24H – Cores do novo R15TDI Plus

a Audi Motorsports lançou ou divulgou as cores do carro para a temporada 2010. Como foi divulgado pelo site endurance-info o vídeo mostrando o teste do protótipo em Monza semana passada. Ao contrário dos anos anteriores em que a cor predominante era o prata o grupo de design da Audi decidiu inovar. "Nós queríamos adicionar uma pitada de surpresa quando a Audi deixa os boxes em Le Mans” declarou Tobias Drews um dos criadores da nova pintura.

O Carro vai ter sua estréia no próximo final de semana na abertura da LMS em Paul Ricard. Para o diretor esportivo Ullrich a prova francesa é vital. "As condições de corrida não podem ser simuladas nos testes. É por isso que participar de uma competição em uma fase inicial de nossa preparação é vital”. Questiona. O R15 já fez uma extensa bateria de testes em Sebring no começo de Março e uma checagem rápida na pista de Neustat na Alemanha. Em solo americano o carro rodou mais de 5 mil km.

Abaixo o vídeo do teste em Monza as fotos divulgadas até agora da nova pintura.

 

  

F1 – Malásia – Opinião

Agora vai? Se a Ferrari deixar vai sim

Temos que olhar com muita cautela essa liderança do campeonato de F1 conquistada por Massa. Os jornais e portais do Brasil estão eufóricos afinal desde 2008 não temos um brasileiro liderando o certame. Porem como Massa conquistou essa liderança é que deve ser analisada. Todas as corridas realizadas até agora foram feitas de forma excepcional pelo brasileiro, sendo em todas superior a Alonso. Mesmo o espanhol ganhando a primeira o fez por problemas no carro do brasileiro e pelo jogo de equipe da Ferrari. Se fosse o contrário com certeza Alonso teria obedecido também. Mesmo não tendo o melhor carro do grid no momento o brasileiro tem tirado leite de pedra muito mais do que o bi-campeão Alonso e ai está o seu diferencial.

Mas estamos esquecendo de uma coisa que ninguém está dando a devida atenção, o desempenho da RBR. Se não fosse problemas de confiabilidade Vettel já teria 30 pontos e uma enorme vantagem até agora no campeonato. Nas duas primeiras provas a Ferrari não chegou nem perto de uma disputa direta com Vettel, por outro lado Webber apesar dos erros também é um piloto consistente. A vantagem que Massa tem tirando é ótima, mas deve ser muito mais muito bem trabalhada. A Ferrari é ótima em táticas erradas e burradas em geral e isso não deve ser esquecido. Ou alguém esquece de 2008? Também não devemos desconsiderar que o modelo de 2010 não é tudo isso em no quesito confiabilidade.

E a corrida? Perfeita! Muita disputa, brigas e poucos abandonos. Vou dar uma dica para a FIA. Molhar a pista no momento em que Ferrari e McLarem forem fazer os tempos. Toda a graça da corrida foi ver a recuperação das duas equipes. Hamilton foi muito competente nas ultrapassagens e disputas. Não tomou conhecimento dos adversários e provou que quando a pista é boa da para ultrapassar sim. Deveria ter sido punido quando ficou brincando de zigue zague com o piloto da Renault Petrov. Por essas e outras é que Hamilton pinta e borda e todo mundo acha bonito. Queria ver se tivesse um Alonso ali atrás. Errada também foi a FIA. Com esse ato se abre um precedente pois todos vão se achar no direito de fazer as mesmas manobras.

Esperava um melhor desempenho de Button. Tentou repetir a tática de trocar os pneus antes mais não obteve o resultado que queria. Achei ele pouco combativo. Não esboçou resistência quando foi ultrapassado por Massa. Uma ultrapassagem limpa de ambos. Poderia ter feito alguma coisa, mudado o traçado. Quando chegou a vez de Alonso a coisa mudou Button foi bem mais combativo a ponto de fazer o espanhol errar duas vezes até errar uma marcha e acabar com seu motor. Alonso depois da primeira vitória não parece muito “ligado” nas coisas. Fez duas corridas apáticas. Claro que o “apático” do Alonso é superior a grande maioria dos pilotos do grid. Mais ele pode mais ate lá Massa agradece.

Bom desempenho se é que podemos considerar bom é conseguir terminar uma corrida. Esse “mérito” foi conquistado por Senna e Grassi. Mesmo não tendo um desempenho bom os dois carros chegaram ao final da corrida e é isto que importa neste momento na vida da equipe. Consistência e ritmo de corrida. Rubinho como sempre dá sinais de que o “sonho” de pilotos uma Williams está se tornando um pesadelo. Que o carro não é bom isso todos sabem. Desde os testes de pré-temporada o brasileiro tinha consciência de que a diferença entre o carro da Brawn e a Williams seria enorme. Bastou um primeiro “mal” resultado para começar a reclamar do carro. Coincidência ou não foi a primeira vez que seu companheiro de equipe chegou a sua frente. Rubinho mais uma vez se comportou como um bebe chorão. Com quase 20 anos de F1 já devia ter mudado de atitude. Como dizem, “ em boca fechada não se entra mosca”.

E Schumacher? Pensei que ele seria o diferencial pois o Galvão só faltou ir lá e levar o bonzão no colo. Com chuva esperei mais do alemão. Poderia ter feito a pole, não o fez e também não fez nada na corrida até quebrar. Rosberg ao contrário fez uma ótima corrida terminando no podium. Em outras palavras. Decepcionou. A próxima corrida será no rápido circuito da China. Ate lá.

Jogos – Mod Porsche 911GT1 para GTR2


Para quem gosta de Porsche esta é para você. O usuário Aleksssk lançou um ótimo mod do maravilhoso Porsche 911GT1 de 1998 em uma época que dava gosto de ver carros na classe GT1. Modelos como o Porsche, Mercedes CLK-LM, Nissan R390 e McLarem F1GTR eram superiores aos protótipos. Voce pode baixar o modo no site nogripracing mediante cadastro. Abaixo o link

Dois vídeos desde fantástico carro. O primeiro é um Porsche literalmente voando em Road Atlanta, e o segundo é a vitória do mesmo em 1998

F1 – Austrália – Análise.

 

E começa a temporada 2010 da F1 AGORA! Sim para mim e para todos o campeonato começou neste final de semana. Gostei da idéia da FIA de fazer uma prévia com a apresentação dos carros duas semanas atrás na Bahrein. Brincadeiras a parte a F1 se mostrou superior em todos os sentidos na prova australiana. Em competitividade, erros dos pilotos e acidentes. Claro que quem vai a uma corrida seja de qual categoria for quer ver é carro saindo da pista, batidas, belas disputas. Tivemos tudo isso em Melbourne. Coincidência ou não o circuito está a muitos anos no calendário da F1 já o do Bahrein…

A chuva foi o fator determinante? Foi em partes. A pista australiana tem algumas particularidades que junto com Montreal e a finada A1Ring tem. Curvas de raio maior do que 90º. Caso o piloto da frente erre o de traz consegue fazer alguma coisa para poder ultrapassar. Vimos muito isso na disputa entre Massa, Webber, Alonso e Hamilton. A troca de posição ali foi intensa e limpa. Adorei ver a rodada de Hamilton, com certeza ele percebeu que no carro da frente não tinha qualquer piloto. Alonso foi limpo e enganou o jovem britânico freando um pouco antes, perfeito. Uma pena que com as cagadas de Hamilton Webber também saiu prejudicado.

Porém prejudicado mesmo foi a RBR. Tinham tudo para fazer dobradinha, só que foram traídos por erros. Vettel mesmo devia procurar alguma ajuda espiritual para ver o que acontece com seu carro. Será que o motor do seu RBR era o mesmo que equipou o carro de Nelsinho ano passado? Só pode para ter azar assim só mesmo uma ajuda do nosso amigo dos muros.

Te cuida Hamilton rs

A chuva ajudou e muito foi o colega Janson Button. Mesmo não sendo muito fã da Mclarem gostei de ver ele ganhando de forma categoria e limpa. Teve sangue frio para trocar os pneus antes dos outros e braço para segurar o carro em uma pista de gelo. Assim ele bota mais pressão no bobinho do Hamilton e como ele adora errar quando está sob pressão podemos esperar mais espetáculos nas próximas provas. Com esse “mal olhado” que paira sobre a RBR penso que vamos ter novamente uma bela disputa entre Ferrari e Mclarem.

O bom desempenho de Robert Kubica também vale a pena ser destacado. Correu com maestria e mereceu o segundo lugar mesmo com todas as limitações que seu carro tem. Nessas horas que conhecemos os verdadeiros pilotos e quem está ali para fazer número.


Massa vai dar trabalho para o Tri de Alonso

Os pilotos da Ferrari tiraram água de pedra nesta corrida. Alonso por ter rodado na largada e Massa por conta de mais um erro da Ferrari nos boxes. Sem dúvida a melhor dupla de pilotos. Massa segurando o carro com pneus ruins foi perfeito. Alonso vindo de último e passando todos também merece o destaque. Ponto para o brasileiro que em determinado momento da corrida tinha o carro mais lento que o do espanhol e não deixou ele se meter a bobo. Claro que a Ferrari não ia deixa os dois dividirem uma curva, só que a demonstração de talento de Massa já deixou claro para Alonso que nem tudo será um mar de rosas em uma disputa do título.

Rosas com espinhos é o que Bruno Senna e DiGrassi ganharam neste final de semana, não completando a prova. Meu medo é que o fraco desempenho desses carros acabe por manchar o bom trabalho que ambos fizeram em outras categorias. A FIA já devia ter aberto testes para estas equipes terem kilometragem suficiente para pelo menos estarem a 2 segundos dos primeiros colocados. Todas já falaram quem com a fase europeia tudo vai mudar. Espero que sim, pois ver o Galvão reclamando de duas classes de carros o tempo não se agüenta mais. Ele jamais poderia narrar uma corrida da LMS por exemplo.

 
Schumacher continua devendo este ano.

E Schumacher? Foi triste para não dizer cômico o desempenho do bonzão nesta prova. Ele tinha todos os ingredientes para fazer uma ótima apresentação e tirar vantagem da situação como fez Alonso. Pior ficou mais da metade da corrida tentando passar carros medianos, mais lentos e pilotos notoriamente inferiores. Triste muito triste o papel que ele está se prestando. No outro lado da flecha está Rosberg fazendo um ótimo trabalho e levando o carro até onde ele pode ir.
O alemão se tornou um figurante no meio de nomes sem tanto brilho. Ele poderia ser o homem a ser batido, um estímulo para tantos pilotos novos que viram ele correr e ganhar de forma brilhante algumas corridas eu falei “algumas”. É cedo para dar um veredicto sobre o desempenho dele. Qualidades ele tem e já provou com todos os recordes possíveis. Uma coisa que tenho notado é que aquele “medo” que os outros pilotos tinham dele não existe mais. Schumacher está se comportando como um piloto como outro qualquer.

A Mercedes não tem carro para ganhar corrida AINDA, mas tem carro para não chegar nas últimas posições e principalmente dois pilotos competentes… se bem que até agora só 1 foi. Bom trabalho fez a Force Índia com o sétimo lugar de Liuzzi para uma equipe que sempre estava acostumada a ficar nas últimas posições prova após prova vem se destacando. Quero ver o desempenho deles em circuitos mais rápidos. Mérito do motor Mercedes. Também queria destacar o novo modelo de carro de segurança da Mercedes o SL300. Como é lindo, melhor mesmo se fosse um Audi R8.

  
Belo carro
O vídeo do final de semana fica por conta da barbeiragem do Hamilton em cima do Alonso. Vale a pena rever muitas vezes.

A próxima corrida será no próximo final de semana em Sepang. Com duas belas retas vamos ver como irão se comportar os carros. Até lá

F1 – Vídeo Imola 1963

O vídeo abaixo mostra o circuito em Imola em 1963. Gostei do vídeo pois podemos vir Jin Clark em ação, e por eu não fazer idéia de como era a pista naqueles tempos. Infelizmente ela não nos traz boas recordações. Final de semana tem o grande premio da Austrália. Para mim o campeonato começa agora em uma pista que sempre nos brindou com boas disputas. É esperar para ver. Ah quem venceu esta prova foi Clark.

BTCC – Apresentação dos pilotos 2010


O BTCC campeonato de turismo britânico teve a lista de pilotos divulgada hoje. Para 2010 o campeonato terá a denominação Dunlop 2010 MSA Britsh Touring car. Com 7 fabricantes e 9 modelos de carro a novidade é a entrada da Chevrolet e Honda. Estarão competindo 23 pilotos. A primeira prova está marcada para 4 de Abril em Thuxton.

Silverline Chevrolet
Chevrolet Cruze
2 Jason Plato
20 Alex MacDowall
Team Honda, Honda Civic
4 Matt Neal
52 Gordon Shedden
Airwaves BMW, BMW 320si
5 Mat Jackson
11 Steven Kane
West Surrey Racing, BMW 320si
6 Robert Collard
44 Andy Neate
Team Aon, Ford Focus LPG
21 Tom Onslow-Cole
23 Tom Chilton
Special Tuning UK, SEAT Leon
22 Tom Boardman
Boulevard Team Racing, Vauxhall Astra Coupe
27 Martin Johnson
Sunshine/Techspeed, Honda Integra
28 John George
29 Paul O’Neill
Forster Motorsport, BMW 320si
30 Martin Depper
37 Arthur Forster
Central Racing Group, Honda Integra
43 Lea Wood
Pinkney Motorsport, Vauxhall Vectra NGTC
55 David Pinkney
Pirtek Racing, Vauxhall Vectra NGTC
77 Andrew Jordan
Triple Eight Race Engineering, Vauxhall Vectra
88 Sem pilotos                            
888 Sem piloto
TH Motorsport, Honda Civic 98 Matt Hamilton
AmD Milltek Racing, Volkswagen Golf
99 Shaun Hollamby

LMS – 8 Horas de Castellet – lista de Inscritos

E sai a lista com as equipes que irão disputar as 8 horas du Castellet. Um grid cheio ao contrário da categoria irmã norte-americana. Abaixo uma pequena análise classe por classe, com grande destaque para ex-pilotos de F1.

P1

A principal categoria cresceu em número e qualidade. Pode parecer pouco 8 carros mais a competitividade é grande. A disputa pela vitória com Audi e Peugeot, sem esquecer dos 2 Aston Martin. Destaque também para Oliver Panis, o sempre competente Allan McNish e é claro o grande Nigel Mansel, que mesmo não estando em um carro de ponta vai dar trabalho.
# Time Pilotos Carro
008 Signature Pluis – Lola Aston Martin Pierre Ragues / Franck Maileux
009 Aston Martin Racing – Lola Aston Martin Hartold Primat / Adrian Fernandez
4 Tem Oreca Matmut – Peugeot 908 HDi Nicolas Lapierre / Oliver Panis / Loic Duval
5 Beechdean Mansel Motorsport – Ginetta-Zytek Z09R Greg Mansel / Leo Mansel / Nigel Mansel
6 AIM Tem Oreca – Oreca 01 AIM Soheil Ayari
7 Audi Sport Team Joest – Audi R15 TDI Dindo Capello / Tom Kristensen / Allan McNish
12 Rebellion Racing – Lola B10/60 Rebellion Neel Jani / Nicolas Prost
13 Rebellion Racing – Lola B10/60 Rebellion Andrea Belicchi / Jean Christophhe Boulion / Guy Smith

P2

Na classe P2 nada menos do que 19 carros! um sinal de que pelo menos na Europa as coisas estão melhores e as equipes apostam em protótipos do que em GTs. A quantidade de modelos Oreca é o resultado do incentivo da ACO da inclusão de novas equipes a preços módicos. Temos o brasileiro Thomas Erdos com o Lola da RML. Erdos irá dividir o volante com Mike Neweton e Andi Wallace. Também vale a pena ficar de olho na equipe Racing Box com o mesmo Lola porem com motor Judd. 
# Equipe Piloto Carro
24 OAK Racing – Pescarolo Judd Jacques Nicolet / Mathieu Lahaye
25 RML – Lola B08/80 HPD Thomas Erdos / Mike Newton / Andi Wallace
27 Race Performance – Radical SR9 Judd Michel Frey / Ralph Meichtry
29 Racing Box – Lola B08/80 Judd Piergiuseppe Perazzini / Marco Cioci / Luca Pirri
30 Racing Box – Lola B08/80 Judd Ferdinando Geri / Andrea Piccini / Giacomo Piccini
35 OAK Racing – Pescarolo Judd Richard Hein / Guilaume Moreau
36 Pegasus Racing – Courage Oreca LC75 AER Julien Schell / Jean Christophe Metz / Frederic da Rocha
37 WR/Salini – WR Zytek Philippe Salini / Stéphane Salini / Tristan Gommedy
39 KSM – Lola B08/47 Judd Hideki Noda
40 Queifel ASM Team – Ginetta Zytek 09S Zytek Miguel Amaral / Oliver Pla
41 Team Bruichladdich – Zytek 07S Zytek Karin Ojjeh / Tim Greaves / Thor Ebbesvik
42 Strakka Racing – HPD ARX 01c Danny Watts / Nick Leventis / Jonny Kane
43 DAMS – Oreca FLM09 Alessandro Cicogani / Andrea Barlesi / Gary Chalandon
44 DAMS – Oreca FLM 09 Guilaume Bermond / Nelson Pantiatici
45 Boutsen Energy Racing – Oreca FLM 09 Dominik Kraihamer / Nicolas de Crem / Bernard Delhez
46 JMB Racing – Oreca FLM 09 Peter Kutemann / Maurice Basso
47 Hope PoleVision Racing – Oreca FLM 09 Steve Zacchia
48 Hope PoleVision Racing – Oreca FLM 09 Mathias Beche / Christophe Pillon
49 Applewood Seven – Oreca FLM 09 Damien Toulemonde / David Zollinger / Ross Zampatti


GT1

Vendo a enormidade de carros da classe GT1 vamos ter uma única disputa. Os dois Saleen irão correr sem muita motivação apenas para completar a prova e testar o carro para as 24H de Le Mans. Vamos aguardar para as próximas corridas se mais carros irão aparecer.
# Equipe Pilotos Carro
50 Larbre Competition – Saleen S7R Gabriele Gardel / Patrice Goueslard / Julien Canal
66 Atlas eFX Team Full Speed – Saleen S7R Carlo Van Dam


GT2

Como foi na ALMS a GT2 será a classe mais disputada. Jaime Melo vencedor das 12H de Sebring tem grandes chances de faturar mais essa. Ele e o parceiro Giamaria Bruni estão bem entrosadose serão um páreo duro. Ainda temos a AF Corse com suas 3 Ferraris e a estréia de Jean Alesi e Fischella, não sei como o desempenho destes dois mais Alesi e o Físico estão motivados nesta nova empreitada da carreira de ambos. Não podemos esquecer a estréia do BMW com Jorg Muller e Dirk Werner dois pilotos experientes. Muller que foi campeão do WTCC. Se for levar em conta os resultados do ano passado e deste da equipe irmã da ALMS os alemães podem surpreender. Claro que os atuais campeões da LMS da Felbermayr com seu Porsche são altamente favoritos.
# Equipe Pilotos Carro
75 ProSpeed Competition – Porsche 997 GT3 Marco Holzer / Richard Westbrook
76 IMSA Performance Matmut – Porsche 997 GT3 Raymond Narac / Patrick Pilet
77 Team Felbermayr Proton – Porsche 997 GT3 Marc Liel / Richard Lietz
78 BMW Team Schnitzer – BMW E92 M3 Jorg Muller / Dirk Werner
84 Modena Group Racing – Ferrari F430 GT2 Roman Rusinov / Stéphane Daoudi
85 Spyker Squadron – Spiker C8 Laviolette GT2R Peter Dumbreck / Jeroen Bleekemolen
88 Team Felbermayr Proton – Porsche 997 GT3 Martin Rigginger / Christian Ried
89 Hankook Team Farnbacher – Ferrari F430 GT2 Doninik Ferbacher / Allan Simonsen
90 CRS Racing – Ferrari F430 GT2 Phil Quaife / Pierre Ehret / Pierre Kaffer  
91 CRS Racing – Ferrari F430 Gt2 Andrew Kirlaldy / Tim Mullen
92 JMW Motorsport – Aston MArtin Vantage GT2 Rob Bell / Darren Turner
94 AF Corse – Ferrari F430 GT2 Luís Compac / Matías Russo
95 AF Corse – Ferrari F430 GT2 Giancarlo Fisichella / Toni Vilander / Jean Alesi
96 AF Corse – Ferrari F430 Gt2 Jaime Melo / Gianmaria Bruni

LMS – Testes de Março em Sebring.

E começou os testes de inverno de Sebring. Como era esperado a grande estrela foi os primeiros kilometros do novo Audi R15TDI. Além da Audi participaram Peugeout, Corvette, Acura neste primeiro dia. Abaixo algumas imagens do novo carro. As modificações que foram feitas principalmente no bico do carro deixaram ele com um ar mais leve. A versão de 2009 parecia um muro dando a entender de ser um protótipo mais pesado do que realmente é. Gostei e espero que o carro tenha um bom desempenho este ano.

24H de Le Mans – Highcroft Racing na grande clássica!!!

A briga vai ser boa na P2

A equipe Highcroft Racing anunciou que irá disputar as 24H de Le Mans desde ano. O carro irá ser pilotado Marco Werner ex-Audi, o último campeão da corrida David Barbhan e Marino Franchitti. Para o estreante Marco Werner é uma nova experiência. “Se compararmos com a Audi, ele será para mim um mundo completamente diferente, por isso estou ansioso para dirigir o carro em Le Mans. Eu sei que o carro em Sebring  foi muito competitivo e é muito mais leve do que o Audi. Estou ansioso por ter que dirigir um carro mais ágil. Vai ser muito diferente em Le Mans. Sabemos que os LMP1 e LMP2 está em um mundo diferente, mas como em circuitos de Sebring, não há muita diferença do que isso. Estou muito orgulhoso de integrar a equipe de Le Mans e acho que temos uma grande chance de ganhar a classe LMP2”.

Para Dayton Duncan dono da equipe a aposta em escolher Werner foi uma boa escolha já que Simon Pagenaud estará pilotando o Peugeot na oportunidade. “Foi um prazer ver o capacete rosa de Marco em um carro verde. Nossa equipe vai a Le Mans pela primeira vez este ano, temos muitas coisas para aprender”.

A Highcroft tem tudo para se dar bem em Le Mans. Este é o segundo P2 do fabricante japonês que irá correr na Europa, o outro que pertence a equipe Strakka não se saiu mau nos testes coletivos em Paul Ricard. Resta saber se o carro irá agüentar 24H e os temidos Porsches Spyder.

ALMS – 12 Horas de Sebring – Mega cobertura.

Desde a largada os Peugeot não tiveram adversários…
E finalmente começou. As 12H de Sebring, prova que abre a temporada americana da Le Mans Series e que ainda reflete a “crise” que assolou o automobilismo em 2009. Poucos carros e muito menos ação na pista. Faltou emoção e quem assistiu viu a Peugeot dominar sem dificuldades ou quebras. Era o esperado. O Carro 07 Pilotado por Gene, Wurz e Davidson todos ex F1, chegou a frente do segundo Peugeot de Pedro Lamy, Bourdais e Minassian. Porem a prova teve surpresas boas e claro ruins. Vamos começar pelas boas. O Lola da Drayson Racing foi um bom exemplo de time independente que pode incomodar os grandes. Posto que sempre foi do Carro Jon Field, mas que não conseguiu reconstruir o carro depois do grave acidente nos treinos. O Carro que teve como principal piloto Emanuele Pirro (ex-audi) fez um ótimo trabalho nas primeiras horas da corrida. Lutou de igual para igual com os Peugeot e Aston Martin e poderia ter ganho se a corrida tivesse sido menor e Pirro tivesse corrido o tempo todo. Este é o problema de equipes que correm com pilotos profissionais e amadores. Sempre o profissional compensa o amadorismo dos outros o que não ocorre quando o amado substitui o profissional. A equipe tem tudo para ter bons resultados e dividir com o Aston Martin os primeiros lugares nas provas seguintes.


Porsche volta a vencer com protótipos

Aston Martin que não teve um bom desempenho. Terminou em terceiro a três voltas dos dois carros franceses e foi bem menos combativo que o carro carro da Drayson Racing. Esperei mais desse carro ainda mais ele sendo campeão em 2009 da LMS. Também deve surpreender durante o campeonato. Com apenas cinco carros na classe P1 tudo foi fácil para a Peugeot. Na P2 com apenas três carros tudo indicava que a vitória ficaria com o Acura da Patron Racing do competente David Brabhan que tinha tudo para ganhar se não fosse problemas com o carro a poucas horas do fim. Assim a vitória ficou com o Porsche RS Spyder do trio Pickett, Gaf e Maassen.”Eu tenho que dizer que eu tentei ganhar aqui com o Spyder algumas vezes, mas desta vez foi bem-sucedida” festejou Maassen que já tinha ganhou 5 vezes em Sebring a primeira com um protótipo Gosto de Brabhan mais é ótimo ver um Porsche ganhando principalmente em um protótipo. Quem sabe com o novo regulamento de unificação da P1 e P2 a Penske volta para a ALMS. Em terceiro fico o Lola Mazda que decepcionou visto que veio de um bom desempenho em 2009 e apresentou apenas um carro até o momento.

 
Jaime Melo em uma corrida sem erros.

Entre os GTs o duelo esperado entre Ferrari, Porsche, BMW e Corvette aconteceu. A corrida se valeu por isso. A disputa foi forte e confirmou o bom momento que Jaime Melo está passando conquistando a vitória. Não foi algo fácil. Tanto os Porsches como as BMW estavam visivelmente mais rápidos, porém os erros dos adversários é que ajudaram e muito a vitória do brasileiro.
Começando bela batida entre os dois Corvettes nos boxes. Aquilo foi triste, uma total falta de planejamento e visão. Sorte também é tática de corrida. O brasileiro dividiu o volante da Ferrari com Bruni e Pierre Kaffer. Sendo esta a terceira vitória de Melo nas pistas o brasileiro salientou que tem uma equipe madura “A equipe é muito, muito boa. Com três pilotos que consistentes como Gimmi e Pierre, estaa é a maneira de ganhar este tipo de corrida. Os pneus Michelin são muito consistentes e trabalharam bem. A preparação do carro é a chave para esta corrida. Eu sei que o F430 tem muito a evoluir. Queremos coloca-ló nos livros de história”.


A experiência de Bouchout foi determinante para a sua vitória na LMPC 
Sobre a nova série a LMPC ainda é cedo para se dizer algo. Dos seis Orecas que largaram o melhor colocado foi o pilotado por Tucker, Bouchout e Wilkins. Que chegou 16 voltas a frente do segundo colocado. os outros teriam tudo para fazer um belo espetáculo se não fosse o amadorismo dos pilotos. Como já falei antes vamos esperar as próximas corridas. “No início o carro estava funcionando muito bem, mesmo depois do pequeno problema no warmup, um problema com o motor “, disse Bouchut. “Nós pensamos que talvez ele não iria funcionar como o esperado, mas mas os mecânicos fizeram um ótimo trabalho conseguimos a vitória”. Festeja. Para a ALMS os LMPC devem ter um desempenho menor do que os GTs o que para mim é ruin pois protótipo foi feito para ser mais rápido e fico estranho ver um GT dando luz alta pedindo passagem.


Os vencedores na GTC

A GTC também não teve grandes disputas e tudo ocorreu na maior tranqüilidade. Os três primeiros lugares foram da mesma equipe a Alex Job Racing.Os vencedores foram Juan Gonzalez, Buch Leitzinger e Leh Keen.   A iniciativa da ALMS de por essas novas classes foi válida e deveria ser seguida por outras categorias, só que deveria ter um preparo maior dos pilotos para evita erros grosseiros como um protótipo da LMPC rodar na volta de apresentação. São erros comuns em uma primeira corrida. Vamos aguardar.

O susto do final de semana foi o incendio da Ferrari da Extreme Sports que pegou fogo na reta oposta a poucas horas do fim. O carro era pilotado por Sott Sharp que também é dono da equipe. Felizmente ele saiu ileso.
Também não podia deixar de comentar uma notícia que o site enduranceinfo divulgou semana passada que é uma “sugestão” da FIA de por nos protótipos um “barbatana” de tubarão nos mesmos moldes dos carros de F1. A medida segundo a FIA é melhorar a segurança visto que os últimos acidentes os protótipos literalmente voaram e por sorte não mataram ninguém pois protótipos tem uma  tendência de “voar” em acidentes em velocidades elevadas. Se for só isso é uma medida louvável visto que a FIA não manda em nenhuma agulha da categoria. Meu medo e o medo de quem gosta de protótipos é que este seja um primeiro paço para começar a segurar a velocidade dos carros, já que em circuitos longos como SPA e Le Mans eles chegam facilmente a 330 Km/H. O medo da FIA é esses carros serem mais rápidos e tecnologicamente mais avançados do que os F1 que são a galinha dos ovos de ouro da entidade. Fato semelhante aconteceu no começo dos anos 90 com o termino do mundial de esportes protótipos em favor da F1. Temos que ficar de olho para a FIA não querer matar mais uma categoria.

A ACO aproveitou as 12H para revelar mais detalhes sobre a Le Mans Intercontinental Cup. Até o momento as três provas estão confirmadas em Silverstone (12 de Setembro), Petit Lemans (2 de Outubro) e a última prova na China no início de novembro sem dada definida. Como era de conhecimento apenas os protótipos da LMP1 estaria aptos a disputar a copa, porem a ACO tomou a decisão certa de expandir isso para as outras classes. A equipe que quiser participar terá que seguir alguns dos requisitos em todas as três corridas ou em cinco corridas com exceção das 24H de Le Mans. Para 2011 os Planos da ACO são de expandir para 6 corridas válidas para a copa.

Abaixo o resultado final da prova.

Resultado final em PDF.

1 . (1) Alexander Wurz, Marc Gene, Espanha; Anthony Davidson, Inglaterra; Peugeot 908 HDI FAP (1, P1), 367.
2. (2) Sebastien Bourdais, França, Nicolas Minassian, England; Pedro Lamy, Lisboa, Portugal; Peugeot 908 HDI FAP (2, P1), 367. 3. (3) Adrian Fernandez, Mexico; Stefan Mucke, Alemanha; Harold Primat, Suíça; Lola B09 60/Aston Martin (3, P1), 364.
4. (6) Greg Pickett, Alamo, CA; Klaus Graf, Germany; Sascha Maassen, Germany; Porsche RS Spyder (1, P2), 353. 5. (5) Simon Pagenaud, França; Marino Franchitti, Scotland; David Brabham, Australia; HPD ARX-01C (2, P2), 349.
6. (15) Jaime Melo, Brasil; Gianmaria Bruni, Italy; Pierre Kaffer, Alemanha; Ferrari GT 430 (1, GT2), 331. 7. (19) Dirk Werner, Germany; Bill Auberlen, Hermosa Beach, CA; Tom Milner, Leesburg, VA; BMW E92 M3 (2, GT2), 330.
8. (34) Dirk Mueller, Germany; Joey Hand, Sacramento, CA; Andy Priaulx, Alemanha, BMW E92 M3 (3, GT2), 330. 9. (13) Jorg Bergmeister, Alemanha; Patrick Long, Oak Park, CA; Marc Lieb, Germany; Porsche 911 GT3 RSR (4, GT2), 329.
10. (11) Christophe Bouchut, França; Mark Wilkins, Canadá; Scott Tucker; FLM09 Oreca (1, LMPC), 327. 11. (28) Seth Neiman, Burlingame, CA; Richard Lietz, Austria; Darren Law, Phoenix, AZ; Porsche 911 GT3 RSR (5, GT2), 325.
12. (4) Emanuele Pirro, Italy; Paul Drayson, Londres, Reino Unido; Jonny Cocker, UK; Lola B09 60/Judd (4, P1), 324. 13. (20) Guy Cosmo, Long Island, NY, João Barbosa, Portugal; Ed Brown, Las Vegas, NV; Ferrari GT 430 (6, GT2), 323.
14. (23) Nic Jonsson, da Suécia; Eric van de Poele, Bélgica; Tracy Krohn, Houston, TX; Ferrari GT 430 (7, GT2), 321. 15. (16) Jan Magnussen, Denmark; Johnny O `Connell, Flowery Branch, GA; Antonio Garcia, Espanha; Chevrolet Corvette ZR1 (8, GT2), 320.
16. (17) Oliver Gavin, England; Emmanuel Collard, França, Olivier Beretta, Monaco; Chevrolet Corvette ZR1 (9, GT2), 320. 17. 18. (22) Leh Keen, Dublin, GA; Juan Gonzalez, do México; Butch Leitzinger, State College, PA; Porsche 911 GT3 Cup (1, GTC), 308.
18. (25) Romeo Kapudija, Lincolnwood, IL; Jan-Dirk Lueders, Bill Sweedler, Westport, CT; Porsche 911 GT3 Cup (2, GTC), 305. 19. (24) Luis Diaz, Mexico; Patrick Kelly, Minnestrista, MN; Ricardo Gonzalez, México; Porsche 911 GT3 Cup (3, GTC), 304.
20. (7) Chris Dyson, Pleasant Valley, NY; Guy Smith, England; Andy Meyrick; Lola B09 86/Mazda (3, P2), 303. 21. (32) Robert Rodriguez, Zephyr Cove, NV; Galen Bieker, Burbank, CA; Cory Friedman; Porsche 911 GT3 Cup (4, GTC), 302.
22. (21) David Murry, Cumming, GA; Andrea Robertson, Ray, MI; David Robertson, Ray, MI; Design Doran Ford GT (10, GT2), 300. 23. (26) Shane Lewis, Jupiter, FL; Jerry Vento, Palm Beach, FL; Lawson Aschenbach, West Palm Beach, FL; Porsche 911 GT3 Cup (5, GTC), 299.
24. (29) Henri Richard, Los Altos Hills; Andy Lally, New York, NY; Duncan Ende, Los Angeles, CA; Porsche 911 GT3 Cup (6, GTC), 282. 25. (33) Andy Wallace, England; Tom Sutherland, Los Gatos, CA; JR Hildebrand; Oreca FLM09 (2, LMPC), 281.
26. (27) Andy Pilgrim, Del Ray Beach, FL; Brett Curtis, Valencia, CA; James Sofronas, Newport Beach, CA; Porsche 911 GT3 Cup (7, GTC), 280. 27. (18) Scott Sharp, Jupiter, Johannes van Overbeek, San Francisco, CA; Dominik Farnbacher, Alemanha; Ferrari GT 430 (11, GT2), 271.
28. (14) Wolf Henzler, Alemanha; Patrick Pilet, França; Bryan Sellers, Centerville, OH; Porsche 911 GT3 RSR (12, GT2), 255. 29. (30) Joel Feinberg, Ft.. Lauderdale, FL; Kyle Marcelli; Tom Weickardt, Whitefish Bay, WI; Oreca FLM09 (3, LMPC), 234.
30. (12) Mitch Pagery, Deerfield Beach, FL; Brian Wong, David Ducote; Oreca FLM09 (4, LMPC), 232. 31. (31) Paul Gentilozzi, Lansing, MI; Marc Goosens, Bélgica; Ryan Dalziel, Escócia; Jaguar XKRS (13, GT2), 11 de resfriamento.
32. (8) Bryan Willman, Kirkland, WA; Tony Burgess, Canada; Pierre Ehret, Santa Rosa, CA; Lola B06 10/AER (5, P1), 0, Excluída. 33. (9) Gunnar Jeannette, Palm Beach Gardens, FL; Elton Julian, Los Angeles, CA; Christian Zugel; Oreca FLM09 (6, LMPC), excluídos
34. (10) Ryan Hunter-Reay, Boca Raton, FL; Scott Tucker, James Gue, Atenas, GA; Oreca FLM09 (7, LMPC