Porsche AG compra metade da Manthey-Racing

A Porsche anunciou por meio de nota que adquiriu 51% da Manthey-Racing, equipe pela qual o fabricante compete no mundial de endurance na classe GTE-PRO e no campeonato Alemão de GT. A Manthey é especializada na preparação de carros de corrida e de rua da Porsche.

Fundada por Olaf Manthey , em 1996 , a empresa está sediada em Meuspath , junto ao circuito de Nürburgring , e atualmente emprega 40 funcionários em tempo integral. Seus principais feitos no mundo do automobilismo incluem oito títulos na Porsche Supercup , cinco vitórias no “geral” nas 24 horas de Nürburgring, e duas nas 24 horas de Le Mans.

“Estou certo de que esta parceria nos coloca em uma posição ainda mais forte para enfrentar os desafios do WEC e estou ansioso para trabalhar mais de perto com Olaf Manthey“, explica Wolfgang Hatz , membro do Conselho Executivo Pesquisa e Desenvolvimento da Porsche AG.

Para Olaf a aquisição por parte da Porsche, representa uma nova fase na história da sua equipe. “Empenho e dedicação da Porsche representam o melhor incentivo para os nossos funcionários”, afirma Manthey . “Agora podemos ampliar o nosso conhecimento e experiência, principalmente com um grande fabricante ao nosso lado , podemos olhar para o futuro com grande confiança.” Finaliza

Corvette anuncia pilotos para 2014

A Covette Racing revelou hoje os integrantes e o seu programa de corridas de longa duração para 2014. Ao todo 8 pilotos estarão ao volante do novo Corvette C7.R que vem sendo testado a exaustão desde o meio deste ano.

Para o Tudor United SportsCar Championship, dois carros estarão disputando o campeonato em tempo integral na classe GTLM, para modelos elegíveis a participar das 24 horas de Le Mans. Jan Magnussen e Antônio Garcia irão dividir o carro #3, enquanto Oliver Gavin e Tommy Milner o #4. Para Le Mans as duas duplas terão o reforço de Robin Liddel e Ryan Briscoe, Para as 24 horas de Daytona, 12 horas de Sebring. Para Le Mans a equipe volta a contar com Jordan Taylor e Richard Westbrook, que estarão competindo pelas equipes Wayne Taylor Racing e Spirit of Daytona, respectivamente.

O britânico Liddel já competiu com o Camaro na classe GT da Rolex Sports Car Series pela equipe Stevenson Motorspors. Briscoe tem larga experiência em protótipos, e agora se aventura em carros GT, além de ser piloto titular da equipe Chip Ganassi na Fórmula Indy para o ano que vem

Os novatos irão testar o novo Corvette nos próximos dias, como preparação para Daytona que acontece entre os dias 3 e 5 de Janeiro. Para Mark Kent, diretor esportivo saúda as novas adições, que transformam a equipe em uma das favoritas ao título. “Acreditamos que essas equipes serão extremamente competitivas.  Esta é a chave para o sucesso no automobilismo, aonde a concorrência seja nos EUA ou em Le Mans será muito forte. Desejo as boas-vindas a Robin Liddell e Ryan Briscoe para o programa da Corvette Racing.” Completa.

Muscle Milk anuncia Oreca 03 para o Tudor United SportCar.

Atual campeã da ALMS na finada classe LMP1 a Muscle Milk Pickett Racing, revelou hoje (19) que vai competir no USCC com o novo Oreca 0, com motor Nissan na classe LMP2. Se especulava que o time manteria a parceria com a  HPD, no qual culminou em dois títulos da classe LMP1 na ALMS e soma 18 vitórias na série.

Além do Oreca 03, a equipe vai alinhar um Oreca FLM na classe LMPC, e se estuda a participação em algumas das classe GT do campeonato. Os pilotos confirmados serão Klaus Graf e Lucas Luhr. Para Greg Pickett dono da equipe a escolha pelo modelo vem do se histórico de vitórias na Europa:

“Este é um momento emocionante para Muscle Milk Pickett Racing. Depois de vencer as últimas temporadas da ALMS na classe LMP1, era importante para nós a escolher parceiros para a nossa nova aventura na categoria Protótipo do USCC. Assim seremos capazes de continuar nossa estrada de sucessos. Tanto, Lucas Luhr quanto Klaus Graf nos ajudaram na escolha do novo carro. Eles nos ajudaram a tomar essa importante decisão. Estou ansioso para ver o novo Oreca 03 motor Nissan. Hugues de Chaunac (presidente da Oreca) compartilha minha paixão por corridas nos Estados Unidos, e é uma coisa importante para nós. Quando você compartilha o mesmo objetivo, compromisso e paixão,” Finaliza.

Audi revela R18 e-tron Quattro 2014

A Audi revelou hoje (18) em Ingolstadt, Alemanha seu mais novo LMP que vai disputar as 24 horas de Le Mans e o Mundial de Endurance. O novo Audi R18 e-tron quattro, tem bastante semelhança visual com a versão 2013, porém é um carro totalmente novo. Um dos destaques é a iluminação a laser em substituição aos leds usados até então.

“Ao utilizar esta nova tecnologia de iluminação Audi está estabelecendo mais um marco em Le Mans”, disse o Dr. Ulrich Hackenberg, membro do Conselho de Administração para o Desenvolvimento Tecnológico da AUDI AG. “A luz do laser também vai abrir novas possibilidades para os nossos modelos de produção no futuro. Mais uma vez, a equipe de automobilismo da Audi acelera um novo desenvolvimento técnico para nossos clientes. “ Frisa.

Não são apenas as luzes o diferencial do novo R18, como explica Dr. Wolfgang Ullrich, chefe da Audi Sport. “O novo laser é apenas uma das inúmeras inovações técnicas caracterizadas por novo R18. Nós não vamos revelar muito além disto, nesta fase inicial, já que em 2014, estamos enfrentando uma competição muito difícil e um ano cheio de desafios para a Audi Sport.” Completa.

Ainda durante a cerimônia, se ratificou o compromisso de 3 R18 para as 24 horas e Le Mans, bem como o lançamento do programa da DTM, do R8 que compete nos diversos campeonatos GT3 ao redor do mundo. No DTM, a marca continuará a parceria de longa com as equipes Audi Sport Teams Abt Sportsline, Phoenix e Rosberg. Para a temporada de 2014, uma nova versão do Audi RS 5 DTM foi revelada para continuar na briga pelo título.

Entre os GTs, aonde competem equipes de clientes, a montadora prestará assistência a equipes que irão disputar as corridas de 24 horas de Daytona (EUA), Nürburgring (Alemanha) e Spa-Francorchamps (Bélgica). Para o mercado americano, em especial ao Tudor SportCar Championship, será oferecido uma versão específica do R8 LMS para competir na classe GTD.

Os nomes dos pilotos tanto do programa Le Mans, quanto DTM serão divulgados nos próximos dias.

Allan McNish vai deixar saudades!

Sabe quando perdemos alguém, mesmo sabendo que mais hora menos hora ela vai para o andar de cima? Mesmo tendo absoluta certeza que ela está pelas últimas nos causa total apavoro quando ela realmente vai.

Foi mais ou menos assim quando li que Allan McNish não vai competir no endurance ano que vem. Em um primeiro momento pensei que a Audi estaria demitindo um dos melhores pilotos (muitas vezes melhor do que Kristensen) mas a iniciativa partiu do próprio Allan. E com ele muito, mas muito do talento do trio do Audi #2 vai junto.

Não estou desmerecendo os títulos e todo o histórico de vitórias de Kristensen ou o talento de Loic Duval, mas a graça de ver o Audi #2 era o fato dele ter McNish. Um piloto experiente, que conseguia guiar com maestria até um carrinho de pipoca. Quem não lembra da peripécias quando competia na ALMS, ou quando começava as corridas e inventava ultrapassagens impossíveis nas voltas iniciais? Pois é quem viu, viu.

O Escocês que teve uma curta temporada na Toyota na sua época da F1 e foi descartado por não ser rápido o suficiente, encontrou no endurance o hábitat ideal para mostrar seu dotes. É de uma raça ímpar, Quem não lembra das voltas finais da etapa de Silverstone do WEC neste ano, aonde não se contentou com o segundo lugar e foi para cima dos companheiros de equipe do Audi #1? Na oportunidade falou que quando se está em um carro de corrida só uma coisa importa, vencer. A frase pode parecer piegas mas em temos de ordens de equipe, e jogos políticos que acaba segundo as regras é taxado de tolo.

Para dizer que nem tudo são flores temos o acidente em 2011 em Sarthe, e uma rodada em 2009 em Petit Le Mans quando liderava. Assim como Kristensen chegou a ser considerado ultrapassado, vide o sucesso dos companheiros em 2012, mas superou e superou com gosto.

Em uma curta nota no site da Audi o piloto fala do ótimo ano que teve. Eu pensei que era o momento perfeito para eu terminar minha carreira endurance.. Com os meus colegas de equipa Tom Kristensen e Loïc Duval, eu fiz a minha melhor temporada este ano. Tendo vencido as 24 Horas de Le Mans e o WEC, eu não posso esperar nada melhor do conseguimos este ano. Tive uma carreira fantástica, onde conheci e consegui todos os meus objetivos. Agora é me preparar para os novos desafios que estão diante de mim. Agora vou ter mais tempo para minha família. Mas vou continuar a fazer parte do mundo do automobilismo de várias maneiras, apesar de não ser piloto da Audi.

Abaixo estão descritos todos os títulos e vitórias que o piloto teve no Endurance.

· Foi o piloto que correu com todos os protótipos da Audi lançados até então, R8R, R8, R10TDI, R15TDI, R15+TDI, R18 TDI, R18 Ultra e R18 ultra e-tron Quatro.

· Possui 29 vitórias no endurance, 18 poles, 17 voltas mais rápidas, 3 títulos na ALMS (2000, 2006 e 2007).

· Campeão deste do WEC na classe LMP1.

· Possui 4 vitórias nas 12 horas de Sebring (2004, 2006, 2009 e 2012).

· Ganhou 3 24 horas de Le Mans (1998 com Porsche GT1, 2008 Audi R10TDI e 2013 Audi R18).

· Competiu em 16 GPs na F1 pela Toyota.

Porsche finaliza Line-up dos pilotos para o mundial de endurance e revela nome do novo LMP

Durante a “noite dos campeões” em Stuttgart na Alemanha, a Porsche revelou os pilotos faltantes, para o mundial de endurance e 24 horas de Le Mans de 2014, bem com o nome do seu mais novo LMP, 919 Hybrid.

Entre os pilotos Timo Berhard e Romains Dumas, foram os primeiros pilotos anunciados pela montadora ainda no meio do ano. Tanto Berhard quanto Dumas possuem vitórias nas principais corridas de longa duração do mundo como Nurburgring, Daytona, SPA, Sebring e Le Mans. Ainda durante este ano Neel Jani foi anunciado, Jani defendeu as cores da Rebellion Racing na atual temporada.

A maior contratação sem dúvida foi a do Australiano Mark Webber que não vinha tendo uma boa temporada na F1, e acabou sendo contratado por já ter competido no endurance pela equipe Mercedes, e por ser considerado entre especialistas um piloto técnico. “Para mim ainda é tudo um pouco estranho, mas especial. Estou absorvendo cada detalhe e já estou ansioso pelos próximos testes”, Completa.

Por último Brendon Hartley e Marc Lieb, se juntam a um time com um bom histórico de vitórias em corridas de longa duração. “Estou muito orgulhoso que a Porsche tenha me escolhido. Fiquei profundamente impressionado com a minha primeira aparição em Le Mans, mas competir com um LMP1 de uma marca emblemática como a Porsche é outra dimensão”, disse Brendon Hartley.

Já Marc Lieb é “cria” da marca Alemã desde o começo dos anos 2000, quando começou a vencer nas categorias escola da marca como a Porsche Junior. Venceu 5 corridas de 24 horas, 4 em Nurburgring e 1 em SPA. “Tenho a sorte de já ter celebrado vitórias com a Porsche em todo o mundo, mesmo na classe GT em Le Mans. As pessoas sempre perguntavam quando iríamos voltar a classe LMP1 e desde o projeto foi iniciado, eu só queria estar envolvido. Ir a Le Mans com a Porsche, e lutar pela vitória no geral é um sonho”

Os testes com o 919, continuam nas primeiras semanas de 2014.

Porsche encerra maratona de testes em 2013 com Mark Webber e revela detalhes da motorização do seu LMP

O Australiano Mark Webber terminou hoje no circuito de Algarve em Portugal a maratona de testes do LMP1 da Porsche. O construtor Alemão testou em pistas 2 LMP1. Na oportunidade o piloto se surpreendeu com a tecnologia embarcada.

” O meu primeiro dia neste projeto fascinante foi uma experiência intensa para mim. Eu gostaria de agradecer a Red Bull Racing por me dar a chance de se juntar ao projeto tão cedo . Este é um passo da maior importância para todos nós. Isso permitiu uma grande integração com a equipe mais rápida e contribuir para desenvolver ainda mais oLMP1. Temos um longo caminho a percorrer e que envolve um monte de trabalho duro”. Revela.

Os poucos detalhes técnicos divulgados dão conta que o motor utilizado pelo LMP será um V4 com cilindrada entre 1800 e 2000cc, além de dois motores elétricos como no Audi R18. Ainda segundo o site da autosprint da Itália. Tal arquitetura seria a mais indicada para sistema híbridos do que 4 cilindros em linha. Vale destacar que o atual regulamento da ACO não faz qualquer menção negativa ao tipo de motorização, mas sim sobre os sistemas de recuperação de energia.

Caso isto se confirme os motores elétricos do LMP serão mais potentes do que o a combustão. Se especula que a Audi tenha baixado a cilindrada do seu V6 e aumentado a potencia dos elétricos.

Já o sistema adotado pela Porsche é o de acumulo de energia em baterias e não de volante mecânico como o do 911 GT3 híbrido.

Fonte. Autosprint