Penske descarta parceria com a Proton Competition e Porsche 963 fica sem vaga no WEC 2026

A equipe Penske não deverá integrar o grid do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC) em 2026 ao lado da Proton Competition. A possibilidade de parceria entre as equipes, que manteria o Porsche 963 na categoria Hypercar, foi encerrada após novas declarações de Thomas Laudenbach, chefe da Porsche Motorsport, à publicação alemã Motorsport-Aktuell.

Segundo Laudenbach, Porsche e Penske decidiram conjuntamente abandonar qualquer plano de colaboração para sustentar a presença do protótipo no mundial.

“Concordamos com Roger Penske em não prosseguir com esses planos”, afirmou. “Analisamos todos os cenários para ajudar Roger Penske e chegamos à conclusão de que uma equipe privada com envolvimento da Penske poderia parecer um retorno da Porsche pelas portas do fundo e, ao mesmo tempo, diluiria o que conquistamos como equipe de fábrica nos últimos três anos, especialmente considerando o esforço da marca em Le Mans.”

Penske perde possibilidade de manter o Porsche 963 no WEC

Sendo assim, a Porsche Penske Motorsport possui atualmente um convite automático para as 24 Horas de Le Mans de 2026, conquistado após o título do campeonato IMSA GTP deste ano. Contudo, para utilizá-lo, o fabricante precisa alinhar ao menos dois carros na classe Hypercar no WEC. Condição reforçada pelo presidente da ACO, Pierre Fillon.

Com a saída da Porsche da classe principal do Mundial de Endurance, a Penske buscava alternativas para manter dois Porsche 963 no campeonato. Uma solução discutida seria a parceria com a Proton Competition, equipe alemã que opera programas privados com o protótipo.

Negociações com a Proton não avançam

Jonathan Diuguid, presidente da Penske Racing, já havia descartado uma inscrição independente no WEC durante o fim de semana do Bahrein. Mesmo assim, as conversas entre a Penske e Christian Ried, chefe da Proton Competition, continuaram na tentativa de formar uma colaboração que viabilizasse a operação de dois carros.

Sem o apoio da Penske, porém, a Proton fica sozinha para buscar o orçamento necessário para expandir sua estrutura em 2026. A ausência de novos clientes do Porsche 963 complica ainda mais o cenário, especialmente com o prazo final para inscrições no WEC se encerrando na próxima quinta-feira.

Lista de inscritos em dezembro

Por fim, o WEC anunciará sua lista de participantes para 2026 no início de dezembro. A publicação confirmará se o convite automático da Porsche Penske poderá ser utilizado em Le Mans. Ou se o fabricante ficará de fora da prova mais tradicional do endurance mundial no próximo ano.