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Michelin revela nova linha de pneus sustentáveis para o WEC e IMSA a partir de 2026

A Michelin anunciou nesta quinta-feira, 05, sua nova linha de pneus de alta performance para competições de endurance, batizada de Pilot Sport Endurance 2026, que será utilizada no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC) e no IMSA WeatherTech SportsCar Championship a partir da temporada de 2026.

O lançamento da nova gama, composta por compostos macio, médio e duro, foi feito às vésperas das 24 Horas de Le Mans 2025, onde a fabricante francesa atua como fornecedora exclusiva de pneus para os 21 carros inscritos na categoria Hypercar.

Parceria estendida até 2029

A introdução do Pilot Sport Endurance 2026 faz parte da renovação do contrato de fornecimento entre a Michelin e o WEC, prorrogado até pelo menos 2029. Inicialmente prevista para 2025, a estreia da nova linha foi adiada devido à falta de oportunidades adequadas de testes, conforme anunciado pela empresa no ano passado.

Desde então, a Michelin conduziu extensos testes em pistas de diversos continentes, incluindo o Circuito Internacional de Lusail (Catar), o Sebring International Raceway (EUA) e o Circuito Paul Ricard (França). A fase final de desenvolvimento ocorrerá com um teste no Watkins Glen International, em 23 de junho.

Estreia competitiva marcada para a Rolex 24 de Daytona

Após o congelamento do design em julho e o início da produção em agosto na fábrica de Cataroux, em Clermont-Ferrand, o primeiro lote estará disponível para às equipes durante testes em Daytona (IMSA) e novembro (WEC). A estreia oficial da nova linha ocorrerá na Rolex 24 de Daytona, em janeiro de 2026.

Sustentabilidade como prioridade na Michelin

Um dos pilares do projeto Pilot Sport Endurance 2026 é a sustentabilidade. Segundo a Michelin, os novos pneus incorporam 50% de materiais renováveis e reciclados. Mantendo ao mesmo tempo o alto desempenho necessário para o automobilismo de elite.

A empresa também trabalha para melhorar a durabilidade, a consistência e a eficácia do aquecimento dos pneus. Além disso, um fator relevante diante da proibição dos aquecedores de pneus no WEC e no IMSA.

Estimativas da fabricante apontam uma melhoria de três a cinco segundos na primeira volta em comparação com os pneus atuais. Enquanto isso, uma nova linha de pneus para pista molhada segue em desenvolvimento. Porém,  os estoques existentes continuarão em uso até a introdução do novo modelo.

Design inovador e legado tecnológico

Cada composto da nova linha contará com um padrão visual diferenciado na superfície — uma homenagem ao pneu conceitual Vision. Apresentado anteriormente pela Michelin como símbolo de sua visão sustentável.

“Seria tentador manter a atual linha de pneus, considerando seu sucesso técnico e esportivo. Mas inovar faz parte do nosso DNA”, declarou Matthieu Bonardel, diretor da Michelin Motorsport.

Bonardel destacou ainda que o desenvolvimento dos novos pneus envolveu uma reformulação completa dos materiais e processos de produção. Orientada por simulações numéricas avançadas e validação em testes reais.

“Nossa missão é provar que excelência tecnológica e responsabilidade ambiental podem caminhar juntas. O automobilismo é um laboratório que acelera a inovação sustentável — e é com esse espírito que encaramos nosso papel de liderança na indústria”, concluiu.