Comprovado!!! 24 horas de Le Mans é o evento esportivo mais assistido do mundo.

 

Dizem que o futebol é o esporte mais popular do mundo… Se é eu não sei e acredito não ser o único que não vê graça no “comercio” e o que fazem em torno de tal.

A National Geographic divulgou uma lista dos 10 eventos mais vistos no mundo. Ao contrário do que nós brasileiros pensávamos Le Mans é o evento mais assistido, deixando até a badalada F1 para trás que nem na lista aparece. Abaixo a lista e o link que comprova o feito de Sarthe.

1º 24 Horas de Le Mans 
2º Jogos Olímpicos
3º Copa do mundo
4º Super Bowl – EUA
5º Finais da NBA
6º Master – EUA
7º Campeonato de Polo Aquático – Argentina
8º Wimbeldon – Inglaterra
9º World Series (Baseball) EUA
10º The Grand National (Torneiro de turfe) – Inglaterra.
 

Grupo C para Rfactor – Novo mod, novo Link

Demorou mais apareceu. Com o fim do megaupload vários mods se perderam no espaço, e com eles o Mod SportPrototypes LE 2.2, para mim o melhor mod do grupo C para Rfactor. Hoje em minhas garimpagens achei esta versão com os mesmos carros porém com uma física mais real e bem diferente entre os carros. Vale a pena baixar.

Carros do mod:
Jaguar XJR12
Lancia86
Mazda787b
Mercedes C9
Nissan
Porsche 956
Porsche 962

Mod – https://www.mediafire.com/download.php?8w3d7mf99hl4kil

Pacote de Sons – https://www.mediafire.com/download.php?vykowcocwjhfr3w

CORE Autosport revela pintura e pilotos.

 

A CORE Autosports revelou hoje as cores de seu Oreca FLM bem como pilotos. Atual campeã da classe FLM terá como pilotos Jon Bennett dono da equipe terá a companhia de Colin Braun. A novidade fica por conta de David  Martinez que competiu na Champ Car bem como Fórmula Atlantic.

O carro #6 será conduzido por três irmãos, Antônio, Lucas e Matt Downs. Os três competiram pelos campeonatos IMSA Cooper Tires e Lite Series. O trio conseguiu o título e contabilizou quatro vitórias e onze pódios em quatorze corridas. Além dos pilotos a Core contratou um novo engenheiro Gary Davies que tem experiência na A1GP, F3000 e F1. A equipe ainda anuncia que vai estar presente nos testes de inverno em Sebring.

Alfa Romeo SE048 o Alfa “secreto”.

 

Com o surgimento do novo campeonato de endurance este ano sempre vai ficar a dúvida nos torcedores da categoria se ele não terá o mesmo fim que deve o campeonato de Sport Protótipos no começo dos anos 90.

A história deste Alfa começa com o fim da equipe de F1 em 1985. Desde então o fabricante que passava por uma crise financeira estava empenhado em desenvolver motores para e equipe Ligier. A ideia era desenvolver o motor e em seguida tentar a sorte como equipe própria na F1.

Os poucos recursos foram todos empenhados no desenvolvimento do motor 4 cilindros 415/85T para equipe francesa e com isso voltar aos tempos áureos na F1. Mas as coisas começaram a não dar certo pois a FIAT já era dona da Ferrari e não queria uma briga interna o que representaria muito dinheiro jogado fora sem contar a crise que sempre rondou o maior fabricante de carros a Itália.

Somado isso foi as regras de motores turbo que foram suspensas para o campeonato de 1986 depois da Morte de Elio de Angelis o que levou a suspensão do contrato com a equipe Ligier. Assim a equipe ficou com material suficiente para tentar outras competições. Em 1987 a FIA decretou que os futuros protótipos do grupo C teriam que usar a mesma tecnologia empregada nos propulsores da F1. Assim a FIAT deu sinal verde para a construção do projeto e o desenvolvimento do V10 que a fábrica tinha disponível.

Assim nasceu o V1035 concebido por Pino d´Agostino que optou por um meio termo entre os pequenos V8 e os enormes V12. Assim nasceu o primeiro V10 da F1 moderna mas que nunca chegou a ser montado em um carro de F1. Sua construção empregou materiais como Alumínio e Silício e teve a parceria da Shell. Os pistões também usam o alumínio em sua construção e revestidos por Nikasil. Tinha 4 válvulas por cilindro e comando e válvulas variado. Seu angulo era de 72º. Pelas regras foram feitos 15 unidades com um deslocamento final de 3500 cilindradas.


Alfa 164 Procar outro que nunca  viu a cor de uma pista.

Os primeiros testes ocorreram ainda em 1986 no dia primeiro de Julho e tinha uma potencia inicial de 583 cv, sendo os últimos com aproximadamente 620 a 13.300 RPM com um torque de 39kgm e se mostrou durável pela potencia que apresentava.

Foi construído em 1988 o Alfa 164 Procar que competiria no campeonato de carros de produção (atual WTCC) e utilizava o V10. Foi feito em parceria com a Brabham e  apresentado no grande premio de Monza no mesmo Ano. O projeto nunca vingou e dele surgiu o Alfa 164 que chegou a ser importado para o Brasil no começo dos anos 90.


 Maquete feita para testes em túnel de vento

Como a FIAT acabou cancelado o programa da Alfa para a F1 bem como  o Procar a Alfa decidiu construir em segredo um protótipo para o Grupo C. Sob a supervisão de engenheiros tanto da Alfa quanto da divisão esportiva Abarth nasceu o Abarth SE048 que ficou popularmente conhecido como Alfa SE048. Seu desenho empregou o que tinha de mais moderno em termos de tecnologia aerodinâmica na época e gerava uma grande pressão aerodinâmica com a inclusão de chapas em baixo o carro bem como um eficiente extrator na parte traseira. Toda a carroceria foi feita em fibra de carbono saindo das tradicionais chapas de alumínio com rebites.  
Foi criado um modelo de poliéster para testes em túnel de vento . Os testes do pista foram em um Lancia LC2 comprado da antiga equipe Mussato que sofreu modificações para receber o novo motor. Seu chassi foi feito em monocoque de fibra de carbono o que é utilizado até hoje e seu sistema de freios era fornecido pela Brembo. Se cogitou a adoção de um V12 Ferrari no final dos anos 80 e que já não era utilizado pois o V10 original se mostrou frágil em testes de rodagem. Outro fator era o temor de que o motor Alfa fizesse mais “sucesso” do que os propulsores Ferrari.

Assim o projeto foi sendo desenvolvido até que em 1992 mesmo depois de avanços em um novo motor com gerenciamento eletrônico a FIAT cortou os investimentos do projeto e focou seus esforços na reestruturação da Ferrari na F1. Mesmo assim o carro foi apresentado a imprensa com um laboratório de futuros projetos do construtor. 

Com os altos custos do campeonato de Sport Protótipos já que adotaram os mesmos motores da F1 tudo se acabou em 1992 com a extinção do campeonato de protótipos que só no final dos anos 90, mas isso é outra história

A despedida do Peugeot 908 híbrido.

 

Despedidas são sempre doloridas. As vezes não entendemos o por que delas acontecerem. A razão talvez seja entendida anos depois mas agora é somente tristeza para quem acompanha o mundo do endurance. As fotos mostram a derradeira volta do Peugeot 908 híbrido que nunca chegou a competir, e talvez nunca irá dividir uma curva com seus adversários diretos neste ano o Toyota e Audi. A crise na Europa é apontada como a causadora dessa desistência. Se ano que vem veremos novamente esse 908 ou outro modelo não sabemos. Em seu volante estava Stephane Sarrazin que também perdeu seu posto de piloto da marca. A “volta” foi dada perto da sede do departamento esportivo da equipe em Satory perto de Paris.

 

StarWorks Motorsports a estreante.

 
Equipe que compete regularmente na Rolex a StarWorks Motorsports surprendeu a todos anunciano sua participação no mundial de endurance bem como nas 24 horas de Le Mans. A equipe que competiu este ano nas 24 horas de Daytona com Ryan Dalziel e Allan McNish. A equipe que tem o patrocino do governo da Venezuela irá alinhar um HPD-03b. Os pilotos confirmados são Ryan Dalziel e Enzo Potolocchio. O terceiro piloto será anunciado em breve.

30 Inscritos para o mundial de endurance.

Um campeonato mais enxuto. Assim podemos definir o primeiro mundial de endurance da FIA da nova geração. Com 30 carros o campeonato tenta resgatar a fase áurea do endurance que acabou de fora ridícula nos anos 90.

Na classe P1 9 carros estarão na disputa sendo 5 deles com envolvimento direto das fábricas. Talves este seja um campeonato aonde será possível termos vencedores movidos a gasolina, já que tanto Audi quanto Toyota estarão competindo com modelos híbridos. Acredito muito na Rebellion com seu motor Toyota bem como os dois HPD tanto da Strakka Racing quanto da JRM.

LMP1 : 9 carros
Audi Sport Team Joest (Audi R18 TDI Hybride) : Lotterer
Audi Sport Team Joest (Audi R18 TDI Hybride) : McNish
Toyota Racing : (Toyota TS030 Hybrid) : Wurz
OAK Racing (OAK-Pescarolo) : Moreau
Rebellion Racing (Lola-Toyota) : Prost
Rebellion Racing (Lola-Toyota) : Belicchi
JRM (HPD ARX-03a) : Brabham
Strakka Racing (HPD ARX-03a) : Leventis
Pescarolo Team (Pescarolo-Judd 03) : Collard

Na LMP2 9 carros também estarão no certame com boas e competentes equipe e novamente deve ser a classe de protótipos mais disputada. A equipe Gulf com seus dois Lola-Coupe bem como a Lotus com o mesmo chassi. Não podemos nunca esquecer as equipes que disputam com chassi Oreca e motor Nissan que é o caso da Pecom, Signatech e ADR Delta.

LMP2 : 9 carros
Pecom Racing (ORECA 03) : Perez Companc
Greaves Motorsport (Zytek-Nissan): Zugel
Signatech-Nissan (ORECA 03): Tresson
OAK Racing (Morgan LMP2) : Nicolet
ADR-Delta (ORECA 03): Martin
Starworks Motorsport (HPD ARX-03b) : Potolicchio
Gulf Racing Middle East (Lola B12/80): Giroix
Gulf Racing Middle East (Lola B12/80) : Fatien
Lotus (Lola-Coupe Lotus) : Holzer

Na GTE-PRO será uma disputa de 5 carros. Três Ferrari, um Porsche e um Aston Martin. Esperava mais equipes com equipamento Porsche se comparado a Le Mas.

GTE-Pro : 5 carros
AF Corse (Ferrari F458): Fisichella
AF Corse (Ferrari F458) : Bertolini
Proton Competition (Porsche 997 GT3-RSR): Lietz
Luxury Racing (Ferrari F458): Makowiecki
Aston Martin Racing (Aston Martin Vantage) : Mücke

Na GTE-AM 7 carros estarão na classe. Dois Corvettes, Dois Porsche e 3 Ferrari. Destaque para a Larbre Competition, e Felbermayr Racing.

GTE-Am : 7 carros

Larbre Compétition (Corvette C6.R): Bornhauser
Larbre Compétition (Corvette C6.R) : Bourret
Felbermayr-Proton (Porsche 997 GT3-RSR) : Ried
Krohn Racing (Ferrari F458)
JWA-Avila (Porsche 997 GT3-RSR) : Daniels
Luxury Racing (Ferrari F458) : Ehret
AF Corse (Ferrari F458) : Kaufmann