Revelada atualização do mod Enduracers para Rfactor.

A equipe Enduracers revelou as atualizações que estão inclusas na versão SP2.1 do popular mod para Rfactor. A relação abaixo informa que terão melhorias na física e pneus de todos os carros. Não foi divulgado se nesta atualização teremos algum carro novo.

* Física – Melhorias nos pneus modelos do mod, versões: v1, SP1 e SP2.
* Física – Optimização de pneus do tipo Super Macio (para qualificação).
* Física – Desempenho dos carros ajustados(consumo de combustível, tanque de combustível e desgaste de pneus) para a LMP1 a gasolina e carros a diesel.
* Física – Ajuste sobre a inércia e as performances aerodinâmicas de todos os carros, para atender a melhoria dos pneus.
* Sons – Atualização de todos em todos carros para corrigir o problema do volume de sons do carro oponente (volume do oponente ajustado a 50% a 100% na configuração do jogo).
* Sons – Atualização dos carros LMP (som ambiente).
* Sons – Atualização dos sons para a Ferrari F430 GT2.
* Sons – Atualização dos sons do Lamborghini GT1.
* Sons – Atualização dos sons do Oreca FLM09 LMPC.
* Gráficos – Adicionado todos os skins reais do Oreca FLM09 provenientes da temporada 2012 do campeonato ALMS, e o a pintura da equipe Green Earth da ALMS 2010.

WEC São Paulo–Aston Martin define pilotos.

A equipe Aston Martin definiu os pilotos e carros para a próxima etapa do WEC em Interlagos. Ao todo serão 5 Aston Vantage GTE que vão estar competindo em São Paulo. Abaixo a lista. O piloto Kurt Thiim ocupa o lugar de Allan Simonsen que morreu em Le Mans.

GTE Pro

Aston Martin Vantage 97: Darren Turner / Stefan Mücke

Aston Martin Vantage n º 98: Paul Dalla Lana / Pedro Lamy / Richie Stanaway

Aston Martin Vantage # 99: Bruno Senna / Rob Bell,

GTE Am

Aston Martin Vantage # 95: Christoffer Nugaard / Kristian Poulsen / Kurt Thiim

Aston Martin Vantage # 96 Jamie Salão Campbell-Walter/Stuart  

ALMS Road América–Vitória da HPD ofuscada pelo belo desempenho do Delta Wing. Bruno Junqueira vence na LMPC.

Os EUA ainda preservam uma característica que não se vê mais na Europa. A diversidade de circuitos. O campeonato da ALMS assim como o da Grand-Am são ricos em diversidade. Sejam pistas travadas como Lime Rock, ou seletivas com Sebring, ou rápidas como Road América que poderia estar presente em qualquer campeonato independentemente do tipo de carro, moto ou caminhão.

Bruno Junqueira vence na LMPC

A edição desde ano da ALMS foi bem disputada como nos outros anos. Se na classe P1 a vitória do HPD da dupla Lucas Luhr e Klaus Graf eram cartas marcadas a disputa na classe teve uma bela surpresa o Delta Wing. O carro #0 pilotado com maestria por Katherine Legge e Andy Meyrivck chegou a liderar por diversas vezes a prova e deu um trabalhinho para a dupla da Muscle Milk na hora das ultrapassagens. Por ser mais leve sumia nos trechos de reta, mas não foi páreo para a força do motor Honda do carro #6. Acabou em terceiro na classe e em 5º no geral. Já o #16 da equipe Dryson da dupla Tony Burgess e Chris McMurry deve um começo sofrível ainda com a pista molhada foi presa fácil para o Delta Wing e até para os LMP2. A equipe já anunciou que está totalmente focada na temporada 2014 e que apenas cumpre tabela. Ano passado a briga entre o #16 e #6 foi até os últimos metros culminando com a vitória do belo Lola.

Na “sorte” #551 vence na P2

Já na classe LMP2 que terminou na mesma volta do vencedor a disputa acirrada entre os carros das equipes Level 5 e Extreme Speed. O vencedor foi o #551 de Scott Tucker e Simon Pagenaud que teve uma bela dose de sorte nas últimas voltas já que o #01 de Scoot Sharp e Guy Cosmo deve que fazer uma parada apenas para reabastecimento e acabou sendo superado na saída dos boxes. Para ajudar o carro #551 uma batida envolvendo o Porsche #11 da equipe JDX Racing faltando menos de 10 minutos as últimas voltas foram dadas sob bandeira amarela. Fechando o pódio da classe o #552 também da Level 5 do trio Tucker, Gonzales e Franchitti.

A classe LMPC conseguiu uma bela proeza. O vencedor #9 da equipe RSR Racing do brasileiro Bruno Junqueira e Duncan Ende e o segundo colocado o #8 da BR1 Motorsports de Kyle Marcelli e Chris Cumming terminaram na frente dos LMP2 e Junqueira acabou conquistando o terceiro lugar geral. Prova de que pilotos profissionais mesmo com modelos mais lentos são mais imunes a barbeiragens do que os famosos “gentleman drivers”. A maior prova é o festival de rodadas que se viu na classe LMP2 e GTC.

Primeira vitória do Viper na ALMS

Entre os GT a disputada foi acirrada e a vitória (primeira da equipe desde que retornou ao endurance) foi do #91 da equipe SRT Motorsports de Marc Groossens e Dominick Farbacher. O #91 já tinha feito a pole ontem e na largada com a pista molhada acabou sendo tocado o que danificou o para choque traseiro. Mesmo assim superou o #93 também da SRT e os dois carros sumiram na frente do pelotão. Mérito e muito do motor V10. Mesmo perdendo tempo nos boxes para fazer reparos o #91 não teve grandes dificuldades em buscar a liderança e teria terminado muito à frente do segundo e terceiro colocados o #3 e #4 da Corvette Racing. O outro Viper acabou em 6º na classe. Os modelos Porsche acabaram em 4º com o #48 da equipe Paul Miller Racing e 5º com o #06 da Core Motorsport. A equipe BMW fez uma corrida discreta e terminou em 7º com o #55 e 8º com o #56.

Flying Lizard Vence na GTC

As disputas na classe GTC também foram intensas antes da bandeira amarela que “matou” o final da corrida. A vitória acabou com o Porsche #45 da Flying Lizard Motorsports de Nelson Canache Jr e Spencer Pumpelly. Em segundo o #22 da Alex Job Racing de Cooper MacNeil e Jeroen Bleekemolen. Fechando o pódio o #30 da equipe NGT Motorsport de Henrique Cisneros e Sean Edwards. Abaixo a classificação final.No final de semana também tivemos uma etapa da Grand-Am em Road América e foi a única oportunidade de vermos os carros das duas séries juntos o que em termos de desempenho pode se avaliar quem anda mais. O comitê que define as regras da USCR para a ano que vem já determinou (depois de muitas reclamações por parte das equipes com carros LMP2) que os DP terão que ter sua potência aumentada para se equipararem aos P2. A tabela abaixo é um comparativo dos dois treinos classificatórios aonde podemos ver que até os LMPC superam os carros da classe DP.

Resultado final. 

ALMS Road América–Muscle Milk na frente (De novo!)

Neste final de semana teremos mais uma etapa da ALMS no ótimo circuito de Road América. Os trabalhos já começaram a a pole ficou como de costume com o HPD #06 da equipe Muscle Milk com os pilotos Lucas Luhr e Klaus Graf. Com o tempo de 1:51.460 superou por mais de 2 segundos o #16 da equipe Dyson Racing da dupla Borgess e McMurry.

O melhor na classe P2 foi o #552 da equipe Level 5 Motorsports pelas mãos de Marino Franchitti  que conquistou sua quarta pole marcando 1:54.806. em segundo na classe #01 da equipe Extreme Speed. Entre os GT a pole ficou com o #93 Viper da equipe STR marcando 2:03.410. Esta é a segunda pole consecutiva da STR pelas mãos de Jonathan Bomarito.

Na classe LMPC Colin Braun conquistou sua quarta pole consecutiva e a quinta na temporada para a equipe Core Motorsport marcando 1:57.712. O brasileiro Bruno Junqueira com o #9 da equipe RSR Racing sai na segunda posição. Na classe GTC Spencer Pumpelly com o Porsche #45 da equipe Flying Lizard Motorsport marcou 2:11.931. Abaixo os tempos completos.

Classificação oficial ALMS Road América.

Porsche apresenta versão “EUA” do seu 911 GT3

A Porsche foi a primeira montadora a lançar um carro exclusivamente para o USR que terá sua largada ano que vem. Batizado de Porsche 911 GT América o carro é homologado para participar da classe GTD aonde os atuais GT3 da Rolex são aceitos além de modelos com especificação FIA GT3 e GX.

O modelo é equipado com um motor boxer de 6 cilindros e 4000 cm3, possui cambio de 6 marchas sequencial com mudanças no volante e acelerador eletrônico. Ele é baseado no 911 GT3 que compete na Porsche Supercup.

A carroceria tem partes tanto de aço quando de alumínio. Outra particularidade é uma abertura no teto para ser usado em caso de acidente por meio do sistema KED (dispositivo de desencarceramento Kendrick). Assim os socorristas podem retirar o piloto de forma a não prejudicar sua coluna vertebral. O sistema de freios também foi revisado com novas pinças de alumínio de seis pastilhas na frente e 4 atrás.

Uma nova asa traseira também foi incorporada bem como um novo difusor dianteiro. O carro tem preço de 269 mil Euros e os pedidos começam a serem entregues em Outubro.

Foto do dia–USR já está em Road Atlanta.

Neste final de semana a ALMS e a Grand-Am tem o seu primeiro e único ensaio antes do novo campeonato USR ano que vem. A etapa de Road América será um teste para pilotos, equipes e público que verá pela primeira vez LMP e DP na mesma pista. A foto “oficial” e o vídeo da preparação você confere aqui.

ACO altera mais uma vez equivalência entre modelos GT no WEC

Visando a próxima rodada do WEC em São Paulo a ACO novamente alterou o desempenhos dos modelos da classe GT o chamado BoP (Balanço de desempenho). Desta vez os carros atingidos foram o Aston Martin e o Porsche.

Os modelos tanto das classes GTE-PRO e GTE-AM tiveram uma redução de 0,3mm nos restritores do motor chegando a 28.6mm no Porsche e 28.3mm no Aston Martin. A Ferrari manteve o valor de 28.3 que segue inalterado desde o começo do campeonato. Levando em conta a geografia do traçado brasileiro os modelos Italianos vão levar uma ligeira vantagem.

Mais detalhes do programa 2014 da HPD

No começo de Julho o BONGASAT BLOGGER divulgou uma entrevista com Stephen Eriksen vice presidente da HPD sobre os rumos da montadora em 2014 quando o regulamento do endurance muda. Na época Erison comentou que os planos eram fornecer motores bem como chassis tanto para a classe LMP1 quanto LMP2. Hoje a assessoria de imprensa da marca divulgou a imagem do motor V6 baseado no propulsor usado na Indy.

O propulsor será um V6 Turbo 2,2l denominado HR22T com várias opções de recuperação de energia a gosto dos clientes. A Wirth Research vai continuar o desenvolvimento de novos LMP para ambas as classes.

Steve Eriksen ratifica os planos da marca. “Este é um novo programa para a HPD e nossas equipes de clientes no Campeonato Mundial de Endurance, Um novo motor e uma vasta gama de opções para recuperação de energia irá fornecer as equipas privadas sofisticação técnica de que necessitam para funcionar sob as novas regras da classe LMP1. O novo regulamento diz que se você é uma equipe privada, você não precisa ter sistemas de recuperação de energia ou pode optar por adicionar o sistema de recuperação de energia que melhor se adapte às suas necessidades. Isso permitirá que nossos clientes escolham o sistema de recuperação se adapta as suas necessidades,que vai de zero até 8 Mj.. O novo regulamento está mais consciente de tecnologias ambientais e isso incentiva a HPD a participar de várias perspectivas tecnológicas e de desenvolvimento e também como um incentivo aos nosso engenheiros. “

Foto: Assessoria de imprensa HPD.

ALMS Road América–33 carros na lista prévia.

A próxima etapa da ALMS em Road América um das mais esperadas do ano deve contar com um grid com 33 inscritos. A lista não é tão diferente das etapas anteriores.

Com 3 carros na classe LMP1 tendo o HPD da equipe Muscle Milk, o Lola da Dyson Racing e o Delta Wing. Na classe P2 os 4 HPD das equipes Level 5 e Extreme Speed em sua corrida particular. Na classe LMPC 7 modelos Oreca FLM09 e a participação confirmada do brasileiro Bruno Junqueira no #9 da equipe RSR Racing.

Entre os GT 11 carros são esperados. A Ferrari #62 da Risi Competizione que não correu em Mosport está confirmada. Na classe GTC 8 Porsche 911 GT3 também estão inscritos. Abaixo a lista completa.

Lista Completa Road América.