Mesmo com a chegada do Ligier, classe LMP2 da IMSA não terá BoP
A temporada 2024 da IMSA WeatherTech SportsCar Championship terá uma novidade na classe LMP2, o Ligier JS P217 da equipe Sean Creech Motorsport.
Com uma classe que até 2023 era território dominado pelo Oreca 07. Com a chegada de um outro carro que utiliza o mesmo motor Gibson, fica a dúvida, existirá um BoP?
De acordo com Matt Kurdock, diretor técnico da IMSA, a classe LMP2 não terá um BoP, mesmo que o Oreca 07 já tenha demonstrado que o Oreca 07 tenha dominado todos os campeonatos LMP2 que disputou.
No entanto, a IMSA não dará ao Ligier, que participou pela última vez na competição do WeatherTech Championship em 2021, qualquer benefício adicional.
“Não há processo LMP2 BoP”, disse Kurdock ao Sportscar365. “Publicamos uma tabela BoP com os mínimos e máximos que os carros podem competir, mas não há processo corretivo”.
“Costumávamos aplicar BoP nos LMP2 quando tínhamos carros DPi e LMP2 na mesma classe, mas desde então, não tem sido uma categoria BoP”, explicou o dirigente.
A equipe Sean Creech, que realizou vários testes com o carro que competiu pela antiga equipe ARC Bratislava Ligier, teria concordado com o órgão sancionador em não receber qualquer forma de ajuda extra para acelerar o carro na classe.
“Não esperamos nenhum BoP”, disse o piloto João Barbosa ao Sportscar365. “É o que é. O carro P2 é uma classe específica. Nosso principal objetivo é acumular quilometragem nas próximas semanas e estar pronto para o Roar e chegar ao Roar em um lugar muito melhor”.
A preparação do Ligier para a IMSA
Barbosa explicou que a equipe testou múltiplas opções de configuração no teste sancionado pela IMSA do mês passado no circuito de Daytona. O trabalho começou do zero, visto que o Ligier não participou da série nos últimos anos.
Além disso, a chegada do Ligier na classe LMP2 também não altera a diferença de desempenho entre os protótipos da classe GTP.
“Encontramos estabilidade no ano passado com a estratificação entre GTP e LMP2 com os ajustes feitos para LMP2 no início da temporada”, disse.
“Olhando para os caminhos onde o GTP e o LMP2 funcionam juntos, a IMSA planeja continuar esses esforços de estratificação como fizeram no ano passado. Não acreditamos que a chegada do Ligier tenha qualquer influência nisso”, finalizou.