Dando sequência na busca por combustíveis renováveis, o Automobile Club de l’Ouest (ACO), divulgou nesta quarta-feira, 11, um novo protótipo de um conceito elétrico-hidrogênio como parte de seu projeto Mission H24, previsto para chegar às pistas em janeiro de 2025.
De acordo com informações da entidade que organiza o Mundial de Endurance, o protótipo-conceito ainda não possui nome. Porém, é o terceiro construído pela ACO incorporação de tecnologia do hidrogênio nas 24 Horas de Le Mans. A meta é ter uma classe totalmente a hidrogênio na prova em 2026.
Além disso, a Toyota tornou-se o primeiro fabricante a demonstrar interesse no conceito, apresentando o GR H2 Racing Concept durante as 24 Horas de Le Mans no início deste ano. Nesse sentido, a Peugeot e a BMW também expressaram interesse no conceito.
Os detalhes do conceito movido a hidrogênio
Protótipos movidos a hidrogênio não são novidade no endurance. A ACO desenvolve o projeto desde 2018. O seu carro mais recente, denominado H24, participou em várias corridas da Michelin Le Mans Cup no ano passado.
Seu design mais recente apresenta um chassi fabricado pela empresa Adess, que possui um assento central para o piloto e um peso máximo previsto de 1.300 kg. Norman Nato e Stephane Richelmi continuam vinculados ao projeto como pilotos.
As rodas traseiras se movem por um único motor elétrico com potência máxima de 650 kW (872 cavalos). Assim, ele é ligado a uma caixa de câmbio que funcionará com apenas uma relação de transmissão graças à ampla faixa de operação do motor elétrico. Segundo as especificações, o carro atingirá velocidades máximas de 320 km/h (198 mph) e disputará posições com carros GT3 em Le Mans.
Além disso, o carro terá um sistema de célula de combustível de hidrogênio que utilizará tecnologia multi-stack de última geração desenvolvida pela empresa Symbio, com uma potência líquida máxima de 300 kW e uma densidade de potência estimada até 50% superior à do seu antecessor.
Como um carro a hidrogênio funciona?
Um carro movido a hidrogênio segue um conceito diferente dos movidos a combustão. Assim, o hidrogênio é armazenado em dois tanques de 7,8 kg a 700 bares para um peso total de cerca de 100 kg com uma autonomia durante a corrida de 25 a 30 minutos. Os tanques estarão em conformidade com rigorosas normas internacionais de segurança para o armazenamento de hidrogênio gasoso.
Aliás, o carro será reabastecido pela infraestrutura planejada para a futura classe H2, desenvolvida apela TotalEnergies. Aliás, uma bateria de lítio de 400 kW fornecerá a potência dinâmica exigida pelo sistema e recuperar a energia de frenagem disponível.
Contudo, o carro terá pneus Michelin, com o objetivo de utilizar apenas materiais de origem biológica ou reciclados até 2050, com o objetivo de ter 40% de materiais sustentáveis em 2030.
“Depois de introduzir o hidrogénio nas pistas, a MissionH24 está agora numa nova fase. Trazer o hidrogénio para as corridas competitivas”, disse o presidente da ACO, Pierre Fillon.
“Este novo protótipo pretende claramente rivalizar com outras formas de energia na área. A tecnologia do hidrogênio é segura, confiável e pode funcionar. A ambição agora é buscar o primeiro vencedor com emissões zero das 24 Horas de Le Mans”, finalizou.
Quando entrará em operação?
Entretanto, o cronograma atual da ACO afirma que o design do carro findará em março do próximo ano. Por fim, a montagem da unidade de potência e os testes de bancada estão previstos para outubro. Com os primeiros testes do circuito previstos para janeiro de 2025. O nome do protótipo será escolhido através das redes sociais da ACO no dia 13 de novembro.