Após causar polêmica sem o uso da asa traseira no 9X8, a Peugeot estuda rever a situação além de atualizações do carro para a temporada 2024 do Mundial de Endurance.
Durante coletiva de imprensa no Bahrein, Olivier Jansonnie, diretor técnico da marca, afirmou que pretende atualizar o carro antes da próxima temporada. O Hypercar terminou no pódio nas 24 Horas de Le Mans e nas 6 Horas de Monza durante a sua primeira temporada completa no WEC.
Porém, encontrou dificuldades em outros circuitos, incluindo Sebring e Fuji Speedway, onde não teve tração em velocidades mais baixas e curvas de alta. O sétimo e oitavo lugar nas 6 Horas de Fuji ocorreram apesar de ambos os carros terem recebido uma velocidade de ativação de implantação híbrida em tempo seco mais baixa de 135 km/h após ajustes de BoP.
Jansonnie disse aos repórteres antes das 8 Horas de Bahrein, que tomou bastante cuidado com possíveis modificações no 9X8. “Estamos avaliando todos os conceitos para o próximo ano.
“Temos avaliado muitos conceitos diferentes. A meta é estar numa posição melhor no próximo ano, por isso estamos olhando para isso sem qualquer julgamento tendencioso sobre nada”, disse o dirigente.
“Estamos apenas olhando abertamente para isso. Achamos que a regulação evoluiu bastante. Estamos olhando para isso de uma maneira muito aberta”.
Ele acrescentou: “Estamos tentando fazer o que for preciso para ter uma posição muito melhor no próximo ano, para que o desenvolvimento nunca pare. Estamos ansiosos pelo que podemos trazer em termos de uma nova homologação”.
Peugeot e a polêmica falta da asa traseira
A ausência da asa traseira como sempre foi motivo de perguntas. O conceito do carro é baseado em sua dependência da geração de força descendente por baixo do protótipo.
No entanto, Jansonnie não confirmou se a adoção de uma asa traseira está sendo adotada. Quando questionado se o Peugeot 9X8 terá um aspecto consideravelmente diferente no próximo ano, ele respondeu: “É possível. Faz parte do coringa que estamos apresentando, obviamente”.
Aliás, via regulamento, os fabricantes de Hypercars podem fazer um número limitado de atualizações técnicas por motivos de desempenho, conhecidas como ‘EVO jokers’ (coringa) nos regulamentos técnicos.
Outras modificações podem ser feitas para fins de confiabilidade. O que é considerado um dos cinco jokers permitidos depende do resultado do diálogo com a FIA e a ACO. O limite de mudanças permanece em cinco de janeiro de 2021 a dezembro de 2027.
Independentemente de quantas novas homologações o fabricante faça. Jansonnie não quis dizer diretamente se a Peugeot pretende maximizar suas “cartas” de atualização para a próxima temporada.
Ele acrescentou que a Peugeot “ainda está discutindo” com os organizadores do WEC sobre o que constitui um joker relacionado ao desempenho ou uma atualização de confiabilidade, no que diz respeito às suas possíveis atualizações.
“Se você quiser maximizar seus curingas, isso leva muito tempo”, disse Jansonnie. “Reservar um tempo para fazer as coisas corretamente é o que você faz quando está tentando maximizar. E obviamente você também não pode esperar para sempre.
“Você está tentando apressar o desenvolvimento para trazê-lo para a pista o mais rápido possível, mas ao mesmo tempo certifique-se de não consumir seus curingas com muita facilidade e tente tirar o melhor proveito deles. Estamos sempre em compromisso. É uma linha tênue, na verdade”, finalizou.