Peugeot culpa as ondulações de Sebring pelo fraco desempenho no WEC
A performance da equipe Peugeot durante as 1000 Milhas de Sebring realizada na última sexta-feira, 17, mostrou que o 9X8 precisará de muito desenvolvimento para alcançar seus adversários.
Os problemas do 9×8 #94 nos momentos iniciais das 1000 Milhas, e do #93 na segunda hora, não foram surpresa para a equipe. Assim, em entrevista após a prova, o diretor técnico da Peugeot, Olivier Jansonnie, deu detalhes dos desafios do desenvolvimento do protótipo.
Um dos problemas foi com o atuador. A peça que é um componente que será atualizada para a segunda etapa do WEC, em Portimão.
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“Sabemos que temos esse problema, um ponto fraco do carro”, disse Jansonnie. “É algo em que trabalhamos, mas não conseguimos disponibilizar [a atualização] para esta corrida.
“Não parece muito bom, mas não foi uma grande surpresa porque é algo que sabíamos. Não diria que esperávamos ter o problema, especialmente não tão cedo na corrida.”
Jansonnie explicou que a falha no atuador não era o mesmo problema de transmissão que a Peugeot teve na rodada do Bahrein de 2022. Além disso, o problema foi resolvido no carro #94 compartilhado por Loic Duval, Nico Muller e Gustavo Menezes A manutenção durou 21 minutos.
Contudo, o carro dos pilotos Paul di Resta, Jean-Eric Vergne e Mikkel Jensen, perdeu tempos nos boxes com um problema na ignição. Isso fez o carro para por 20 minutos. Como resultado, ele fechou a prova na 31º posição e nono na classe Hypercar. Além disso, o #94 não pontuou por ficar 3 horas nos boxes.
A Peugeot e os bumps de Sebring
O melhor tempo do Peugeot durante a corrida foi 2,3s mais lento do que a passagem do piloto da Toyota, Sebastien Buemi.
Jansonnie sugeriu que a Peugeot nunca otimizou o 9X8 para o traçado de Sebring solavancos do Sebring International Raceway, que experimentou pela primeira vez durante o Prólogo.
“O principal problema foi o ajuste nas lombadas”, disse ele. “Esta pista está ampliando alguns problemas que tivemos desde o início e precisamos trabalhar nisso.”
Por fim, o próximo grande teste da Peugeot, será uma corrida de resistência, agendada para o circuito de Paul Ricard em 10 dias.