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Endurance tratado a sério!
Peugeot mais leve para as 8 horas do Bahrein
Peugeot mais leve para a etapa final do WEC no Bahrein
(Foto: Divulgação)

Para a etapa do Bahrein, a organização do Mundial de Endurance definiu na última segunda-feira (07), o BoP para a corrida de oito horas. A princípio,  os dois Peugeot 9X8 receberam uma quebra de equilíbrio de desempenho, enquanto os Toyota GR010 Hybrids foram ligeiramente unificados.

Segundo a tabela, os Peugeots  rodarão com um peso mínimo de 1049 kg, marcando uma redução de 12 kg em relação à configuração executada na última rodada em Fuji. Além disso, os Toyotas terão uma redução de 4 kW (5,3 cavalos de potência) nos níveis de potência, juntamente com uma redução de 4 megajoules na energia máxima por stint.

Isso marca a primeira mudança BoP para o Peugeot em relação a Toyota desde que a marca francesa fez sua estreia no WEC nas 6 Horas de Monza, em julho. Todos os três carros LMH elegíveis receberam uma redução de peso de 18 kg para a Fuji, embora isso tenha sido usado para equilibrar os carros com o Alpine A480 Gibson LMP1, que funciona sob um conjunto diferente de regulamentos técnicos. O LMP1 foi ajustado com um aumento de potência de 4 kW e um aumento de 11 MJ na energia máxima por stint.

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Nico Lapierre, Matthieu Vaxiviere e André Negrão, da Alpine, partem para a decisão do título de sábado em um empate com o trio do #8 da Toyota. Formado por Brendon Hartley, Ryo Hirakawa e Sebastian Buemi, que venceu na última  no Japão. A Toyota, no entanto, detém uma vantagem de 26 pontos sobre a Alpine no campeonato mundial de fabricantes. Com 1,5x pontos em oferta no final da temporada de oito horas.

Ferrari e Corvette mais lentos no Bahrein

Enquanto James Calado e Alessandro Pier Guidi mantêm a liderança do campeonato mundial de pilotos da classe GTE-Pro. Sua Ferrari 488 GTE Evo, juntamente com o Chevrolet Corvette C8.R, receberão reduções de potência.

A Ferrari, que conquistou duas vitórias na classe, terá uma redução do turbo em todos os níveis de potência. Além de uma redução de 1 litro na capacidade de combustível. Isso se compara ao Corvette, que funcionará com um restritor de ar 0,4 mm menor. Mas com um aumento de 1 litro na capacidade de combustível.

Nenhuma alteração foi feita no Porsche 911 RSR-19. A fabricante alemã está apenas um ponto atrás da Ferrari no campeonato mundial de fabricantes GTE. Com os pilotos Kevin Estre e Michael Christensen atrás de Calado e Pier Guidi por 11 pontos.

 Na classe GTE-Am, tanto a Ferrari quanto o Aston Martin Vantage GTE terão redução no turbo boost e reduções de capacidade de combustível. Com o Aston também ganhando 8 kg no peso base.

Como resultado, o líder do campeonato, o #33 da TF Sport Aston de Ben Keating, Marco Sorensen e Henrique Chaves correrão com um peso de 1267 kg, considerando o lastro de sucesso. Em comparação com os rivais do título Paul Dalla Lana, David Pittard e Nicki Thiim que serão 10 kg mais leve.

Por fim, o carro GTE-Am mais pesado será o Porsche #77 da Dempsey-Proton com 1.289 kg. Seguido pelo Ferrari Iron Dames #85 (1.275 kg) e os #46 da Team Project 1 e o #86 da GR Racing Porsches (ambos 1274 kg).