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Endurance tratado a sério!

Não é de hoje que a participação dos fabricantes japoneses é aguardada em Le Mans. Com o anúncio do “mundial” de endurance ano que vem a expectativa de que vários fabricantes entrariam de forma oficial no campeonato.Logo após o termino das 24 horas de Le Mans desde ano duas delas já mostraram interesse. Toyota e Nissan anunciam planos para voltar a competições.

A Toyota que fornece motores atualmente para a equipe Rebellion que tem se mostrado confiável a ponto de terminar em primeiro entre os modelos a gasolina em Sarthe. Segundo a edição semanal da AutoSport o fabricante já estaria desenvolvendo um novo protótipo para a classe LMP1 além de um novo motor totalmente diferente do RV8KLM que equipa o time suíço. Outras especulações apontam para um motor 2.0 litros híbrido similar ao que equipava o Oreca 03 da equipe Hope Racing. A matéria ainda aponta que a construção está a cargo de uma parceria com a Dome. O projeto que vem sendo desenvolvido desde que o fabricante saiu da F1 teria sua dada de estreia em 2012 independente do lançamento ou não do mundial de endurance. Ainda segundo a matéria o cronograma pode sofrer atrasos por conta dos problemas do tsunami que assolam o Japão e influenciaram inclusive a Honda no fornecimento de peças para as equipes que competem com o modelo Acura.

Outra ótima notícia é a Mazda estaria de malas prontas para o futuro campeonato. Atualmente disputa a Grand-Am com o modelo RX-8 aonde foi campeão ano passado e fornecendo motores para a equipe Dyson Racing na ALMS. O “despertar” se deu durante as 24 horas de Le Mans quando o piloto e ator Patrick Dempsey pilotou o lendário 787b 20 anos depois da vitória única em Sarthe. O que é certo é a saída da equipe da Rolex e um caminho natural pelo menos neste primeiro momento seria competir na ALMS. As dúvidas que pairam é se o fabricante vai continuar com sua parceria com a AER? Estariam também na classe GT? Ou seria desenvolvido um novo motor?

Muitas perguntas poucas respostas, nos resta aguardar.

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