronta para o WEC?
Para aumentar a especulação, na última semana o gerente da Pirelli, Matteo Braga, revelou que a Pirelli considerou substituir o pneu DHF (Pirelli P Zero) para o próximo ano, mas optou por esperar mais uma temporada antes de implementar as mudanças.
Nesse sentido, os novos compostos estarão nos carros que participam dos campeonatos organizados pelo SRO Motorsports Group, incluindo as quatro séries regionais Fanatec GT World Challenge.
Dias após o anúncio da Pirelli, a Ferrari lança um Hypercar com pneus…Pirelli. Poderia ser coincidência? Talvez, mas como os italianos já anunciaram que não seguem no WRC após 2024, porque não o WEC?
“Continuaremos a desenvolver produtos para ralis porque isso é realmente relevante para a nossa transferência de tecnologia em neve, gelo e terra, por isso queremos estar envolvidos nos ralis. Vamos expandir a nossa atividade em ralis históricos e alguns outros campeonatos”, explicou, Mario Isola, Chefe da Pirelli, quando questionado sobre o fim da parceria com o WRC, ao site Motorsports.com.
Aliás, o contrato da Michelin com a organização do Mundial de Endurance perdurará até o final de 2025. Como é normal empresas reverem os seus portfólios, nada está descartado.
Endurance não é um terreno desconhecido
Para quem acha que corridas de protótipos são uma novidade para a Pirelli, precisa voltar para o ano de 2010. Naquela temporada do Le Mans Series, que depois trocou de nome para o atual European Le Mans series, era livre a escolha dos fornecedores de pneus pelas equipes.
Assim, a equipe Racing Box competiu com compostos italianos em seus dois Lolas B08 na classe LMP2. Desde então os Pzero e seus irmão mais novos são vistos em corridas de GT3 ao redor do mundo, inclusive no Brasil, no Império Endurance. Por fim, são apenas especulações de um possível anúncio no futuro. Nos resta esperar.