Um dia após o anúncio de que Mick Schumacher será piloto da equipe Alpine no Mundial de Endurance no próximo ano, detalhes curiosos sobre a sua participação como piloto reserva da Mercedes na Fórmula 1 vieram à tona.
Assim, de acordo com informações do site Auto Hebdo, os dois fabricantes chegaram a um acordo. Para que o piloto de 24 anos partilhe o seu calendário entre os dois campeonatos.
Sendo assim, a Mercedes ainda terá que ficar sem seu terceiro piloto durante cinco etapas do calendário de 2024, que acontecerão nos mesmos finais de semana do WEC.
Mick Schumacher não estará presente no GP do Bahrein (2 de março, a 1.812 km do Catar no WEC), no GP da China (21 de abril, 6 Horas de Imola). Além do GP da Itália (1 de setembro, Lone Star of Le Mans ), no GP do Azerbaijão (15 de setembro, 6 Horas de Fuji) nem no GP do Brasil (3 de novembro, 8 Horas do Bahrein).
Nessas cinco datas, Frederik Vesti o substituirá. O dinamarquês de 21 anos estará no carro de Lewis Hamilton durante o treino livre 1 do Grande Prêmio de Abu Dhabi, nesta sexta-feira.
WEC ficará e lado se a Mercedes pedir
Aliás, caso Lewis Hamilton ou George Russell não estejam disponíveis para um Grande Prêmio de Fórmula 1 que acontecerá no mesmo fim de semana de uma rodada do WEC. Mick priorizará a Mercedes.
“O contrato é claro e o acordo com Mick também é claro. Se ele tiver a oportunidade de pilotar na Fórmula 1 para substituir George ou Lewis, ele irá para a Fórmula 1”. Respondeu Bruno Famin, vice-presidente de automóveis esportivos da Alpine.
Por fim, Schumacher confirmou as cláusulas do contrato. “Se a F1 precisar de mim, essa será a prioridade. “Se isso acontecer, o alemão seria substituído por um piloto reserva. A identidade deste último será revelada “ no devido tempo”, acrescenta Bruno Famin.