Mercedes-AMG avalia entrada nas classes Hypercar e GTP do WEC e IMSA

A Mercedes-AMG está avaliando seriamente a possibilidade de entrar nas classes Hypercar e GTP, com um protótipo LMDh, conforme apurou a reportagem do Daily SportsCar. De acordo com fontes da indústria, a montadora alemã está em negociações com fornecedores e autoridades regulamentadoras do automobilismo. Embora ainda não haja uma confirmação oficial do programa, o nível de discussão sugere que o projeto já está em fase avançada, indo além de uma simples avaliação preliminar.

Esse possível movimento da Mercedes-AMG ocorre em um momento de grande expectativa para o automobilismo de endurance, com marcas como a Genesis e a McLaren também considerando suas entradas no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC) e no IMSA. A Genesis está próxima de confirmar seu programa, enquanto a McLaren vislumbra uma entrada em 2027, e a Honda pode expandir sua participação no IMSA GTP para o WEC Hypercar a partir de 2026. A chegada da Mercedes-AMG marcaria o retorno da marca aos protótipos de primeira classe, algo que não ocorre desde 1999, trazendo ainda mais competitividade à crescente lista de fabricantes envolvidos.

Impacto da Mercedes-AMG no grid do WEC

A possível entrada da Mercedes-AMG na categoria LMGT3 do WEC já para a próxima temporada também está sendo cogitada. Isso pode ocorrer com a homologação do AMG GT3 Evo, caso a Lamborghini opte por uma retirada ou pausa de seu programa Hypercar. Com impacto direto nos grids do WEC. Atualmente, o grid está limitado a 40 carros até 2025. E uma saída da Lamborghini abriria espaço para a Mercedes se inserir na competição com o AMG GT3 Evo.

No entanto, o tempo é um fator crucial para que a homologação do AMG GT3 Evo seja concluída a tempo da estreia no WEC. No Catar, no próximo ano. Até o momento, a Mercedes-AMG não precisou homologar o carro para competir na Asian Le Mans Series e na Le Mans Cup. Mas uma mudança será necessária para sua participação no WEC.

A reportagem entrou em contato com a Mercedes-AMG Motorsport na semana passada, mas até o momento não obteve resposta oficial sobre seus planos.