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Endurance tratado a sério!
Pipo Derani e o Ligier JS P217
(Foto: Onroak Automotive)
(Foto: Onroak Automotive)

Pipo Derani, Olivier Pla e Julien Canal, estão sendo os responsáveis pelo desenvolvimento em pista do novo Ligier JS P217. O brasileiro deu a primeiras voltas com o novo LMP2 no circuito de Magny-Cours.

Em entrevista ao site sportscar365, o brasileiro teceu comentários positivos sobre o novo protótipo.

“O carro parece muito, muito equilibrado e muito promissor,” Disse. Além das primeiras voltas com o novo chassi, Derani também conheceu o novo motor Gibson V8. Além do Ligier, o único LMP2 da nova geração que testou em pista foi o Dallara, equipado com um motor Cadillac, que vai disputar a IMSA. Os testes foram realizados em Putman Park

32 inscritos para as 6 horas de Fuji.

“Nós não sei como isso vai se comportar em uma competição, mas eu tiro meu chapéu para Onroak, por ser a primeira fabricante testar o novo powertrain”, disse Derani.

“Não é fácil, porque tudo tem de vir junto. Os caras da Gibson, os caras da Cosworth foram testando os componentes eletrônicos, e até agora tem sido um primeiro teste muito bom.”

O brasileiro ressaltou que o modo de guiar o novo Js P217 é bem diferente dos atuais LMP2, em termos de potência e aerodinâmica. O protótipo possui um novo sistema de arrefecimento, nova posição do radiador, além de ser mais estreito que os atuais protótipos da classe.

“É ele tem 1,9 metros de largura; o antigo tem dois metros. Isso tem um grande impacto na aerodinâmica.”

“Para ser honesto, o manuseio do carro é muito, muito bom, o que é surpreendente quando você está testando um novo pacote aerodinâmico.”

“O carro é fácil de conduzir com um bom equilíbrio aerodinâmico, o que é importante para o tempo da volta final, com certeza, isso faz uma enorme diferença no final.”

Não foram divulgados tempos de volta. De acordo com as projeções da ACO, o novo LMP deve ser de 3 a 4 segundos mais rápido do que a atual geração.

“O carro tem sido muito mais rápido do que a JS P2, obviamente”, disse Derani. “Isso tem a ver com o motor ser mais poderoso, o chassi também é eficiente para fazer o carro ser mais rápido.”

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