Novidades para a temporada 2018/19 do Asian Le Mans Series
O ACO abriu nesta terça-feira, 15, as inscrições para a temporada 2018/19 do Asian Le Mans Series. Com quatro etapas em circuitos grau um da FIA, a organização espera que este seja o melhor e mais disputado campeonato asiático de endurance dos últimos anos.
A estrutura de classes irá sofrer alterações. Os protótipos LMP2 continuam sendo a classe principal. A premiação será separada para pilotos profissionais e amadores. A classe LMP3 não sofrerá alterações em relação à temporada passada.
Entre os GTs, a série volta a aceitar modelos GT3 e GT300. Modelos GTE podem participar, sendo necessário quatro que seja criada uma classe específica. A GT Cup vai abrigar carros homologados de outros campeonatos como Audi R8 LMS Cup, Ferrari Challenge, Lamborghini Super Trofeo e Porsche Carrera Cup. Modelos com especificação GT4 também serão aceitos, sendo específicos para pilotos amadores.
Como é tradição nos campeonatos organizados pelo ACO, os vencedores das classes LMP2 e LMP3, receberão convites para participar da edição 2019 das 24 horas de Le Mans. Além das equipes, os pilotos amadores também estarão recebendo convites. Quem vencer na classe GT, ganha o direito de disputar Le Mans na classe GTE-AM.
A temporada que contará com quatro corridas de quatro horas de duração. A primeira etapa será realizada no final de novembro, no circuito de Xangai, em parceria com a China Touring Car Championship (CTCC).
O Japão recebe a segunda etapa, que será disputada no final de dezembro em Fuji. Na sequência Buriram na Tailândia em meados de Janeiro. A última etapa ocorre em Sepang no final de fevereiro de 2019.
Para o presidente do Club de I’Ouest, Pierre Fillon, O Asian LMS está na ordem do dia da instituição. “O Asian Le Mans Series é um campeonato muito importante para o ACO, particularmente no que diz respeito ao papel que Série desempenha no desenvolvimento das corridas de resistência na região. O crescimento significativo na cobertura está abrindo o esporte, enquanto oferece a equipes e pilotos locais a oportunidade de desenvolver seus carros antes de disputar as 24 Horas de Le Mans.
“Os graduados da série, como a Clearwater Racing e particularmente Jackie Chan Corrida DC são a prova do talento que está vindo do Asian Le Mans Series, e estamos ansiosos para ver o que o 2018/19 proporciona.”
2018/19 Asian Le Mans Series detalhes Calendário:
Primeira etapa: 23-25 novembro 2018
Circuito Internacional de Shanghai, China
Segunda etapa: 7 – 09 de dezembro de 2018
Fuji Speedway, Japão
Terceira etapa: 10 – 12 jan 2019
Buriram Chang International Circuit, Tailândia
Quarta etapa: 22-24 fevereiro 2019
Circuito Internacional de Sepang, na Malásia