Pela ELMS, 40 carros são esperados em Paul Ricard
A quarta etapa do European Le Mans Series, acontece no dia 28 de agosto no circuito francês de Paul Ricard. Ao todo serão 40 carros que irão dividir os 5,8 km de uma das pistas mais interessantes do calendário. O traçado é habitualmente usado pelas equipes no começo de março com os testes oficiais tanto da ELMS, quanto do WEC.
A França está bem representada com 34 dos 115 motoristas e 12 dos 40 carros que representam o pais. Doze carros vão alinhar na classe LMP2, com a #38 da G-Drive de Simon Dolan, Harry Tincknell e Giedo Van Der Garde. O trio lidera a classe com sete pontos de vantagem. Os vencedores de Silverstone marcaram três pódios nas três primeiras corridas. Os rivais diretos, o Oreca #46 da TDS Racing, correm em casa e será um forte adversário. Pierre Thiriet e Mathias Beche garantiu vitórias em Imola e Red Bull Ring ao lado de Ryo Hirakawa. Hirakawa não compete na frente. Em seu lugar vai estar o piloto da equipe Toyota Mike Conway.
A Eurasia Motorsports chega a França com moral, pois conquistou o primeiro pódio no ano na Áustria. Pu Junjin, Nico Pieter De Brujin e Tristan Gommendy querem repetir o feito com o antigo Oreca 03R. O #23 da Panis Barthez, garantiu a primeira pole da equipe na Áustria. Se naquela prova a equipe enfrentou problemas Fabien Barthez, Paul-Loup Chatin e Timothe Buret, querem mostrar resultado.
Com 20 carros na classe LMP3, a briga será intensa. Com três vitórias em três partidas o #2 da United Autosports de Alex Brundle, Michael Guasch e Christian England têm dominado a primeira metade da temporada. Na Áustria, o #19 da Duqueine Engineering de David Hallyday, Dino Lunardi e David Droux enfrentou problemas recebendo uma punição de 4 segundos no tempo final por conta de problemas no pitstop. Com isso perdeu o primeiro lugar.
Depois de garantir o seu primeiro pódio ELMS na Áustria, a equipa 360 Racing Racing,está atualmente em terceiro lugar, à frente do #9 da Graff Racing e #16 da Panis Barthez. A equipe Tockwith Motorsports vai estrear na classe com Nigel Moore e Philip Hanson a bordo do Ligier JSP3 #26.
Na classe GTE a equipe AT Racing são os líderes da classe com a Ferrari #56. Estão a apenas um ponto dos vencedores da etapa de Silverstone, O Aston Martin #99.
A Ferrari #66 da JMW Motorsports de Robert Smith, Rory Butcher e Andrea Bertolini vem em terceiro depois de ficar com a vitória na Áustria e um segundo lugar em Imola. O Porsche #77 da Proton Competitin o está em quarto lugar no campeonato após vencerem em Imola Michael Hedlund e Wolf Henzler estão a apenas 10 pontos dos líderes da classe.
A prova acontece no próximo dia 28 de agosto, com transmissão no site oficial da ELMS.