bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Os detalhes da temporada 2024/25 do Asian Le Mans Series

Com o término da IMSA nos EUA e do European Le Mans Series e Le Mans Cup na Europa, faltam apenas as 8 Horas do Bahrein, última etapa do WEC no dia 02 de Novembro, para fechar a temporada regular de endurance em 2024.  Para muitas equipes é um período de férias ou preparação para 2025.

Mas para as 45 equipes que disputarão a temporada 2024/25 do Asian Le Mans Series, o trabalho está começando. De acordo com a lista divulgada no último dia 08 de setembro, a temporada terá na classe GT3  28 carros, enquanto as divisões LMP2 e LMP3 permanecem inalteradas, com 11 e 6 carros inscritos, respectivamente.

Pistas seguem o padrão

Como acontece nos últimos anos, o calendário segue o formato de rodada dupla, em três circuitos que podem torcer o nariz de quem não é fá do projetista dos circuitos da Fórmula 1, Hermann Tilke. 

A rodada dupla inicial inicia com etapas no circuito de Sepang, na Malásia. A temporada segue para o circuito de Dubai e tudo acaba no traçado de Yas Marina. Por ser uma série asiática, pistas como Suzuka ou Fuji no Japão, ou Zhuhai, na China, poderiam ser opções mais interessantes para o público e equipes.

Calendário 2024/25

Primeira rodada        6-8 Dec 2024         Sepang International Circuit          Malaysia

Segunda rodada        7-9 Feb 2025          Dubai Autodrome                          UAE

Terceira rodada       14-16 Feb 2025      Yas Marina Circuit                         UAE

Lista de inscritos

Porém, a ordem de enxugar os custos de todos os lados, sempre falam mais alto.   

Equipes tradicionais e novatas 

Além disso, entre as equipes confirmadas, destacam-se as já conhecidas no cenário das corridas de resistência, como Climax Racing, Tsunami RT e Winward Racing, que se preparam para enfrentar os desafios da nova temporada.

A Climax Racing, equipe chinesa fundada pelo piloto de GT Zhou Bihuang em 2019, em Jiading, Xangai, é um exemplo de operação multimarcas de sucesso. Atualmente, a equipe gerencia quase 20 carros de corrida GT, incluindo modelos GT3 e GT4 de marcas como Lamborghini, Porsche, Mercedes-Benz AMG e Audi R8. Para a temporada 2024/25, a Climax Racing inscreverá dois Mercedes-AMG GT3 EVO, com o proprietário da equipe, Mike Zhou, confirmado como um dos pilotos. A equipe acumula conquistas expressivas na China, incluindo o título da China Endurance em 2021 e vitórias em campeonatos de GT3 e GT4.

Outros destaques do Asian Le Mans Series

Aliás, outra nova participante é a Tsunami RT, que traz sua experiência da Porsche Carrera Cup e do rali para a Asian Le Mans Series. Fundada em Odessa, Ucrânia, em 2007, e agora sediada em San Marino e na Itália, a equipe terá um Porsche 911 GT3 R, com o experiente Fabio Babini. Vencedor das 24 Horas de Le Mans, como um dos pilotos.

A Winward Racing, já conhecida no cenário internacional por sua atuação na IMSA, DTM e GT World Challenge. Também fará sua estreia na Asian Le Mans Series. A equipe competirá com dois Mercedes AMG GT3 EVO, operando sob a bandeira dos Estados Unidos. Com sedes na Alemanha, entre Frankfurt e Colônia, e no Texas, a equipe europeia busca expandir seu domínio para a Ásia.

A equipe Inter Europol Competition revelou que fará uma inscrição independente na categoria LMP2 do IMSA WeatherTech SportsCar Championship a partir de 2025. A decisão marca um novo capítulo para a equipe polonesa, que até então competia em parceria com a PR1/Mathiasen Motorsports.

A última adição foi a equipe Manthey, que já havia confirmado um carro na lista provisória divulgada em setembro, adicionando um segundo Porsche 911 GT3 R à competição. O carro de #92 estará sob o nome Manthey EMA, estrutura também presente no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC).

Lembrando, toda a temporada poderá ser vista através do canal do Youtube da categoria.