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Endurance tratado a sério!
“Não vamos mudar as regras para agradar fabricantes”, diz Lindsay Owen-Jones da FIA
Custos estariam afugentando futuras equipes? (Foto: Divulgação)
Custos estariam afugentando futuras equipes? (Foto: Divulgação)

O debate sobre a saída da Audi e as perspectivas pouco otimistas para o futuro da classe LMP1 a curto prazo ainda estão no centro das discussões para a temporada 2017 do Mundial de Endurance. O presidente da comissão de Endurance da FIA, Sr. Lindsay Owen-Jones, admitiu que não existe um prazo para uma nova equipe fazer parte da classe.

Com pelo menos 5 protótipos confirmados na classe, 2017 terá o menor grid LMP1 desde o surgimento da competição em 2012. Tanto BMW, quanto Peugeot já demonstraram interesse em competir no WEC. A BMW voltou com um programa GTE para o próximo ano, e demonstrou intenção de desenvolver um projeto com células de combustível de. Já a Peugeot espera que as regras mudem e se tornem mais “baratas” para avaliar um retorno.

“Alguns fabricantes dizem: ‘O dia em que você se adotar para tal e tal tecnologia, nós estaremos lá.’ você pode acelerar isso? Não necessariamente porque eu acho que uma nova tecnologia leva um certo tempo para se tornar viável “, disse Owen-Jones em entrevista ao sportscar365.com.

“Eu gostaria de ter um novo fabricante … seria ótimo, mas se ele fazer com que todos fabricantes presentes totalmente gastem mais conseguir uma competição justa, eu não acho que seria uma boa ideia.”

“Eu acho que há pessoas que vão aderir quando o campeonato, se mover para uma direção. Mas isso vai acontecer na hora certa.”

As principais novidades para o próximo ano é a adoção da subclasse de 10MJ, e a opção de até três sistemas híbridos por carro. As regras terão validade de três anos. Assim os sistemas de hidrogênio, como pleiteia a BMW, só deve estar disponível entre 2021 e 2022.

“No curto prazo, estamos tentando manter as regras abertas o máximo possível, sem tornar tudo tão complicado.” disse Owen-Jones. “No longo prazo, é claro, vamos avançar com novas tecnologias.”

BMW quer condições de desenvolver seu sistema de hidrogênio. (Foto: Divulgação)
BMW quer condições de desenvolver seu sistema de hidrogênio. (Foto: Divulgação)

O dirigente tenta jogar panos quentes sobre a reclamação das equipes, sobre os atuais custos de manter um protótipo LMP1 na categoria. “Acho que devemos ter cuidado para não fazer essa conclusão só porque um fabricante deixou o campeonato por razões que, penso eu, não têm absolutamente nada a ver com o orçamento anual”, disse ele.

“Eu acho que é um bom momento para rever o que nós pensamos é razoável porque a fim de atrair novas equipes. que é provavelmente uma definição ligeiramente diferente.”

O incentivo para fabricantes competirem sem sistemas híbridos foi levantada, porém sem qualquer definição concreta. “Quem tem memória, vai lembrar com que antigamente os fabricantes podiam fazer isso, Porsche, por exemplo, correu muitos anos na classe de dois litros e dominou nos anos 60,” disse.

“Sim, você pode perguntar:” Qual seria o equivalente hoje? Sem a ambição de vitória no geral qual fabricante iria se interessar? Qual seria o envolvimento, e os custos?”

“Talvez haja uma oportunidade desse tipo. Eu acho que é um ponto de interrogação neste momento, mas é uma boa pergunta. “

O CEO do WEC, Gerard Neveu, por sua vez, confirmou que eles estão mantendo conversas com a Peugeot, mas para uma solução híbrida.

“Nós ainda temos discussões com outros fabricantes que estão interessados ​​em entrar no WEC”, disse Neveu. “Estamos trabalhando.”

“O Presidente da Comissão Endurance da FIA, e o Presidente da ACO estão trabalhando em conjunto a fim de proporcionar a melhor condição, uma vez que este planejamento, se iniciou antes do anúncio da Audi … Como em qualquer caso, era o plano, para garantir o melhor futuro para este campeonato.”

“Se o caminho é fazer algum atraso nos regulamentos técnicos ou alguns ajustes … eles estão todos trabalhando juntos.”

“Mas o espírito da Comissão Endurance e o WEC é sempre um compromisso e discussão entre todos os os fabricantes. Isso significa que, neste momento,  pessoas estão discutindo o melhor para a categoria.”

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