A Peugeot revelou nesta segunda-feira, 25, a tão aguardada asa traseira do modelo 9X8 que compete no Mundial de Endurance. O Hypercar estará na segunda etapa do WEC, as 6 Horas de Imola, em abril.
De acordo com o informações da Peugeot, o Hypercar abandonou o conceito “sem asas”. O que significa que deprende principalmente do piso inferior para gerar downforce, que o chefe técnico Olivier Jansonnie explicou ser uma consequência inevitável da mudança nas regras que regem as dimensões dos pneus LMH.
Sendo assim, a Peugeot optou por pneus dianteiros e traseiros de 31 cm de largura. Como era inicialmente exigido pelas regras quando o 9X8 original estava sendo projetado, mas o novo carro apresenta na frente 29 cm e na traseira traseira de 34 cm, em comum com o resto da classe Hypercar.
Seguindo os paços da Toyota
A Toyota fez uma mudança semelhante com seu GR010 Hybrid antes da temporada de 2022, tendo originalmente usado pneus de 31 cm em todas as rodas.
“Inicialmente, os regulamentos exigiam 31/31, as mesmas dimensões de pneus dianteiros e traseiros, depois permitiram 29/34, que logo no início do processo identificamos como potencialmente com melhor desempenho do que 31/31”, disse Jansonnie durante a apresentação da novidade.
“No momento em que esta decisão foi tomada em 2022, já era tarde para redesenharmos o carro, pois queríamos ter o carro pronto para correr em Monza em 2022. Agora temos esta oportunidade e decidimos ir em frente. dimensão do pneu, sabendo que tem mais potencial”.
“E então adaptamos a aerodinâmica do carro para corresponder a essas novas dimensões dos pneus, alterando a distribuição de peso para ser muito mais traseira do que a versão anterior do carro e, como consequência, alterando o equilíbrio aerodinâmico”.
“O carro agora possui uma asa traseira para tentar ajudar a mover o equilíbrio aerodinâmico para trás para corresponder à nova distribuição de peso”.
“Tudo está conectado. Você adiciona uma asa traseira para criar um equilíbrio aerodinâmico traseiro e, portanto, cria mais força descendente na parte superior da carroceria e, então, precisa reduzir a força descendente na parte inferior da carroceria simplesmente para caber na janela de desempenho”.
Mais detalhes do Peugeot 9X8 com a asa traseira
As estruturas monocoque e de colisão permanecem inalteradas no novo 9X8. Assim como o sistema híbrido. Mas a caixa de câmbio e o motor receberam algumas atualizações focadas na confiabilidade, com a mudança de conceito permitindo que mais peso seja posicionado sobre o eixo traseiro.
“Quando projetamos a versão anterior do carro, fomos muito cautelosos quanto ao peso sobre o eixo traseiro. Para tentar maximizar a distribuição do peso dianteiro”, disse Jansonnie. “Economizar peso nos componentes traseiros agora é uma preocupação menor”.
“Poderíamos aumentar o peso da caixa de câmbio para melhorar especialmente a confiabilidade. Em cerca de três a quatro quilos, e um pouco o motor também”.
Jansonnie também revelou que “90 a 95 por cento das superfícies do carro” foram modificadas devido à mudança no conceito aerodinâmico. Mas sem alterar substancialmente a linguagem de design distinta do 9X8 original.
“Foi um dos desafios, e uma das restrições, manter a aparência geral do carro, e isso foi um grande sucesso no final”, disse ele. “Queríamos manter o DNA da marca no carro e ao mesmo tempo revisar completamente a aerodinâmica”.
“É interessante que você possa alcançar um conceito aerodinâmico substancialmente diferente. Com superfícies que foram todas alteradas, mas ainda com a mesma aparência”.
Jansonnie se recusou a informar quantas atualizações “coringas” EVO jokers foram usados pela Peugeot com o 9X8 revisado. Por fim, ele estimou que o carro completou entre 7.000 e 8.000 km em testes.