Porsche encerra maratona de testes em 2013 com Mark Webber e revela detalhes da motorização do seu LMP

O Australiano Mark Webber terminou hoje no circuito de Algarve em Portugal a maratona de testes do LMP1 da Porsche. O construtor Alemão testou em pistas 2 LMP1. Na oportunidade o piloto se surpreendeu com a tecnologia embarcada.

” O meu primeiro dia neste projeto fascinante foi uma experiência intensa para mim. Eu gostaria de agradecer a Red Bull Racing por me dar a chance de se juntar ao projeto tão cedo . Este é um passo da maior importância para todos nós. Isso permitiu uma grande integração com a equipe mais rápida e contribuir para desenvolver ainda mais oLMP1. Temos um longo caminho a percorrer e que envolve um monte de trabalho duro”. Revela.

Os poucos detalhes técnicos divulgados dão conta que o motor utilizado pelo LMP será um V4 com cilindrada entre 1800 e 2000cc, além de dois motores elétricos como no Audi R18. Ainda segundo o site da autosprint da Itália. Tal arquitetura seria a mais indicada para sistema híbridos do que 4 cilindros em linha. Vale destacar que o atual regulamento da ACO não faz qualquer menção negativa ao tipo de motorização, mas sim sobre os sistemas de recuperação de energia.

Caso isto se confirme os motores elétricos do LMP serão mais potentes do que o a combustão. Se especula que a Audi tenha baixado a cilindrada do seu V6 e aumentado a potencia dos elétricos.

Já o sistema adotado pela Porsche é o de acumulo de energia em baterias e não de volante mecânico como o do 911 GT3 híbrido.

Fonte. Autosprint

Oreca 05 para 2015

A Oreca não para. Depois de anunciar a construção do Rebellion ONE para a equipe Rebellion Racing o tradicional fabricante de protótipos revelou hoje que está desenvolvendo um novo LMP2 para 2015 o Oreca 05.

O Oreca 03 é um grande sucesso comercial pelo número de equipes que compraram este chassis “ , disse Hugues de Chaunac diretor da Oreca. “O Oreca 05 vai marcar uma mudança radical se comparado ao carro existente, uma vez que será um carro fechado. Mas nossa pesquisa também trabalha para integrar soluções inovadoras e distinguir os conceitos que seguem a tendência atual. O Oreca 05 será o símbolo do nosso know-how tecnológico adquirido ao longo de 40 anos de desafios e múltiplas entradas nas 24 Horas de Le Mans com a maioria dos grandes fabricantes”. Ressalta.

Já o atual Oreca 03 terá uma atualização para o ano que vem batizado de Oreca 03R. O diretor técnico da equipe David Floury explica. “O Oreca 03 atingiu um nível maturidade, é confiável e eficiente, e com 10 vitórias em 2013, incluindo 6 no Campeonato Mundial de Endurance da FIA, além de muitas pole positions, ela provou as suas qualidades. 6 equipes diferentes também ganharam em 2013 “, disse David Floury. “O objetivo do Oreca 03-R é continuar o sucesso sobre esta base sólida”.

Atualmente 17 Oreca 03 foram fabricados e 30 LMPC. O Oreca 04 será o nome do futuro protótipo CN ainda em desenvolvimento.

OAK Racing e KCMG revelam planos para o ano que vem

A OAK Racing e a KCMG que neste final de semana brigaram pelo título da Asian LMS revelaram hoje seus planos para a temporada 2014 do endurance.

Baseada na França a OAK Racing um das mais estruturadas do grid, além de disputar o mundial de Endurance vai atacar nos Estados Unidos com uma temporada  no USCC. A equipe também vai ter mudanças na sua gestão. O chefe da equipe Sebastien Phillippe vai comandar a equipe ART Grand Prix que disputa a GP2 e será substituído por Phillippe Dumas e Serge Lapierre. O primeiro já atuou na equipe Hexis Racing que disputou a FIA GT ou segundo comandava a escola de pilotos Magny Cours.A equipe conquistou além do título da Asian LMS o mundial de Endurance na classe LMP2. Os pilotos serão anunciados em breve.

Estreante este ano no Endurance a KCMG, competiu em duas provas do WEC, Silverstone e Fuji e em uma temporada completa da Asian LMS. Venceu 2 provas e acabou como vice campeã.

O dono da equipe Paul Ip confirmou hoje ao site Sportcar365 suas intenções para o ano vindouro. A equipe pretende competir no WEC, Asian LMS e ELMS com seu OAK. A estrutura da equipe inclui ainda mono-postos.

“Achamos que WEC seria melhor escolha, por causa da categoria LMP2. É por isso que queremos [expandir] fora da Ásia. Basicamente, não há mais o que podemos fazer na Ásia! “

Com os anseios globais a equipe estuda a compra de novos chassis OAK, além de prioridade na aquisição de modelos usados. Para tal terá uma base avançada na Europa.

“Teremos de ter uma equipe com na Europa, especialmente para as três primeiras rodadas, com alguns mecânicos europeus”, disse Ip. “O restante da equipe virá da Ásia. Nós estamos olhando para dois locais, no momento, Reino Unido e Holanda. “

OAK Racing Vence em Sepang e fatura título.

O campeonato Asiático da ACO, o Asian LMS começou tímido. As incertezas sobre o grid e principalmente sobre a quantidade de carros davam como fracas as chances da série “vingar”. Desde a primeira etapa em Inje, conseguir um grid pomposo era algo difícil mas a série foi indo e fechou 2013 com um relativo sucesso e as perspectivas para 2024 são ótimas.

Neste final de semana em Sepang na Malásia a última etapa consagrou a OAK Racing, equipe Francesa que aceitou o desafio de montar uma base na Ásia para promover a série e é claro conseguir novos clientes para seus carros. A vitória do #24 pilotado por David Cheng e Ho-Pin Tung, em cima do #18 da equipe KCMG dos pilotos James Winslow e Tsugio Matsuda. Com o resultado o piloto da OAK David Cheng foi o campeão pelos pilotos. Diferente das outras etapas nesta, tivemos 3 LMP2. O #27 da Craft Racing, que também compete com GT, fez uma corrida mediana com os pilotos Richard Brandley, Jun Jin e Dan Polley.

Na classe GTC a vitória ficou com a Ferrari 458 GT3 da equipe Clearwater Racing do experiente piloto Toni Vilander em dupla com Mok Weng Sun. Mesmo com a vitória o título ficou com a AF Corse #77 que chegou em segundo com os pilotos Steve Wyatt, Michele Rugolo e Andrea Bertolini. Fechando os três primeiros o Aston Martin da equipe Craf Racing com Stefan Mucke e Keita Sawa. Tanto a AF Corse, quanto a Craf receberam convites para a classe GTE, para Le Mans 2014.

Já entre os GT da classe GTC a vitória ficou com a Ferrari #70 da Team Taisan Ken Endless. Em segundo e fechando a classe o Porsche 911 RSR da AAI- RSTRADA que enfrentou problemas desde os treinos livres. Finalizando o grid, a classe GTC-AM a vitória ficou com o Lamborghini Gallardo da Team Primemantle Aylezo. Abaixo o resultado completo.

3 horas de Sepang – Resultado final.

Foto do dia Audi R18 e-tron Spec 2014

Talvez até mais do que a Porsche , todos queriam ver como seria o novo LMP da Audi para a temporada 2014. Hoje e equipe revelou por meio da sua assessoria de imprensa a foto do R18 e-tron quattro.

O modelo deve iniciar hoje (08) uma bateria de testes em Sebring O carro começou a ser desenvolvido em 2012 quando começaram as conversas sobre o futuro regulamento que entra em vigor ano que vem.

Chegamos a uma etapa crucial neste projeto”, explica o chefe da Audi Motorsport Dr. Wolfgang Ullrich. “Depois de construir o primeiro protótipo, realizamos testes em várias pistas de. Esta nova etapa do projeto em Sebring é para a obtenção de alta quilometragem, coordenando os sistemas de acionamento híbrido altamente complexos e transformar todo o conjunto confiável. “

As especificações do carro serão anunciadas em breve.

Asian LMS com 5 etapas para 2014

Neste final de semana teremos a última etapa da Asian LMS em Sepang. O campeonato que começou tímido com apenas 4 etapas, vai para 2014 com novidades. A começar pelo calendário revela hoje (07) aonde teremos 5 etapas.

Além das novidades em termos de pista, as classes de carros também serão alteradas. A principal continua sendo a LMP2, A novidade fica por conta da classe CN para protótipos homologados pela FIA, já que em 2015 teremos os modelos LMP3.

Para as classes GT uma significativa mudança. Teremos uma classe única que comportará modelos GTE, GT3 e GT300. Uma equivalência será divulgada nos próximos meses. Teremos ainda a GT-AM uma classe mono-marca que neste final de semana compete com modelos Lamborghini, exclusiva para pilotos “amadores”. Os vencedores das classes LMP2 e GT terão convites para Le Mans.

Abaixo o calendário 2014.

Inje Autopia : 6 Julho

Fuji Speedway : 10 Agosto

Shanghai : 12 Outubro

Zhuhai : 26 Outubro

Sepang : 7 Dezembro

Asian LMS Sepang – KCMG marca pole

Com o tempo de 1:57.579 a equipe KCMG que compete com um Morgan-Nissan conquistou a pole para a última etapa do Asian LMS no circuito de Sepang na Malásia. Em segundo chegou o outro Morgan, desta vez da equipe OAK marcando 1:57.864.

Na classe GTE apenas a Ferrari da equipe Taisan Ken participou do treino classificatório ficando com o tempo de 2:08.241. na GTC , a Ferrari 458 da equipe Clearwater conquistou a pole com 2:05.572. Na GTC AM com apenas 4 Lamborghini Gallardo o melhor tempo ficou com a Primemantle Aylezo com 2:10.517. Abaixo os tempos completos.

3 horas de Sepang – Treino classificatório.