Peugeot lidera a terceira sessão de treinos em Monza
Monza – A Peugeot liderou neste sábado, 08, a terceira sessão de treinos livres para a etapa de Monza do Mundial de Endurance. Jean-Eric Vergne superou Antonio Fuoco, da Ferrari, por 0,045 segundos.
O Peugeot 9X8 #93 foi o mais rápido no geral, graças ao tempo de 1:35.878 de Vergne, que trocou o primeiro lugar com Fuoco nos estágios iniciais da sessão de 60 minutos.
Além disso, Fuoco foi o primeiro piloto a cair abaixo do limite de 1:36s, mas Vergne respondeu batendo por pouco #50 após 10 minutos. Assim, foi a primeira vez desde a final da última temporada no Bahrein que a Peugeot liderou uma sessão de treinos livres no WEC.
Tempos da terceira sessão de treinos
Bom desempenho da Peugeot
Gustavo Menezes ancorou a forte exibição do fabricante francês na manhã de sábado ao terminar em terceiro no carro #94 com o tempo de 1m36s105s. Além disso, Antonio Giovanzzi, pilotando a Ferrari #51, eclipsou Menezes brevemente em uma etapa, mas o italiano teve o tempo da volta excluído devido a uma violação dos limites da pista na saída de Ascari.
Aliás, Giovinazzi rapidamente produziu uma volta limpa para terminar em quarto, enquanto Alex Lynn melhorou logo após colocar a Cadillac em quinto, a pouco mais de meio segundo do tempo dos líderes.
O Porsche 963 da Proton Competition e da Hertz Team JOTA, ficaram em quinto e sexto, com o último parando brevemente no final do pit lane no início da sessão devido a baixas leituras de pressão de combustível.
A Toyota Gazoo Racing conseguiu apenas o oitavo e o 11º lugar depois de reivindicar o primeiro e o terceiro durante o FP2 na sexta-feira. Os melhores Porsches da Penske de fábrica terminaram em nono.
Pietro Fittipaldi estabeleceu a volta mais rápida na classe LMP2, marcando o tempo de 1:39.621 no JOTA. Fittipaldi, que chegou ao topo da tabela de tempos cedo e lá permaneceu o tempo todo, venceu o piloto da Vector Sport, Gabriel Aubry, por dois décimos de segundo.
Houve problemas com o #31 da equipe WRT, que ficou parado na garagem devido a um aparente problema no motor que causou falta de potência. Assim, a liderança mudou várias vezes na classe GTE-Am e foi Matteo Cairoli quem terminou mais rápido para o Team Project 1-AO da Porsche.
Por fim, tendo sido o primeiro a definir o ritmo, o italiano marcou 1:46.762 a 13 minutos do final. Melhorando as referências anteriores estabelecidas por Lilou Wadoux e Mikkel Pedersen.