Um dos destaques do endurance na atualidade, o brasileiro Pipo Derani, de 22 anos, disputa neste sábado (dia 1º de outubro) as 10 horas de Petit Le Mans, em Road Atlanta, nos Estados Unidos, em busca de mais uma vitória no IMSA WeatherTech Championship e do título do Campeonato Norte-americano de Endurance.
Quando a equipe do brasileiro, a Tequila Patrón ESM, iniciou a temporada 2016, o time estava comprometido em disputar apenas duas etapas do IMSA WeatherTech Championship: as 24 Horas de Daytona e as 12 Horas de Sebring.
As vitórias nas duas principais etapas do campeonato com o No. 2 Tequila Patrón ESM Honda Ligier, no entanto, motivaram o time a voltar aos Estados Unidos e lutar pelo título da Endurance Cup, que é composta pelas quatro provas de longa duração da competição.
Em Daytona, Derani e os companheiros Scott Sharp, Ed Brown e Johannes van Overbeek conquistaram a primeira vitória para um carro P2 na história do evento, além da primeira vitória no geral para a Honda. A equipe subiu novamente ao lugar mais alto do pódio nas 12 Horas de Sebring e o resultado poderia se repetir novamente nas 6 Horas de Watkins Glen, mas o time foi surpreendido por uma falha mecânica. Mesmo assim, marcaram pontos importantes por estarem na liderança na metade da disputa.
Derani, Sharp e Overbeek estão apenas dois pontos dos líderes João Barbosa e Christian Fittipaldi. Em Petit Le Mans, os pontos serão distribuídos na quarta, oitava e décima hora. Cinco pontos para o primeiro, quatro para o segundo, três para o terceiro e dois para os demais competidores.
“Estou muito animado por voltar aos Estados Unidos e ao IMSA para correr em Petit Le Mans. Me disseram que a pista de Road Atlanta é incrível e não vejo a hora de correr lá”, comentou Derani.
“Apesar do problema no motor, que tivemos em Watkins Glen, estivemos super competitivos nas provas nos Estados Unidos este ano e sempre na frente com o nosso Ligier Honda”, lembrou.
“Quero manter este momento e tentar uma terceira vitória para a equipe Tequila Patrón ESM e, consequentemente, o título do Campeonato Norte-americano de Endurance, que é patrocinado pela Patrón. Seria muito especial conseguir este título para eles”, continuou o brasileiro.
“Tenho certeza de que será uma prova muito disputada, como sempre, mas confio muito em nossa equipe e estaremos 110% focados em atingir nosso objetivo”, completou Derani.
As atividades para a 19ª edição da etapa de Petit Le Mans começam com os treinos livres na quinta-feira (29). Na sexta-feira (30), o classificatório será às 17h45 (de Brasília). A prova terá sua largada às 12h10 (de Brasília) no sábado.