bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Pipo Derani e André Lotterer e o desafio a longo prazo com a Genesis LMDh

Os pilotos Pipo Derani e André Lotterer destacaram a oportunidade de desenvolver um projeto de longo prazo como um dos principais fatores que os motivaram a assinar com a Genesis LMDh. A montadora coreana planeja estrear no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC) em 2026 com o protótipo GMR-001, equipado com chassi Oreca.

Neste mês, foi confirmado que Derani e Lotterer foram contratados como pilotos de desenvolvimento do projeto. Ambos deixam épocas de sucesso: Derani competiu pela Cadillac, enquanto Lotterer esteve na Porsche. O contato inicial com a Genesis ocorreu durante o verão, e Derani, inclusive, anunciou sua saída da Action Express Racing em junho.

A busca por novos desafios

(Foto: Genesis)

Além disso, após conquistar dois títulos do IMSA WeatherTech SportsCar Championship e vitórias importantes nas Doze Horas de Sebring, Derani afirmou que o desejo de retornar ao FIA WEC em tempo integral foi determinante em sua decisão. Apesar de ter disputado duas temporadas na categoria LMP2 no início da carreira, ele tem participado esporadicamente do campeonato mundial em equipes como Rebellion e Glickenhaus.

“Depois de tantos anos na América e de ter conquistado tanto, você começa a se perguntar: ‘Ok, o que vem depois?’”, disse Derani. “Neste ponto da minha carreira, há mais valor em estar envolvido em um programa que posso desenvolver do zero do que permanecer por mais três anos no mesmo cenário.”

Derani também ressaltou que o conforto de sua situação atual não era benéfico. “Quando você entra em uma zona de conforto, pode ser perigoso. A busca por essa mudança foi uma grande motivação para deixar a Action Express.”

O compromisso com a Genesis

Derani enfatizou que sua decisão de ingressar no projeto estava ligada à garantia de que seria uma iniciativa de longo prazo. “Não teria entrado se fosse algo de um ou dois anos. Abrir mão de vitórias e campeonatos potenciais para um programa que começará a ter resultados sólidos talvez no final de 2027 não faria sentido.”

Para Lotterer, a mudança também foi motivada pela necessidade de novos desafios, especialmente após a Porsche Penske Motorsport adotar uma estrutura reduzida de pilotos para 2025. “Eu sempre imaginei encerrar minha carreira na Porsche, mas quero mais. Quero enfrentar desafios maiores, e isso não era mais uma opção lá”, explicou o alemão.

Lotterer relatou que entrou em contato com Cyril Abiteboul, chefe da equipe Genesis, e rapidamente tomou sua decisão. “Essa é uma história incrível para mim, pessoalmente. Estar lá desde o início, contribuir com minha experiência e ajudar a moldar algo novo é inspirador e gratificante.”

Visão de longo prazo

Aliás, Lotterer destacou sua intenção de ser uma peça-chave no desenvolvimento da Genesis. “Espero me tornar um trunfo indispensável para a equipe. Essa é minha missão. Será gratificante contribuir para construir a melhor equipe possível, criando uma base sólida para os próximos anos.”

Por fim, tanto Derani quanto Lotterer enxergam a parceria com a Genesis como uma oportunidade não apenas para alavancar suas carreiras, mas também para criar um legado duradouro no automobilismo de endurance.