Mundial de Endurance altera datas para evitar confrontos com Fórmula 1 e Petit Le Mans
A organização do Mundial de Endurance alterou as datas das etapas de Fuji e Xangai, evitando assim, confrontos com o GP do Brasil de Fórmula 1, o GT de Macau e Petit Le Mans. Com as novas datas, o WEC espera que o calendário seja aprovado pelo Conselho Mundial de Automobilismo da FIA em dezembro. Na primeira versão o GP do Japão disputado em Fuji e as 6 Horas de Fuji, seriam disputadas no mesmo final de semana.
Agora Fuji será realizada no dia 6 de outubro, uma semana antes da etapa da F1. As 4 Horas de Xangai antes marcada para o dia 17, passa para o dia 10. Com a alteração o confronto com o GP do Brasil e o GT de Macau.
Como nem tudo são flores as etapas de Silverstone, GP da Bélgica e Blancpain GT Series que será disputada em Nurburgring, ocorrem na mesma data. O retorno do Brasil no dia 1º de fevereiro, entra em conflito com as 12 Horas de Bathurst. A organização da corrida australiana ainda não definiu seu calendário.
“Nosso calendário de temporada de 2019-2020 apresenta os mesmos locais e corridas que anunciamos em Silverstone”, disse o CEO do WEC, Gerard Neveu. “Mas, seguindo a publicação do calendário da F1, nós modificamos duas datas.”
“O grande benefício disso é que agora evitaremos um confronto com o Petit Le Mans e com o GT de Macau, que é um bônus para os competidores e fãs de corridas de resistência ao redor do mundo.”
O cronograma atualizado será submetido ao Conselho Mundial de Automobilismo da FIA para aprovação em Paris no dia 12 de outubro.
2019-20 Calendário do Campeonato Mundial de Endurance da FIA:
1 de setembro – Quatro horas de Silverstone
6 de outubro – Seis horas de Fuji
10 de novembro – Quatro horas de Shanghai
14 de dezembro – Oito horas de Bahrain
1 de fevereiro – Seis horas de São Paulo
Março – 1000 milhas de Sebring (Falta definição de data)
2 de maio – Seis horas de Spa
13 a 14 de junho – 24 horas de Le Mans