ALMS Petit Le Mans–Muscle Milk na frente nos treinos livres.

A seção de testes para Petit Le Mans 2012 teve algumas surpresas hoje. Com 42 carros na pista vamos ter uma bela disputa praticamente em todas as classes.

Na P1 A Muscle Milk já encontrou um rival a altura. O Lola da equipe Rebellion ficou a apenas 0.296 do tempo do HPD que fechou com 1:10.680. Em terceiro o Lola da equipe Dyson a 1.171 milésimos.

Na classe P2 a OAK Racing marcou o melhor tempo superando o HDP da equipe Level 5 em 0.144 milésimos. Já na classe GT a disputa foi acirrada entre as equipes Corvette e Flying Lizard prevalecendo o modelo america com 1:19.991.

A nota triste do dia é a batida do DeltaWing que mesmo assim marcou 1:13.414 ficando em 6º na classificação geral.


Abaixo o Spotter Guide da etapa.

Lola planeja honrar compromisso com equipes clientes.

Com o fechamento da Lola Cars várias equipes presentes nos campeonatos organizado pela ACO e o mundial de endurance ficaram com um enorme prejuízo visto que não poderiam obter peças de reposição nem comprar novos LMP.

Em comunicado emitido hoje a Lola Group Holdings que era proprietária da Lola Car solicitou a justiça a compra do estoque de peças e ferramental remanescentes para abastecer as equipes que possuem carros da montadora britânica. Assim novos carros poderiam ser feitos bem como peças. No comunicado ainda é informado que o grupo Lola está em conversa com outros fabricantes de protótipos para fazer uma parceria para fornecer suporte para as equipes. O nome deste parceiro ainda não foi divulgado.

ALMS Petit Le Mans–Testes livres com Dyson Racing na frente.

O dia de testes para a edição 2012 de Petit Le Mans contou com 18 carros na pista. Em sua segunda seção de tempos o melhor colocado entre os modelos P1 foi o #20 da equipe Dyson Racing com o tempo de 1:12.472. Em segundo o HPD da classe P2 da equipe Level 5 motorsports com 1:13.229.

O Delta Wing ficou com o 5º melhor tempo 1:13.227, lembrando que nem todos os carros chegaram a Road Atlanta. Abaixo os tempos completos.

Pacote de Sons para Toyota TS030 by Controlador1, aprenda como adicionar o carro no mod enduracers ou GRID.

Para quem estava com dificuldades com os sons do Toyota TS030 o usuário Controlador 1 lançou este pacote com atualizações. Basta colocar nas pastas correspondentes dentro do jogo.

https://www.multiupload.nl/YT60WQSXN3

E para aqueles que gostariam de ter o carro adicionado no mod enduracers ou grid mod abaixo um pequeno tutorial de como adicionar.

1º Copie a pasta Toyota_TS030 para a pasta P1 dentro do mod enduracers.

2º Edite os dois arquivos . GEN (Toyota_TS030 e Toyota_TS030_Spinner)

3º Digite exatamente o que vem abaixo

SearchPath=<TEAMDIR>..
SearchPath=<TEAMDIR>
SearchPath=<VEHDIR>
//—————————————-
MASFile=P1Toyota_TS030Toyota_TS030.mas
MASFile=cmaps.mas
//—————————————-

4º Para o carro aparecer nas classes e categorias do jogo edite o arquivo .VEH que se encontra na pasta TEAMS.

Classes=”EnduSeries ES_LM12 ES_P1″
Category=”Le Mans, 24 Heures du Mans 2012, P1″

Pronto! o carro deve aparecer nas listas do mod.

WEC Fuji–Toyota vence mais uma.

Corridas de endurance para muitos são lentas e decididas muitas vezes horas antes da bandeirada. Atualmente este conceito não é mais válido. Mesmo com três carros com chances reais de vitória a disputa foi emocionante.
A Toyota que corria em casa não encontrou adversários e mesmo com uma estratégia ousada de paradas (já que gastava mais do que os Audi) duplas sem a troca de pneus acabou superando os Audi em velocidade muitas vezes sacrificando e se arriscando já que os pneus chegavam praticamente na “lona”.
O circuito que é de propriedade da mesma sofreu alterações ao longo dos anos por conta da F1 mas manteve sua bela reta aonde se pode ver inúmeras ultrapassagens e a diferença absurda entre as classes. Também se notou que em velocidade final a Toyota está a frente da rival Audi.
Restou ao time Alemão assistir. O segundo colocado o #2 do trio Lotterer/Tréluyer e Fassler tentaram mas foram prejudicados pela parada nos boxes por conta do toque no Aston Martin da classe GT e logo em seguida terem que voltar ao box por conta de reparos no carro. O terceiro colocado o Audi de Mcnish e Kristensen esboçou uma reação nas primeiras voltas mas foi só. Acabou em terceiro papel mais do que obrigatório visto o carro que possuem.
O destaque entre os pilotos da Toyota sem dúvida foi Kazuki Nakajima que mostrou um ótimo entrosamento com o circuito e carro e fez voltas mágicas ampliando ainda mais a vantagem sob os Audi e faturando a melhor voltar da prova. Entre os P1 privados a vitória ficou com o Lola Rebellion #12 de Neel Jani e Nicolas Prost que faturaram o título da “classe”. Foram seguidos pelo HPD da equipe JRM e Strakka. O outro Rebellion chegou em 7º.
Entre os P2 a vitória ficou com o Nissan da equipe ADR Delta com John Martin e Tor Graves que foram soberanos. Em segundo o #44 HPd da equipe StarWorks e fechando o pódio O OAK da equipe OAK Racing. O título da classe ficou com a equipe StarWorks.
Na classe GTE-Pro uma bela surpresa para os fãs da Porsche com a vitória da equipe Ferbermayr-Proton. Foram seguidos pela Ferrari da AF-Corse e Aston Martin Racing que figurava como um dos postulantes a vencedor mas que foi traído pelo alto consumo de de combustível.
Entre os “amadores” da GTE-AM a Larbre Competition faturou a vitórias seguido pela Ferrari da equipe Krohn e Porsche da Ferbermayr-Proton. A próxima e última corrida acontece no dia 28.10 em Shanghai.
 
 
 

 

Regulamentos de 2014 começam a ganhar forma.

Em reunião em Fuji a ACO revelou mais detalhes do regulamento que entrará em vigor em 2014. A bandeira desta nova cartilha é manter a tradição do endurance sem se esquecer do futuro tecnológico.

A força dos LMP1 será limitada pelo fluxo de combustível, sem a necessidade de regulagens nos restritores de ar, pressão do turbo ou tamanho do motor. O fluxo de combustível será controlado instantaneamente.

A quantidade de combustível será ajustada conforme o sistema híbrido que a equipe ou fabricante deseja escolher. Qualquer novo tipo de tecnologia será aceita desde que possa ter sua potencia controlada e compatível com seu uso em carros de rua.

Para os construtores privados também terão um “poder” energético controlado, terão uma maior redução de peso para poderem lugar pelas primeiras posições. Também terão um plano orçamentário para evitar grandes custos.

Na classe LMP2 os modelos incluindo chassi + motor não podem exceder 440.000 Euros. O regulamento técnico deve ser congelado até 2015 visto que também serão aceitos motores diesel na classe a partir do ano que vem.

Já os GTS terão um futuro mais conturbado. É sabido que a ACO nem sonha em trazer os modelos GT3 para Sarthe mesmo este tendo bem mais modelos e campeonatos do que os GT2. Os planos tanto da FIA quanto ACO é criar uma nova classe GT única em conjunto com os fabricantes evitando maiores custos. O dedo podre da FIA esqueceu de dizer o que vai fazer com a grande quantidade de modelos GT3 atualmente disponíveis.

Mod Toyota TS030 para Rfactor by Dave

Para quem joga os mods de endurance sabe que para deixar o jogo mais atual o novo Toyota TS030 faz falta, fazia… O Alemão Dave criou do zero o mais novo adversário da Audi na luta pela vitória em Le Mans. O carro tem uma ótima física e faz frente aos modelos R18 e Peugeot 908. Abaixo mais imagens e link para download.

https://www.mediafire.com/?1cnpwipy362te20

Para 2013 todos os pilotos irão lutar por um titulo diz presidente da ACO.

Para a segunda edição do WEC todas as classes e pilotos estarão lutando por um título. O pedido feito por Pierre Fillon presidente da ACO foi aceito pelo conselho que da FIA que comanda o WEC.

“No próximo ano, todos os pilotos vão lutar para conquistar um título. Se as equipes e os fabricantes podem ser recompensados nesta temporada, não há um título disponível para os pilotos. A ACO propôs ao  Comissão Endurance da FIA , que recomendou para o Conselho Mundial de Automobilismo da FIA, para criar uma nova Copa do Mundo para pilotos da classe LMGTE PRO, LMP2 LMGTE-AM para 2013Revela Fillon.

1000km de Fuji 1999–Vitória Nissan R391.

O ano era 1999, o endurance voltava ao normal depois dos grid pífos de Le Mans dos outros anos. Para promover e estimular o endurance na Ásia a ACO em parceria com a JAF “Japan Automobile Federation” realizou os 1000km de Fuji que aconteceu no dia 7 de novembro de 1999. A idéia surgiu depois do sucesso que teve “Petit Le Mans” nos Estados Unidos em 1998.
A corrida que teve 23 carros inscritos teve modelos de peso como o McLaren F1, Dome BMW, Toyota TS020 e Nissan R391 que acabou ganhando a corrida com Érik Comas, Satoshi Motoyama (que competiu neste ano em Sarthe com o Delta Wing) e Masam Kageyama.

Por parte da ACO foram inscritos carros da classe LMP, LMGPT, GTS e GT. Por parte dos japoneses as classes GT500 e GT300. Em um primeiro momento se cogitou apenas carros homologados pela ACO porém como poucos se inscreveram e para o público ser mais participativo os carros da Super GT também foram chamados.  Quem ganhasse em cada classe teria um convite para as 24 horas de Le Mans de 2000.   



Logo da JLMS que teve apenas 2 anos de vida.

A corrida não foi um sucesso pois teve pouco interesse de equipes europeias e locais. Don Panoz e a IMSA tentaram fazer a APLMS (Ásia – Pacífico Le Mans Series) com eventos em toda a costa do pacífico. Esta ideia teve dois eventos um no ano 2000 na Austrália e outro na Malásia em 2001. Por conta dos custos logísticos este sonho de Panoz não acabou se concretizando e assim nascia a ALMS.

Com o passar dos anos a série voltou de forma tímida com a Asian LMS em 2006 foi criada a Japan Le Mans Challenge com poucos inscritos e que foi cancelada em 2007. Para 2013 um novo começo com mais provas e a esperança do endurance voltar com tudo em terras asiáticas. Abaixo um raro vídeo mostra como foi a prova além do resultado completo.

Posição.
Classe.
Equipe
Pilotos
Equipamento
Voltas.
1
LMP
Nissan Motorsports
Érik Comas
Nissan R391
228
Satoshi Motoyama
Masami Kageyama
Nissan VRH50A 5.0 L V8
2
LMGTP
Toyota Motorsport
Ukyo Katayama
Toyota TS020
227
Toyota Team Europe
Toshio Suzuki
Keiichi Tsuchiya
Toyota R36V 3.6 L Turbo V8
3
LMP
Team Goh
Hiroki Katou
Dome-BMW V12 LM
222
Dome Co. Ltd.
Juichi Wakisaka
BMW S70 6.0 L V12
4
GT500
Matsumoto-Kiyoshi
Pierre-Henri Raphanel
Toyota Supra
211
Shinichi Yamaji
Takeshi Tsuchiya
Toyota 3S-GTE 2.1 L Turbo I4
5
GT500
Team Le Mans
Hideki Noda
Toyota Supra
209
Wayne Gardner
Toyota 3S-GTE 2.1 L Turbo I4
6
GT500
One Toyota Team Cerumo
Takayuki Kinoshita
Toyota Supra
208
Masahiko Kondo
Hironori Takeuchi
Toyota 3S-GTE 2.1 L Turbo I4
7
GTS
Team Goh
Seiji Ara
Chrysler Viper GTS-R
203
Chamberlain Engineering
Hideki Okada
Chrysler 8.0 L V10
8
GT500
Endless Sports
Takao Wada
Nissan Skyline GT-R
200
Mitsuhiro Kinoshita
Yasushi Kikuchi
Nissan RB26DETT 2.8 L Turbo I6
9
GTS
Freisinger Motorsport
Ernst Palmberger
Porsche 911 GT2
198
Yukihiro Hane
Porsche 3.6 L Turbo Flat-6
10
GT
Team Taisan Advan
Hideshi Matsuda
Porsche 911 GT3-R
197
Dominik Schwager
Porsche 3.6 L Flat-6
11
GTS
Proton Competition
Gerold Ried
Porsche 911 GT2
185
Christian Ried
Manfred Jurasz
Porsche 3.6 L Turbo Flat-6
12
GTS
Freisinger Motorsport
Wolfgang Kaufmann
Porsche 911 GT2
180
Bob Wollek
Porsche 3.6 L Turbo Flat-6
13
GT300
910 Racing
Masamitsu Ishihara
Porsche 911 3.8 RSR
178
Keiichi Takahashi
Tomohiko Sunako
Porsche 3.8 L Flat-6
14
GT
Roock Sport System Japan
Manabu Orido
Porsche 911 3.8 RSR
176
Takashi Suzuki
Tomiko Yoshikawa
Porsche 3.8 L Flat-6
15
GT
Freisinger Motorsport
Katsunori Iketani
Porsche 911 GT2
167
Hiroyuki Nodi
Porsche 3.6 L Turbo Flat-6
16
GT300
Team Gaikokuya
Yoshimi Ishibashi
Porsche 911 GT2
157
NC
Patrick van Schoote
Jun Harada
Porsche 3.6 L Turbo Flat-6
17
GT
Team Taisan Advan
Eiichi Tajima
Porsche 911 3.8 RSR
155
NC
Hiroaki Suga
Morio Nitta
Porsche 3.8 L Flat-6
18
GT500
Tomei Sport
Kazuyuki Nishizawa
Porsche 911 3.8 RSR
115
NC
Takuya Kurosawa
Peter Dumbreck
Porsche 3.8 L Flat-6
19
LMP
Autoexe Motorsports
Yojiro Terada
Autoexe LMP99
158
DNF
Keichi Satou
Franck Fréon
Ford (Roush) 6.0 L V8
20
LMGTP
Hitotsuyama Racing
Akira Iida
McLaren F1 GTR
147
DNF
Yasushi Hitotsuyama
Mikio Hitotsuyama
BMW S70 6.0 L V12
21
GTS
Ability Motorsports
Hidehiko Asou
Porsche 911 GT2
74
DNF
Yasutaka Hinoi
Atsushi Yogou
Porsche 3.6 L Turbo Flat-6
22
GTS
Chamberlain Engineering
Vincent Vosse
Chrysler Viper GTS-R
40
DNF
Xavier Pompidou
Chrysler 8.0 L V10
23
GTS
Roock Racing System Japan
Hisashi Wada
Porsche 911 GT2
40
DNF
Stéphane Ortelli
Porsche 3.6 L Turbo Flat-6