Após uma pausa de dois anos, Nick Tandy retorna à equipe de trabalho da Porsche Motorsport. Em 2023, o piloto britânico de 38 anos competirá no 963 administrado pela Penske Motorsport. A princípio, os primeiros test drives do novo protótipo para o Campeonato Mundial de Endurance da FIA WEC e o IMSA WeatherTech SportsCar Championship estão planejados para dezembro. Assim, o francês Frédéric Makowiecki, que esteve profundamente envolvido no desenvolvimento do carro de corrida LMDh desde o primeiro dia, completa a equipe de pilotos para a próxima temporada
Nesse sentido, em seus primeiros anos como piloto da Porsche, Tandy conquistou inúmeros sucessos entre 2013 e 2020. O destaque foi a vitória geral nas 24 Horas de Le Mans em 2015 junto com Nico Hülkenberg e Earl Bamber ao volante do Porsche 919 Hybrid. Porém, o piloto de 38 anos de Bedford, Inglaterra, também deixou uma impressão duradoura no cenário das corridas de GT: três vitórias consecutivas nas 12 Horas de Sebring com Frédéric Makowiecki, bem como a vitória nas clássicas de 24 horas em Daytona, Spa-Francorchamps e Nürburgring-Nordschleife.
Além disso, Tandy também fez parte da equipe de fábrica da Porsche que conquistou uma sensacional vitória geral no Petit Le Mans com o 911 RSR em 2015.
LEIA TAMBÉM:
“Estamos muito satisfeitos por receber de volta Nick Tandy e por Frédéric Makowiecki se juntar à equipe”, comentou Thomas Laudenbach, vice-presidente da Porsche Motorsport.
“Assim, com Nick e Fred, sabemos exatamente o que estamos conseguindo: comprometimento total, muita experiência e um talento incrível. Os resultados dos anos de 2013 a 2020 sublinharam muito claramente do que Nick Tandy é capaz. Ele venceu os principais clássicos de resistência em Le Mans, Sebring, Daytona, Spa-Francorchamps e Nürburgring-Nordschleife. Nick pertence a verdadeiros vencedores. Contudo, tenho certeza de que ele trará toda a sua experiência em 2023. Fred Makowiecki conhece nosso novo Porsche 963 de dentro para fora. Assim, ele dirigiu os primeiros metros no protótipo LMDh em janeiro e trabalhou meticulosamente no simulador, testando incansavelmente o carro para avançar em seu desenvolvimento. Não tenho dúvidas de que nossa equipe de dez jogadores para 2023 é uma força a ser reconhecida!”
Tandy comemora o retorno
“Eu não poderia estar mais feliz e empolgado por ingressar na Porsche Penske Motorsport em 2023 e me sinto honrado em correr com o 963 e estar de volta às classes principais mais uma vez. Contudo, quando ouvi os nomes Porsche Motorsport e Team Penske juntos, não demorou muito para que a discussão começasse a tomar uma decisão. Como eu bem sei, a Porsche é sinônimo de corridas de carros esportivos e é mundialmente conhecida como uma das melhores do ramo.
“Há muito tempo, também admiro profundamente tudo o que o Sr. Penske e sua equipe de corrida conquistaram em todas as séries em que jogam. Acredito que todos partilhamos a mesma vontade de competir ao mais alto nível e vencer os maiores eventos e campeonatos. Posso ver 2023 se tornando o início de uma era fantástica em nosso esporte. Com GTP e Hypercar correndo nas duas maiores séries do mundo, espero que todos possamos corresponder às expectativas esportivas. A Porsche Motorsport me deu uma grande chance na minha carreira e na minha vida. Conseguimos alguns sucessos inacreditáveis juntos, mas espero que seja apenas o começo. Gostei muito dos meus últimos dois anos de corrida junto com o Corvette”.
Frédéric Makowiecki e o desenvolvimento do protótipo da Porsche
Nick Tandy e Frédéric Makowiecki são os pilotos ideais para se juntarem ao forte plantel do Porsche 963 desde o início da temporada de 2023. O francês é membro da equipe de trabalho da Porsche desde 2014 e venceu a corrida de 24 horas em Nürburgring-Nordschleife com Nick Tandy em 2018. Por fim, o destaque pessoal do homem de 41 anos de Arras, na França, veio em junho deste ano: vitória na classe nas 24 Horas de Le Mans ao volante do Porsche 911 RSR.
“Estou extremamente orgulhoso de competir pela equipe Porsche Penske Motorsport na próxima temporada”, sorri Makowiecki, que completou o lançamento com o novo protótipo de corrida de resistência na pista particular do Centro de Desenvolvimento da Porsche em Weissach. “A princípio, eu estive envolvido no desenvolvimento do Porsche 963 desde o primeiro dia, então experimentei em primeira mão os enormes avanços que fizemos nos últimos meses. Fizemos grandes progressos. É por isso que estou ansioso pelas primeiras corridas da temporada de 2023. O esporte de resistência está entrando em uma nova era que oferecerá corridas emocionantes nas séries FIA WEC e IMSA. Será um verdadeiro espetáculo com carros lindos e velozes de diversos fabricantes. Nosso objetivo é claro: queremos ganhar os maiores troféus que existem.”
Pilotos já foram confirmados para o programa Porsche no FIA WEC e IMSA
- Dane Cameron (34/EUA)
- Matt Campbell (27/Austrália)
- Michael Christensen (32/Dinamarca)
- Kévin Estre (34/França)
- Mathieu Jaminet (28/França)
- André Lotterer (40/Alemanha)
- Frédéric Makowiecki (41/França)
- Felipe Nasr (30/Brasil)
- Nick Tandy (38/Reino Unido)
- Laurens Vanthoor (31/Bélgica)