Nick Leventis não poderá participar de competições automobilistas por quatro anos por doping
O piloto Nick Leventis foi condenado pelo comitê disciplinar antidoping da FIA ,a ficar longe das pistas por quatro anos. Leventis que é dono da equipe Strakka Racing que chegou a competir no Mundial de Endurance e atualmente disputa o Blancpain GT Series.
Leventis caiu no teste depois de disputar a etapa do Califórnia Intercontinental GT. Foram encontradas as substâncias anastrozol, um medicamento inibidor e drostanolona, um esteroide anabolizante. O teste foi realizado no dia 28 de outubro, em Laguna Seca.
As substâncias são terminantemente proibidas pela FIA, Leventis não apresentou qualquer laudo médico, que provasse o uso dos medicamentos para tratar alguma doença. No dia 21 de janeiro o piloto recebeu uma suspensão provisória de 30 dias. Em 19 de fevereiro, o piloto enviou carta à FIA informando que estaria se aposentando do automobilismo, e admitiu que usou as substâncias.
“O piloto afirmou, em uma correspondência posterior datada de 25 de março de 2019, que a comissão da violação da regra antidoping não foi intencional, explicando que o anastrozol foi prescrito por um médico e que a drostanolona foi fornecida a ele por um personal trainer”, diz a declaração da FIA.
“O motorista diz que as substâncias foram administradas sem qualquer intenção de melhorar seu desempenho, e que ele não sabia que havia um risco de que a administração das substâncias resultasse em uma violação da regra antidoping”.
“No entanto, dado que ele se aposentou do automobilismo, o motorista indicou que não deseja lutar contra o processo antidoping contra ele e, portanto, está preparado para aceitar as consequências prescritas pelo ADR da FIA.”
O Mercedes-AMG GT3 #42 da equipe foi desclassificado das 8 Horas da Califórnia, onde tinha vencido na classe GT3 Pro-AM. O primeiro lugar ficou com a DXDT Racing dos pilotos David Askew, Ryan Dalziel e Mike Hedlund, quase oito meses após a conclusão do evento.
A equipe competiu com protótipos LMP1, LMP2 e GT3. Nick Leventis não estava mais entre os pilotos regulares da equipe. Sua punição vai até o dia 28 de outubro de 2022.
A equipe tem dois carros inscritos para as 24 Horas de SPA neste final de semana, incluindo uma entrada apoiada pela Mercedes-AMG que foi realizada desde a segunda rodada da temporada do IGTC em Laguna Seca em março.