Pescarolo detalha retorno as 24 Horas de Le Mans com a Peugeot
Um dos nomes mais icônicos do endurance está voltando a ativa. A Pescarolo Sport anunciou recentemente o retorno as 24 Horas de Le Mans em 2024. A escolha do carro é com o Peugeot 9X8.
Inicialmente, o retorno não inclui Henri Pescarolo. Assim, o projeto está nas mãos de Jocelyn Pedrono, chefe da Pescarolo Sport. Ele detalhou o programa em entrevista ao site Ouest-france.
“A Peugeot validou o programa e expressou seu orgulho em trabalhar conosco “, disse Jocelyn Pedrono. Este anúncio abriu as coisas com potenciais parceiros financeiros. Estamos indo em frente. Contudo, os marcos foram ultrapassados, agora ainda há muitas coisas a fazer. Planejamos lançar no final de 2023 e começar no início de 2024. Se eu tiver um atraso na assinatura dos meus parceiros financeiros, adiaremos o programa. A ideia é chegar em boas condições, não é uma tacada só”, explicou.
Leia também:
A última participação da Pescarolo em Le Mans foi em 2010. Além disso, a equipe competiu em 2009 com um Peugeot 908 HDi FAP. Seu melhor resultado foram dois segundos lugares em 2005 e 2006.
Na época, a Pescarolo Sport e a Peugeot já estavam intimamente ligadas. Assim, o fabricante forneceu motores a Pescarolo e seu protótipo Courage entre 2000 e 2003.
“A escolha foi feita de forma extremamente natural. Um retorno de Pescarolo com a Peugeot, para mim, faz sentido. […] Existe um apoio real da Peugeot, que não se limita a vender-nos um carro. Estamos apoiados na operação e na logística”, explica Jocelyn Pedrono.
“Podemos ver que a Peugeot está indo na direção certa. Contudo, a equipe já havia identificado problemas relacionados aos atuadores da caixa de câmbio, fizeram as correções, a confiabilidade está lá, agora estão procurando desempenho. Fazem-no como a Peugeot sabe fazer em Rally, Rally-Raid ou Endurance”.
O time formado para o retorno da Pescarolo
Além disso, para dar vida ao retorno, nomes de peso estão no projeto. Bruce Jouanny, ex-piloto da Pescarolo Sport e com três participações nas 24 Horas de Le Mans. Ele será o responsável pelo desenvolvimento esportivo da equipe.
“Ele conhece muito bem o grupo Peugeot, tendo feito a cobertura de vários eventos em termos de assessoria de imprensa”, destaca Pedrono. Contudo, a rápida relação com Jean-Marc Finot foi feita graças a ele. Bruce garante a implementação do programa esportivo.
“Estamos trabalhando para compor um trio de pilotos franceses. Por fim, gostaríamos de ter dois pilotos executivos e um piloto novato em enduro”, enfatiza.