Mundial de Endurance terá 38 inscritos na temporada 2023
A temporada 2023 da FIA WEC terá um total de 38 participantes de 12 países diferentes. A lista de inscritos foi divulgada nesta quarta-feira (11). A temporada terá um número recorde de equipes competindo nas categorias Hypercar e GTE-Am.
A princípio, a introdução da classe Hypercar em 2021 deu início a uma nova era de ouro para o Mundial de Endurance, com vários fabricantes (Cadillac, Ferrari, Glickenhaus, Peugeot, Porsche, Toyota e Vanwall).
Nesse sentido, a lista de inscritos de 2023 parece mais forte do que nunca, os fabricantes globais estão associados a equipes de todos os países. Destaque para a chegada da equipe a Penske Motorsport. Além disso, há uma lista impressionante de pilotos com vasta experiência em várias disciplinas do automobilismo.
A 11ª temporada do WEC também será memorável, já que as 24 Horas de Le Mans comemorará o seu centenário. O campeonato também retornará à América do Norte, Europa, Oriente Médio e Ásia como parte de um calendário ampliado de sete corridas para 2023 (Sebring, Portimão, Spa-Francorchamps, Le Mans, Monza, Fuji e Bahrein).
Alguns dados do Mundial de Endurance:
- Trinta e oito entradas representando 12 nações: Itália (9), Alemanha (6), EUA (5); Grã-Bretanha (4), França (4), Japão (3), Bélgica (2), Canadá (1), Suíça (1), Polônia (1), Áustria (1), Omã (1)
- 13 entradas em Hypercar, 11 em LMP2, 14 em GTE-Am
- O ano de 2023 marca a tão esperada chegada das entradas de hipercars dos fabricantes Cadillac, Ferrari e Porsche
- Total de nove fabricantes representados em todas as categorias (Cadillac, Ferrari, Peugeot, Porsche, Toyota, Glickenhaus, Vanwall, Chevrolet e Aston Martin)
- Número recorde de entradas GTE-Am na história do WEC (14 entradas)
- Quatro pilotos do sexo feminino na lista de inscritos do WEC (Prema Racing em LMP2; três Iron Dames em LMGTE Am) e talvez mais por vir antes de Sebring