Organização do Mundial de Endurance estuda competir em Montreal em 2015
Uma segunda prova na América do Norte está nos planos, e pista canadense atende os padrões técnicos da organização.
Desde que a direção do WEC nomeou uma comissão para atuar diretamente no mercado americano para promover o Mundial de Endurance, se fala sobre a realização de uma segunda prova. Atualmente a etapa americana é realizada no circuito de Austin no Texas.
Em entrevista ao jornal “Le Journal de Montreal” as negociações com os donos do circuito Gilles Villeneuve no Canadá, e promotores estão em estado avançado, visto que o circuito é o único “grau 1” normatizado pela FIA no pais.
O promotor François Dumontier, não quis comentar as informações divulgadas pelo jornal, já Gerar Neveu presidente da ACO, nunca escondeu a necessidade de uma segunda prova na América do Norte. “É uma questão de oportunidade“, disse Neveu. “Nós não queremos fazer apenas mais uma corrida. Temos que fazer mais uma corrida se houver uma boa oportunidade. Isso significa uma pista boa, um bom mercado, boa base de fãs, bom interesse financeiro, interesse da mídia e fabricantes.”
Com 2.709 quilômetros já sediou o mundial de marcas da FIA em 1990. O traçado já sediou etapas da F1, Grand-Am e Indy. Atualmente apena a F1 é o evento com “status” de mundal que é realizado na pista.
Se especula que a etapa canadense seria realizada antes de Austin em meados de Setembro. O contrato com o circuito de Austin termina no final desde ano.