Mercedes-AMG competirá no WEC em parceria com a Iron Linx

A equipe italiana Iron Lynx divulgou nesta quarta-feira, 20, que será a nova representante da Mercedes-AMG no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC) a partir de 2025. A parceria marca o retorno da Mercedes-AMG às 24 Horas de Le Mans após uma ausência de 26 anos. A equipe competirá com dois Mercedes-AMG GT3 na categoria LMGT3, consolidando a presença do fabricante alemão em uma das mais prestigiadas séries do automobilismo mundial.

“Estamos muito satisfeitos por regressar às 24 Horas de Le Mans após uma ausência de 26 anos. A combinação do nosso Mercedes-AMG GT3 e a experiência do Iron Lynx constitui a dupla ideal para almejar grandes performances”, destacou Christoph Sagemüller, diretor da Mercedes-AMG Motorsport.

Competição acirrada na classe LMGT3 com a chegada da Mercedes-AMG

(Foto: Divulgação)

Além disso, a categoria LMGT3, que substituiu a antiga LMGTE no FIA WEC, abriu espaço para modelos homologados sob as regulamentações GT3. Além da Mercedes, fabricantes como Aston Martin, BMW, Chevrolet Corvette, Ferrari, Ford, Lexus, McLaren e Porsche também estarão representados na classe.

Aliás, para competir no FIA WEC, o Mercedes-AMG GT3 precisa atender a critérios específicos de homologação exigidos para a categoria LMGT3, incluindo o uso de eixos cardan com sensores de torque e testes de desenvolvimento em túnel de vento para garantir conformidade com os regulamentos técnicos. A Mercedes-AMG já iniciou os processos de homologação, com conclusão prevista antes do início da temporada 2025.

Por fim, o calendário do FIA WEC 2025 terá início em 28 de fevereiro com os 1.812 km do Catar. Entre as oito etapas programadas, o grande destaque será a 93ª edição das 24 Horas de Le Mans. Que acontecerá entre 11 e 15 de junho. O evento é o principal objetivo tanto da Mercedes-AMG quanto da Iron Lynx, que buscam desempenhos de destaque em sua nova parceria.