ELMS Paul Ricard–New Blood vence na LMP2 e AF Corse na GTE

Quem acompanha o ELMS com certeza não pode achar o campeonato monótono. Sendo Paul Ricard a quarta etapa do certeme, fomos coroados com a vitória da equipe New Blood, a primeira do ano para a equipe do Morgan #43.

Com a vitória o campeonato tem quatro vencedores diferentes até aqui, o que embolou ainda mais a disputa pelo título. Porém a vitória não foi fácil. Christian Klien, último piloto a guiar o #43 assumiu a liderança com pouco mais de 1 hora para o termino da prova, superando o #48 da equipe Murphy Prototypes, que teve que fazer uma parada de punição por irregularidades no pitstop.

O trio Klien / Hirsch e Ragues chegou a pouco mais de 5 segundos do #36 da equipe Signatech Alpine de trio Chatin / Panciatici e Webb, isso depois de 4 horas e 125 voltas completadas. Com o resultado a Alpine aumento a liderança do campeonato, botando uma das mãos na taça.

Mesmo com a punição o #48 d Murphy Prototypes, chegou em terceiro, seguido pelo Zytek #38 da equipe Jota Sport, que liderou boa parte da corrida mas nas horas finais perdeu ritmo. Em quinto o outro Zytek da equipe Greaves Motorsport. Todos os 5 primeiros acabaram na mesma volta, confirmando a competitividade da classe.

Várias equipes da classe LMP2 tiveram problemas. Ainda na largada  o Zytek da equipe Greaves pilotado pelo menino de 16 anos Matt McMurry se envolveu em um toque, e não completou a primeira volta. Já o #46 o Ligier JS P2 da equipe TDS Racing abandonou por problemas na suspensão, e por problemas mecânicos o Morgan #29 da equipe Pegasus Racing.

Já na classe GTE, a vitória ficou com a Ferrari #55 da equipe AF Corse do trio Matt Griffin, Michele Rugolo e Duncan Cameron. Rugolo impôs um forte ritmo e superou a Ferrari #56 da AT Racing, que estava nas mãos de Pierre Kaffer no último turno. O resultado da classe poderia ter sido outro, já que o Porsche 911 RSR #86 da equipe Gulf Racing dominou boa parte da prova, mas não soube contar o avanço dos carros Ferrari que ficaram com as 5 primeiras posições da classe.

É da classe GTE a maior velocidade absoluta. Com 295.1 km/h o Porsche #76 da IMSA superou todos os seus adversários. Curiosamente o melhor LMP2, o Oreca 03 da equipe Alpine ficou com a 14º maior velocidade marcando 286.1 km/h pelas mãos de Oliver Webb.

Na classe GTC a SMP Racing conquistou sua segunda vitória consecutiva, porém ao contrário da prova anterior o primeiro lugar veio com o #73 de Olivier Beretta, David Markozov e Anton Ladygin. Em segundo a Ferrari #60 da equipe Formula Racing. Completando o pódio o McLaren #98 da equipe ART Grand Prix. A próxima e última etapa será entre os dias 18 e 19 de Outubro no circuito de Estoril em Portugal.

Classificação da prova.

Velocidades máximas obtidas.

Emerson Fittipaldi novamente na lista de pilotos da FIA?

Atualizada na última quinta (11), a lista de pilotos aptos a competir no Mundial de Endurance ou em qualquer um dos campeonatos organizados ou que tenham a ACO em sua organização causou surpresas quando apareceu o nome de Emerson Fittipaldi.

Classificado como piloto “bronze”, Fittipaldi poderia estar ensaiando um retorno as pistas de forma oficial. Procurando o piloto nem sua assessoria não comentaram o nome. Tal especulação se dá pelo fato de “Emmo” ser um dos promotores das 6 horas de São Paulo. Quem sabe não teremos uma surpresa em interlagos?

Lista de pilotos credenciados para competir no WEC.

IMSA também divulga BoP para COTA

Além do WEC a IMSA divulgou mudanças em seu ajuste de desempenho de três das 4 categorias presentes. Sendo esta a penúltima rodada do TUSC Em 2015 os ajustes devem vigorar também em Petit Le Mans.

Na classe P o HPD ARX-03B recebeu um restritor de ar 1,2 milímetros maior, porém ganhou 40kg de peso. Já o estreante Ligier JS P2 HPD terá configuração semelhante.

A mudança nos LMP2 se deve muito ao fato de não houver uma diferença absurda de desempenho, se comparada com os carros que irão disputar a WEC. Será inevitável uma comparação dos tempos das duas séries.

Para os DP nenhuma mudança nos motores ou em termos de potencia. Apenas uma redução de 6 litros na capacidade do tanque para os motores Ford EcoBoost. Já os HPD vão competir com 1 litro a mais de capacidade em seus tanques.

Os GTLM também irão sofrer mudanças. O Corvette C7.R líder do campeonato na classe terá 15 quilos a menos de peso mínimo, além de um restritor 0,3 mm maior. O BMW Z4 ganhou 25 quilos de peso e 0,4 mm de restrior a mais. A Ferrari F458 que venceu as últimas etaps vai competir com menos 0,3 mm em seus restritores.

Já na classe GT Daytona as reduções foram nos pesos. Porsche 911 (-10kg), Ferrari 458 (-10kg), BMZ Z4 (+25kg), Viper (25kg). Para Viper e Audi um restritor 2 mm maior.

A Ferrari também recebeu um ajuste de RPM, bem como a Porsche está autorizada a competir com um pacote aerodinâmico com 50 mm no spolier dianteiro e 25 mm no traseiro.

TUSC Austin – 51 carros na lista prévia.

A organização do TUSC revelou os participantes da rodada de Austin neste final de semana. Ao todo 51 carros são esperados nas 4 classes novamente reunidas.

Na classe P tem um carro a menos se comparado às outras etapas, visto que o HPD #1 da Extreme Speed optou por participar da rodada do WEC no Domingo. Além do carro da tequila o Delta Wing também não vai competir.

Boris Said é esperado para competir no Corvette DP #31 da Marsh Racing. Aléx Brundle volta com sua parceria com Gustavo Yacaman, no novo Ligier JS P2 #42, equipado com motor HPD.

Depois de ter pulado a etapa de Virgínia, já que tinha que competir na etapa de Sonoma da IndyCar Jack Hawksworth volta no #08 da RSR Racing ao lado de Chris Cumming. JDC/Miller Motorsports, volta ao campeonato com Stephen Simpson ao lado de Chris Miller.

Na equipe BAR1 vem com uma nova formação de pilotos sendo Tom Papadopolous e Johnny Mowlem.

Na classe GTLM a Porsche confirmou mais um carro o #910, que deve vir com as cores da Core Autosport.  Já na classe GTD o #30 da NGT Motorsports volta com seu Porsche 911 com Henrique Cisneros e Kuba Giermaziak.

Já o #71 da Park Place Motorsports, vai competir com Mike Vess e Mike Skeen. Já no segundo carro da equipe de #73 vão competir Kevin Estre e Patrick Lindsey. Já na equipe Flying Lizard Seth Neiman volta ao #35 e Bem Barker volta ao #81 da GB Autosport.

BoP para a etapa de Paul Ricard do ELMS divulgado

A ACO revelou nesta quarta (10), o ajuste de desempenho para as classes GT do ELMS que tem neste final de semana sua penúltima etapa em Paul Ricard.

Para a classe GTE o Porsche 911 RSR 997, com versões 2012 e 2013, terá uma adição de 20 kg em seus pesos mínimos (1210 e 1190 kg). Além do peso a versão 2012 terá sua altura da asa reduzida em 10 mm (25 a 15 mm).

O modelo 911 RSR 2014 que faz estreia neste final de semana terá um aumento de 5 kg em seu peso mínimo. Para o Aston Martn Vantage teve uma redução de 85 kg em seu peso mínimo na versão 2012 resultando em 1160 kg. Para a versão 2013 terão um peso mínimo final de 1165 kg. Os dois modelos terão aumento nos seus restritores de ar. A versão 2012 vai competir com 29,7 mm, enquanto a 2013 com 29,4 mm.

Já na classe GTC o Porsche 911 GT3R, também terá um aumento no valor dos seus restritores de ar. A versão 2013 (56 mm) e a 2014 (60 mm).

Porsche com três carros oficiais no TUSC em Austin

A Porsche North América vai competir em Auston com três Porsche 991 na classe GTLM. A medida vista buscar uma vantagem no campeonato de construtores no certame Americano.

Os pilotos serão os seguintes. No #910 estarão Fréderic Makowiecki e Patrick Pilet, já no #911 Jorg Bergmeister e Nick Tandy ao lado de Richard Lietz, que ainda depende de uma total recuperação depois do acidente em Virginia mês passado.

Michael Christensen e Patrick Long estarão no volante do #912. Para Hartmut Kristen a adição de mais um carro sugere uma forte concorrência em Austin. “A luta pelo título da classe GTLM, vai permanecer emocionante até o fim. Com um terceiro carros queremos manter nossas chances na luta pelo mundial de construtores.”

Tanto Tandy, Lietz, Bergmeister, Makowiecki e Pilet farão também a prova do WEC n mesmo final de semana.

Zytek muda de nome e passa a se chamar Gibson Technology

 

A Zytek Engeneering anunciou nesta quarta (10) que vai adotar um novo nome a partir de 1º de Outubro. A mudança se dá pelo fato de que Bill Gibson, atual proprietário da marca vendeu a empres para a Continental AG da Alemanha.

“Estamos muito animados com a nova marca da empresa, mas quero que todos os nossos clientes e fornecedores entendam que nós fizemos essas mudanças para esclarecer a nossa identidade após a separação do Grupo Zytek”, disse Gibson. “Podemos garantir-lhes que tudo o mais aqui permanecerá totalmente inalterado.Tenho a intenção de garantir que continuamos na vanguarda do mundo do automobilismo, em ambas as tecnologias atuais e novas “. Completou.

Atualmente a Gibson trabalha no projeto de um novo LMP2, que deve ganhar as pistas no final desde ano e começar a ser entregue as equipes em 2016.

ELMS Paul Ricard promete fortes emoções

No próximo final de semana teremos a quarta e penúltima etapa do ELMS em 2014 no tradicional circuito de Paul Ricard. Todas as 3 classes estão com seu campeões indefinidos, o que deve deixar a prova mais emocionante.

Na categoria principal, a LMP2, as três primeiras corridas do ano tiveram três vencedores diferentes, a Thiriet by TDS Racing em Silverstone, a JOTA Sport, em Imola e a Signatech Alpine no Red Bull Ring.

A liderança da classe é do Alpine A450b da Signatech Alpine lidera  com 50 pontos. Já a JOTA Sport, apesar da desistência em Silverstone, viu o triunfo em Imola, bem como as três pole‐position, ajudaram a manter uma pequena diferença de apenas 4 pontos para os líderes. Também muito regulares, os suíços da Race Performance ocupam o terceiro posto com 39 pontos, na frente dos franceses da Thiriet by TDS Racing,  que com o azar na Áustria não podem ser descartados já que possuem com 35 pontos somados. O Zytek Z11 SN #41 da Greaves Motorsport ocupa a quinta posição, com 32 pontos, Em sexto o Morgan da equipe NewBlood by Morand Racing  com 25 pontos. Completando os 10 primeiros vem o Oreca 03 da Sébastien Loeb Racing (24 pontos), o #28 de Greaves Motorsport (20), o Morgan Nissan #29 da Pegasus Racing (14) e o ORECA 03R da Murphy Motorsport.

Entre os “Pilotos LMP2”, Nelson Panciatici, Oliver Webb e Paul‐Loup Chatin contam com quatro pontos de avanço para os rivais da JOTA Sport (Filipe Albuquerque, Harry Tincknell e Simon Dolan). Franck Mailleux e Michel Frey (Race Performance) somam 39 pontos e estão em terceiros, seguidos de Ludovic Badey, Pierre Thiriet e Tristan Gommendy (35 pontos). A fechar o Top 6 estão as duplas Matt McMurry/Tom KimberSmith (32) e Gary Hirsch/Christian Klien (25).

Já entre os pilotos Nelson Panciatici, Oliver Webb e Paul‐Loup Chatin contam com quatro de vantagem sob os rivais da JOTA Sport (Filipe Albuquerque, Harry Tincknell e Simon Dolan). Franck Mailleux e Michel Frey (Race Performance) somam 39 pontos e estão em terceiros, seguidos de Ludovic Badey, Pierre Thiriet e Tristan Gommendy (35 pontos). Fechando o Top 6 estão as duplas Matt McMurry/Tom KimberSmith (32) e Gary Hirsch/Christian Klien (25).

Ferrari domina na LMGTE mas está tudo em aberto

A batalha na categoria LMGTE, transformada em um reino da Ferrari, promete ainda assim ser igualmente bem animada. Após as vitórias em Inglaterra e Áustria, o 458 Italia #55 da AF Corse ocupa a primeira posição com 56 pontos, mas tem apenas três pontos de vantagem para o segundo colocado o #72 da SMP Racing. Mais distante, a 16 pontos da liderança, está o 458 #66 da JMW Motorsport (40), dois pontos e meio na frente do #81 da Kessel Racing e quatro do #56 da AT Racing. O “estranho” é o Porsche #76 da  IMSA Performance Matmut, atualmente na sexta posição com 23 pontos.

Nos “Pilotos LMGTE”, vantagem para Duncan Cameron e Matt Griffin, com 56 pontos, mas o trio Andrea Bertolini, Sergey Zlobin e Viktor Shaitar vem perto com apenas 3 pontos de desvantagem(53). Solitário no terceiro posto está Michele Rugolo com 50 pontos, dez na frente da dupla Daniel McKenzie/George Richardson (40). O quinto lugar pertence a Matteo Cressoni e Thomas Kemenater com 37,5 pontos, com Alexander Talkanitsa Senior e Junior, bem como Pierre Kaffer, meio ponto atrás.

GTC igualmente indeciso

NA classe GTC a briga também será intensa. A liderança é da Ferrari F458 Itália #73 da SMP Racing com 54 pontos, sendo “dono” da maior vantagem entre todas as classes ‐ 11,5 pontos para os segundo o #60 60 da Formula Racing e 13 pontos para o terceiro, outra Ferrari #71 também da SMP. Mesmo sendo estreante em 2014, mas graças a grande regularidade nas três primeiras provas, o McLaren MP4 12C GT3 #99 da ART Grand Prix ocupa a quarta posição com 34 pontos. Com a vitória na única prova onde participou (Silverstone), o Team Ukraine ainda tem pontos suficientes (25) para o quinto lugar, na frente do outro McLaren da ART Grand Prix  #98, que soma 20 pontos.

Entre os pilotos da categoria GTC o trio Anton Ladygin/David Markosov/Olivier Beretta  lidera com 54 pontos, 11,5 a mais que Johnny Laursen e Mikkel Mac. Em terceiro estão Aleksey Basov, Kirill Ladygin e Luca Persiani com 41. Alex Brundle, Karim Ajlani e Ricardo Gonzalez totalizam 34 pontos, seguidos de Andrea Piccini, que apesar de só ter feito a corrida de Imola tem 26 pontos. Alessandro Pier Guidi, Andriy Kruglyk e Sergii Chukanov fecham o Top 6 com 25 pontos.

G-Drive também com o Ligier JS P2 em Austin

 

Além da OAK Racing que vai competir na rodada do TUSC com o Ligier JS P2, em Austin no mesmo final de semana do Mundial de Endurance, a G-Drive também vai alinhar seu Ligier no circuito americano.

A dupla do #26 Roman Rusinov e Olivier Pla com a ajuda de Julien Canal, venceram as duas primeiras etapas do Mundial em Silverstone e SPA com o competente Morgam LMP2.  Porém durante as 24 horas de Le Mans o carro acabou sofrendo um acidente.

Por intermédio da Onroak Automotive o novo Ligier vai fazer sua estreia em Austin. Olivier Pla, que ajudou no desenvolvimento do carro está confiante para a prova. “Depois da longa pausa no WEC eu mal posso esperar para estar em Austin, um circuito rápido e técnico”, disse ele. “Estamos determinados a buscar os pontos que perdemos em Le Mans.”

Porsche 991 RSR 2014 Skinpack by Rafael Cordeiro 182

Um dos carros mais presentes em qualquer tipo de corrida o Porsche 911, é sem dúvida um dos mais emblemáticos modelos da história do automobilismo. O modelo que completou 50 anos recebeu uma grande atualização em relação a geração 997. Assim a 911 fez sua estreia nas pista em 2013 e de cara venceu Le Mans.

Com uma forte concorrência tanto da Ferrari, quanto Aston Martin o fabricante alemão tenta vencer as provas tanto do WEC quanto do TUSC nos EUA. As skins aqui apresentada feito por Rafael Cordeiro são da edição 2014 das 24 horas de Le Mans e do modelo da equipe Falken Tire do TUSC.

Lembrando que os carros são compatíveis com o mod Endurace.

https://www.mediafire.com/download/jvjuz6405ls5sy3/Porsche_991_RSR+V2.0.rar