Chip Ganassi vence em Long Beach, de ponta a ponta

Sem grandes dificuldades a dupla Scott Pruett e Memo Rojas, venceram a terceira etapa do Tudor United SportCar Championship, em Long Beach, Califórnia. Esta é a segunda vitória do carro #01, que também venceu as 12 horas de Sebring.

O Ford EcoBoost/Riley, liderou 76 das 77 voltas previstas. Perdeu a liderança apenas durante a parada nos boxes para o Corvette #5 da Action Express Racing de João Barbosa e Christian Fittipaldi. Em segundo veio o Corvette #10 da Wayne Taylor Racing, dos irmãos Jordan e Rick Taylor, que chegaram a pressionar o carro vencedor, faltando poucas voltas para o fim da prova. A diferença chegou a míseros 0.759 segundos.

Para Pruett a vitória foi merecida. “Nosso trabalho é ir o mais rápido que puder, correr na frente e tentar ganhar corridas, ou no mínimo, fazer o pódio. A disputa com os carros LMP2 tem sido um grande desafio, porque os nossos carros, estão muito diferentes do que os do ano passado. O futuro não poderia ser mais brilhante.” Além da vitória de hoje Pruett venceu em Long Beach em 2008 e 1987.

Em terceiro o Corvette #5 da Action Express Racing, de João Barbosa e Christian Fittipaldi. O melhor LMP2 foi o Morgan Nissan #42 da equipe OAK Racing de Olivier Pla e Gustavo Yacaman. O HPD #1 da Extreme Speed Motorsports, de Ryan Dalziel e Scoot Sharp, que era uma das poucas equipes LMP2 em condições de brigar pela liderança, acabou ficando sem combustível na última volta, terminando na sexta posição.

A equipe Michael Shank Racing de Osvaldo Negri enfrentou problemas com o #60, e a acabou não completando a prova, porém antes de abandonar, Negri acabou batendo o recorde com volta mais rápida do circuito com 1:16.007.

Corvette vence a primeira com novo C7.R

Na classe GT Le Mans, o Corvette #3 de Jan Magnussen e Antonio Garcia, também venceram sem grandes dificuldades, já que abriram uma respeitável vantagem logo no início. A dupla já tinha conquistado a primeira pole do novo C7.R e hoje ratificou o bom desempenho do carro, terminando a 10 segundos de vantagem do segundo colocado o BMW #56 de Dirk Mueller e John Edwards.

Em terceiro o Corvette #4 de Tommy Milner e Olivier Gavin, que quase roubaram o segundo lugar da dupla da BMW.A equipe Porsche North América, que dominou as duas primeiras rodadas do TUSC, terminou em quarto e quinto, com o # 911 de Nick Tandy e Richard Lietz à frente do #912 de Patrick Long e Michael Christensen.

A Risi Competizione, conseguiu seu primeiro bom resultado da temporada, um oitavo lugar, apesar de uma rodada de Dane Cameron e uma parada não programada de fim de corrida, o Viper #93 abandonou pro problemas mecânicos.

Resultado final da corrida.

Chip Ganassi faz a pole em Long Beach pelas mãos de Scott Pruet

Se o traçado mais curto, era a esperança de vitória, para as equipes com protótipos LMP2, o trabalho será mais complicado. Com o tempo de 1:15:325, conquistado nos primeiros 15 minutos da seção classificatória, Scott Pruet levou o #01 para a primeira posição.

O treino, chegou a ser interrompido por conta de uma acidente como HPD #1 da equipe Extreme Speed, porém sem gravidade para o piloto Ryan Dalziel. Em segundo, outro Ford Riley, desta vez o #60 da equipe Michael Shank. O brasileiro Osvaldo Negri perdeu a primeira posição por uma diferença de 0,041 segundos, marcando 1:15.366. Esta foi à primeira pole de Pruett no TUSC.

Em terceiro o Corvette #5 da Action Express de Christian Fittipaldi e João Barbosa, com o tempo de 1:15.571. O melhor LMP2, vem na quarta colocação, sendo o #42 da OAK Racing com o tempo de 1:15.668.

Já na classe GTLM, o Corvette #3 pilotado por Jan Magnussen, ficou com o primeiro lugar, marcando 1:17.939. O tempo veio faltando 5 minutos para o término do treino. Em segundo e terceiro os BMW #55 e #56 com os tempos de 1:18.091 e 1:18.246, respectivamente.

O primeiro lugar, foi o primeiro grande resultado da Corvette, que estreou o C7.R, este ano durante as 24 horas de Daytona. A decepção por enquanto ficou com os Porsche #911 e #912 que enfrentaram problemas mecânicos, algo raro em se tratando do construtor Alemão. O #911 marcou apenas o sexto tempo, enquanto o #912 o sétimo.

Resultado do treino classificatório.

Thomas Erdos testará o Nissan Zeod RC

Thomas Erdos, desconhecido por vários brasileiros, nunca chegou a competir no “automobilismo” nacional. Fez sua carreira em carros esportes, em especial no Endurance.

Participou de 13 edições das 24 horas de Le Mans, e venceu por duas vezes na classe LMP2 (2005 e 2006) pela equipe Ray Mallock com um protótipos MG-Lola. Sua última participação foi em 2011 também pela RML, terminando em 4º, na classe LMP2

O brasileiro volta a grande clássica ao volante do Nissan Zeod RC, protótipo que vai competir pela “garagem 56”, destinado a modelos inovadores. O Zeod RC, é uma versão atualizada do DeltaWin que competiu na prova em 2011, e atualmente compete no TUSC nos EUA.

Erdos vai substituir Lucas Ordonez, já que o piloto terá compromissos com o a Super GT, na qual compete de forma integral, nos testes oficiais para a prova em primeiro de Junho.

“Tommy, obviamente, tem um histórico enorme de Le Mans e acrescenta sabor internacional para nossa formação”, disse Darren Cox, Chefe Global de Marca, Marketing e Vendas, NISMO. “Nós estaremos anunciando nosso terceiro piloto em breve, vamos conseguir alguém com experiência em Le Mans para ajudar a desenvolver o carro no dia do testes.” Disse

Até o momento apenas Lucas Ordonez e Wolfgang Reip, são os pilotos confirmados. A motorização do protótipo, vai além dos propulsores convencionais, que estarão presentes na prova. O carro é alimentado pelo motor denominado DIG-T R, com três cilindros, injeção direta e turbo, e entrega nada menos que 400 cv e 38,6 kgfm.

Pesando somente 40 kg, podendo ser erguido por uma pessoa comum, o motor tem relação de 10 cv/kg, um índice melhor que o da F1. Com apenas 40 cm de comprimento, 20 cm de largura e 50 cm de altura, o DIG-T R poderia ser colocado em qualquer carro da Nissan. Infelizmente, ele será usado em competição, mas quem sabe a japonesa libere sua venda para preparadores no futuro.

Scott Pruett lidera primeiro treino em Long Beach

Os trabalhos para a terceira rodada do TUSC em Long Beach começaram, e sem surpresas. O DP da equipe Chip Ganassi, pelas mãos de Scott Pruett, marcou o melhor tempo na primeira seção de treinos.

Com 1:16.441, superou o #60 da Michael Shank, pilotado por Oswaldo Negri, que marcou 1:16.681. Em terceiro o Corvette #5 da Action Express, conquistando 1:16.688.

O melhor LMP2 vem apenas na 6º posição. O Morgan da equipe OAK Racing, fez 1:17.382, seguido pelo HPD da equipe Extreme Speed com 1:17.413.

Na classe GTLM, o Corvette #4 pelas mãos de Olivier Gavin, fez 1:19.797, superando os dois carros da equipe BMW. O #55 marcou 1:19.824 e o #56 1:19.872.

Tempos da primeira seção livre.

Lotus T129 não compete em Silverstone por atrasos no projeto

O Lotus T129, novo LMP1, e que até agora não deu o ar da graça, vai continuar no anonimato. O carro até apareceu na lista dos testes oficiais em Paul Ricard, e para a primeira etapa em Silverstone. Porém atrasos acabaram por atrasar o andamento.

A Kodewa planejava instalar em seu carro um motor V8 baseado no propulsor usado pela Audi na DTM, como os planos não vingaram o escolhido foi um V6 bi turbo fornecido pela AER.

“Foi extremamente frustrante deixar o cronograma atrasar. Nós só foram notificados no final de dezembro que o fornecedor do motor, um V8 naturalmente aspirado, não poderia entregar a tempo “, disse o chefe do programa LMP da Lotus LMP, Boris Bermes ao site Sportcar365.com. “Nós rapidamente tomamos a decisão de trabalhar com a  AER com um turbo V6 e estamos muito felizes com a colaboração atual. Desde a mudança, temos trabalhado incansavelmente para garantir que o carro Lotus LMP esteja pronto o mais rápido possível “.

O carro deve estrear na segunda etapa do mundial em SPA. Os pilotos Thomas Holzer, James Rossiter e Christian Albers, estão confirmados.

Como pilotos profissionais, perder uma uma corrida nunca é bom, há sempre a tentação de tentar apressar o processo de desenvolvimento apenas para estar na pista”, acrescentou Bermes. “No entanto, nesta ocasião, decidimos ser cautelosos, e vamos realizar o primeiro shakedown na semana seguinte etapa de Silverstone antes da corrida em Spa. Temos uma grande equipe, e estou confiante de que este atraso não vai nos deter ainda mais.” Finalizou.

Patrick Dempsey aceito o desafio e compete na Porsche Supercup

Ausente da etapa de Long Beach, já que seu Porsche compete na classe GT Daytona, que não participa da prova, o ator Patrick Dempsey, anunciou nesta quinta-feira (10) sua participação na Porsche Supercup, campeonato promovido pela Porsche, e preliminar de algumas etapas do mundial de F1.

Dempsey vai estrear na etapa da Áustria, no belo traçado de Red Bull Ring, no dia 21 de Junho. O ator que é um dos embaixadores da marca em seu programa para equipes de cliente, estreando com um Porsche 911 GT3 na ALMS em 2013 com sua equipe a Dempsey Racing. Patrick, também competiu em Le Mans no mesmo ano.

Para um dos protagonistas da série Grey’s Anatomy, a expectativa é grande. “É uma enorme honra correr na Porsche Mobil 1 Supercup. Este é o lugar onde você compete com os melhores pilotos da marca do mundo “, diz Patrick Dempsey. “Eu normalmente enfrento provas de resistência. E é por isso que estou particularmente animado para competir em uma corrida de velocidade. Estou esperando para pegar dicas com vários pilotos.” Diz.

Novas regras de reaproveitamento de energia favorecem protótipos híbridos movidos a gasolina

Com a primeira rodada do Mundial de Endurance marcada para os dias 19 e 20 de Abril, no circuito de Silverstone, algum detalhes técnicos em relação à equivalência da classe LMP1-H, começam a ganhar corpo.

A direção do WEC aumentou o poder de recuperação de energia dos protótipos movidos a gasolina. Tanto o Porsche 919, quanto o Toyota TS040, terão uma maior liberação de energia por volta, além de ter a capacidade do tanque de combustível aumentada.

Já o Audi R18, teve uma redução em seu tanque de diesel, e também terá menos megajoules disponíveis por volta. Tanto Toyota, quando a Porsche tem seu sistema híbrido com um “poder de recuperação” de 6 megajoules, e poderão recuperar, até 4.02 por volta, e um fluxo de combustível de 89,5 km⁄h. Este valor é baseado na distancia de uma volta no circuito de Le Mans, e será usado nas etapas de Silverstone e SPA. Os tanques de combustível dos dois carros passaram de 66.9, para 68.3 litros.

Para o Audi, o caminho foi inverso. Teve uma redução de MJ por volta. O carro que utiliza um sistema de 2MJ vai poder recuperar 1.34 MJ e 80.2 kg⁄h. A capacidade do tanque também caiu de 54.8 para 54.3

Tais valores levam em conta os testes, que as equipes se submeteram em Março, no circuito de Paul Ricard. Assim como na F1, os times serão punidos se o fluxo de combustível superar os valores definidos para cada equipe.

Boletim técnico WEC

Etapa de 2008 da American Le Mans Series em Long Beach foi uma das mais emocionantes da história do circuito

Se hoje, a briga pela supremacia entre LMP2 e DP, domina o atual Tudor United SportCar Championship, em 2008 as coisas eram mais interessantes. Considerada por muitos como um dos melhores anos da história recente do endurance, seja pela participação integral da Audi, Porsche, Acura e Peugeot (está no ELMS, contra a Audi), a etapa de Long Beach que, acontece entre os dias 11 e 12 de Abril, também era a terceira corrida daquele ano.

De um lado a Audi, que competia sozinha na classe LMP1, com dois modelos R10, para os pilotos, Marco Werner e Lucas Luhr como #1, e Frank Biela e Emanuele Pirro como #2, enfrentava a força de uma imponente classe LMP2, aonde as equipes Penske com os temidos Porsche RS Spyder, (que marcaram a pole) e a Acura com seu ARX-01B, eram a pedra no sapato da equipe alemã.

O regulamento para 2008 aproximou ainda mais as duas classes, e em um traçado curto como o de Long Beach, a supremacia da Audi era evidente apenas na reta dos boxes, isto com uma pequena vantagem, por conta da maior potência dos motores V12 turbodiesel. Assim os protótipos Porsche e Acura tinham reais condições de lutar por uma vitória no geral.

Durante 1 hora e 40 minutos, os carros da Audi, foram literalmente caçados pelos Porsche e Acura, tanto que o vencedor da classe LMP2, o Acura da equipe Highcroft Racing, da dupla Scott Sharp e David Brabham, chegou a apenas 4 segundos do líder da prova, o Audi #1, depois de emocionantes 71 voltas. A pilotagem precisa de Brabham, quase deu a Acura (hoje HPD) a primeira vitória em casa, já que o centro de desenvolvimento da equipe é nos arredores de Long Beach.

Entre os GTs a classe GT1, hoje extinta, tinha apenas a equipe Corvette, em uma corrida solitária, já que usava a ALMS como preparação para as 24 horas de Le Mans. Mesmo tendo apenas a disputa interna, o #3 da dupla Johnny O’Connell e Jan Magnussen, superaram seus colegas do carro #4 Oliver Gavin e Olivier Beretta. Aquela foi a primeira vitória Johnny O’Connell na pista, desde 1980.

Porsche e Acura, lutando pela vitória.

Na classe GT2, a disputa entre Porsche e Ferrari, sempre foi um dos pontos altos de qualquer corrida. A vitória ficou com a Ferrari #71 da Tafel Racing, dos pilotos Domenik Farnbacher e Dirk Muller, é lembrada até hoje, já que a distância para o #45, Porsche da equipe Flying Lizard de Jorg Bergmeister e Wolf Henzler, foram de míseros 0,102 segundos. Dos 28 carros inscritos na prova, 26 a concluíram. Para a edição desde ano, serão 21 carros, em duas classes P e GTLM.

As corridas disputadas duraram até o final do campeonato. Com a recessão que assolou os EUA no final de 2008, várias equipes, acabaram se desligando da competição, ou fecharam suas portas. Com um plano de ação ambicioso, a direção da ALMS introduziu as classes GTC e PC e extinguiu a GT1.

As equipes Andretti-Green Racing, Autocon Motorsports, B-K Racing, Audi Sport, Corsa Motorsports, Farnbacher Loles Racing, Fernandez Racing, Highcroft Racing, Intersport Racing, LG Motorsports, Penske Racing, Primetime Race Group, PTG, Robertson Racing, Tafel Racing e VICI Racing, fecharam suas portas, ou direcionaram seus recursos para outras series.

Para a edição desde ano apenas três equipes, que competiram em 2008, estarão presentes. Rizi Competizione, Corvette Racing e Flying Lizard Motorsports.

Resultados da edição 2008 da prova: Treino e Corrida.

Lista de equipes confirmadas para Long Beach 2014

Honda revela primeiras imagens do seu novo Le Mans Prototype

Além do retorno para a F1, como fornecedora de motores da McLaren para 2015, a Honda não esqueceu do seu programa de Endurance. O fabricante Japonês que tem, uma forte presença no TUSC, nos Estados Unidos, revelou hoje (09), seu novo protótipo, previsto para estrear em 2015 na classe LMP2.

Atendendo as novas regras estipuladas pela ACO, o novo LMP2 é um cupê, e que se une a uma nova geração de protótipos, junto com o Dome S103, Lotus T128 e Ligier JS P2. Ainda em fase de projeto está o Oreca 05. Todos os modelos desenvolvidos pela Honda Performance Development, são construídos em conjunto com a Wirth Research.

Alimentado por um motor V6 bi-turbo de 2.8 litros, o carro deve ser entregue para os primeiros clientes no final deste ano. O modelo é elegível tanto no Mundial de Endurance, quanto no TUSC, European Le Mans Series e Asian Le Mans Series.

Para o vice-presidente da HPD, Steve Eriksen, toda a experiência, adquirida pela Honda no Endurance está empregada neste modelo: “Estamos muito animados com o novo HPD ARX-04b LMP2, combinando todos os nossos sucessos em corridas de carro esporte internacional, com as mais recentes normas para protótipos fechados”, disse.

Já para Nick Wirth, presidente da Wirth Research, o carro é um espelho tecnológico da empresa, e apresenta melhorias consideráveis se comparado aos atuais modelos. “Wirth Research se orgulha de sua história de criação de protótipos, de forma consistente, em parceria com a Honda Performance Development”, disse Wirth. “Usando nossas técnicas de projeto pioneiro em CFD, criamos o novo HPD ARX-04b LMP2 Coupe. Não é só um carro de corrida, estamos confiantes de que nossa abordagem revolucionária totalmente digital, vai garantir que, em 2015, os clientes irão se beneficiar do nosso.” Concluiu.

Para Benjamin Durand da SMP Racing “Quanto mais se tem, mais se quer ter”

Campeã, em sua primeira participação, no ELMS em 2013, na classe GTC, a equipe Russa SMP Racing, gostou do que viu. Tanto que para 2014, serão 6 carros, tanto no campeonato europeu, quanto no Mundial de endurance.

Para Benjamin Durand, diretor da equipe, os ótimos resultados, obtidos na classe GTC, em 2013, contribuíram para a expansão dos trabalhos da equipe para 2014. “Isto faz parte de um plano inicia de trabalho que tínhamos planejado. Os bons resultados do ano passado foram importantes. Fomos mesmo contatados pela Ferrari para passar da classe GTC para a GTE, além de fornecer um piloto para nos ajudar a progredir ainda mais nesta temporada. Isso faz parte das parcerias que nós desenvolvemos para este ano. Mas é também uma progressão lógica já que a equipe queria subir de categoria. De GTC para GTE”. Comenta.

A equipe vai contar com pilotos experientes, como Mika Salo, Olivier Beretta, Andrea Bertolnini, e Nicolas Minassian, que estarão reunidos entre os dias 18 e 20 de Abril, em Silvertone, tanto para a abertura do ELMS, quando do Mundial de Endurance, o que vai ser uma experiência, diferente para a equipe. “Para nós será um pouco complicado, em primeiro lugar porque se trata de um fim‐de‐semana no qual estaremos envolvidos nas duas provas, ELMS e WEC. Alguns dos nossos pilotos competem nos dois campeonatos. Por isso vai ser algo complexo. Isso dificulta a tarefa dos pilotos, mas também dos engenheiros, pois eles não terão o tempo que desejariam para trabalhar com os pilotos”. Finaliza.

Abaixo a relação completa de pilotos para cada carro, e campeonato

ELMS‐GTC

Ferrari F458 Italia GT3 nº57: Boris Rotenberg (RUS) / Mika Salo (FIN) / Maurizio Mediani (ITA)

Ferrari F458 Italia GT3 nº71: Kirill e Anton Ladygin (RUS) / Aleksey Basov (RUS)

Ferrari F458 Italia GT3 nº 73: Olivier Beretta (MCO) / Alexander Frolov (RUS) / David Markozov (RUS)

ELMS‐LMGTE:

Ferrari F458 Italia nº72: Andrea Bertolini (ITA) / Viktor Shaitar (RUS) / Sergey Zlobin (RUS)

FIA WEC – LMP2:

ORECA 03 Nissan nº27: Sergey Zlobin (RUS) / Nicolas Minassian (FRA) / Maurizio Mediani (ITA)

ORECA 03 Nissan nº37: Kirill e Anton Ladygin (RUS) / Viktor Shaitar (RUS)