Michelin adia o lançamento de novos pneus para o WEC e a IMSA

A Michelin anunciou nesta quarta-feira, 30, o adiamento da introdução de seus novos pneus para as principais classes do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC) e do Campeonato IMSA WeatherTech SportsCar para 2026. Inicialmente, os novos produtos estavam previstos para estrear nas corridas de 2025. Porém, após um teste realizado na semana passada no Circuito das Américas com a participação de vários fabricantes de Hypercar/GTP.

Aliás, de acordo com a Michelin, a decisão de adiar foi tomada em conjunto com os legisladores do WEC, a FIA, a ACO e a IMSA. Devido ao número menor de oportunidades de teste do que o esperado. A fabricante francesa explicou que essa escolha visa evitar perturbações no processo de Equilíbrio de Desempenho (BoP) durante a temporada.

Em comunicado, a Michelin afirmou que os novos pneus devem estrear em condições de corrida na Rolex 24 em Daytona, em janeiro de 2026. Pierre Alves, gerente do programa de corridas de resistência da Michelin, explicou que a nova linha de pneus Michelin Pilot Sport para corridas de resistência está sendo desenvolvida para melhorar o aquecimento. Especialmente em compostos mais duros, além de aumentar a consistência e a durabilidade. Os novos pneus também conterão mais materiais renováveis e reciclados.

“A nova linha estava inicialmente programada para ser lançada na próxima temporada, mas agora chegará às pistas em 2026. Em acordo com todos os seus parceiros e autoridades esportivas. A Michelin decidiu levar mais tempo devido às oportunidades de testes reduzidas este ano”, disse Alves.

Por fim, a atual gama Michelin Pilot Sport Endurance continuará em 2025. Pois já está integrada ao processo BoP e atende aos requisitos dos grids do FIA WEC e do IMSA WeatherTech Sports Car Championship.