O retorno simbólico da Mercedes-AMG às 24 Horas de Le Mans em 2025 reacendeu especulações sobre uma possível entrada da marca na principal categoria do Mundial de Endurance — os hipercarros. No entanto, de acordo com o chefe da equipe Mercedes-AMG F1, Toto Wolff, isso está longe de acontecer. Em entrevista ao podcast Hot Pursuit! da Bloomberg, divulgada em 20 de junho, Wolff foi categórico: a participação da fabricante alemã na classe Hypercar não está nos planos.
Apesar de sua ligação histórica com as corridas de endurance — tendo vencido as 24 Horas de Dubai em 2006 e competido em provas como as 24 Horas do Bahrein e de Nürburgring —, Wolff destacou que a filosofia da Mercedes-AMG não se alinha ao atual modelo técnico da classe, que adota o polêmico BoP (Balance of Performance) como ferramenta de equilíbrio entre os fabricantes.
“Não gostamos do BoP. Não queremos que alguém monitore sua potência, seu consumo, seu peso ou as habilidades dos seus pilotos”, afirmou Wolff. “Você investe dinheiro, tempo e energia para construir o carro mais rápido, e depois recebe um lastro de 10 kg. Isso não faz sentido para nós.”
Embora o regulamento da categoria Hypercar tenha sido recentemente estendido até 2032 — o que dá estabilidade e segurança para os fabricantes —, a Mercedes-AMG tem preferido concentrar seus esforços no desenvolvimento do novo modelo GT3, previsto para estrear em 2027. Segundo Stefan Wendl, chefe de competições para clientes da marca, a entrada na classe Hypercar “não está na agenda no momento”.
Mercedes e um possível Hypercar
Fontes do paddock revelaram que uma equipe com grande poder financeiro chegou a sondar a Mercedes-AMG sobre um possível programa, mas as conversas não avançaram. Ainda assim, Wolff não descarta totalmente a ideia, desde que haja uma mudança significativa nas regras.
“Se houvesse um teto orçamentário claro — algo como 30 ou 40 milhões de euros — e liberdade técnica dentro desse limite, sem BoP, aí sim poderíamos pensar num projeto. Mas, com o modelo atual, não é para nós”, reforçou.
Diferentemente de outras figuras do automobilismo que são proibidas de criticar o BoP publicamente, Toto Wolff pode expressar sua opinião com liberdade, o que tornou suas declarações ainda mais contundentes.
Apesar das críticas, o dirigente da Mercedes não esconde sua admiração por Le Mans. “Sou um competidor. Le Mans está entre as maiores corridas do mundo, ao lado da Fórmula 1 e da Indy 500. E para quem realmente entende, há também as 24 Horas de Nürburgring”, concluiu.
Wolff tem autoridade no assunto. Em 2004, competiu em Nürburgring com um BMW M3, e em 2009 tentou bater o recorde de volta no circuito de Nordschleife com um Porsche. Porém, esta tentativa que terminou com uma violenta batida e um impacto de 27G.