bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
McLaren sugere retorno à classe Hypercar do WEC

A McLaren pode anunciar em breve seu retorno à briga pela vitória geral nas 24 Horas de Le Mans. Zak Brown, CEO da McLaren Racing, indicou a possibilidade de um anúncio durante a edição deste ano da prova, quando a marca celebrará os 30 anos de sua vitória histórica com o F1 GTR em 1995. As informações são do site motorsport.com.

Durante uma visita à etapa de abertura do Campeonato Mundial de Endurance (WEC) no Catar, Brown destacou a importância das corridas de resistência para a McLaren. Contudo, ele confirmou sua presença em Le Mans, em junho, onde a marca competirá na LMGT3 com o 720S GT3 Evo, e não na etapa da Fórmula 1 no Canadá.

“Essa é uma prioridade para nós”, afirmou. “Teremos uma bela exibição no museu de Le Mans e espero que tenhamos coisas interessantes para anunciar.”

Aliás, Brown reforçou o desejo da McLaren de ingressar na classe principal do endurance. Relembrando sua declaração feita em Le Mans no ano passado, quando disse que o retorno da marca era uma questão de “quando” e não “se”.

“Está bem claro que gostaríamos de fazer isso; adoraríamos lutar pela vitória geral em Le Mans”, afirmou no Catar. “Não acho que o momento tenha sido melhor.”

O otimismo de Brown é impulsionado pelo sucesso recente da equipe McLaren de Fórmula 1. Que conquistou o título de construtores no ano passado, e pelas três vitórias da Arrow McLaren IndyCar com Pato O’Ward em 2024. Além disso, a recente aquisição da divisão de carros de rua da McLaren Automotive pela empresa de investimentos de Abu Dhabi, CYVN Holdings, fortalece os planos de expansão da marca no automobilismo.

McLaren e o futuro

A possível entrada da McLaren na classe Hypercar do WEC e no IMSA SportsCar Championship vem após anos de interesse. A marca participou do desenvolvimento do regulamento do Le Mans Hypercar (LMH) e, posteriormente, demonstrou interesse em desenvolver um protótipo LMDh. Segundo informações, a McLaren já teria tomado decisões estratégicas sobre o programa LMDh, possivelmente até mesmo sua aprovação.

Além disso, a Dallara Automobili será a parceira de chassi do projeto. Enquanto o motor será um V6 biturbo de 120 graus, utilizado no McLaren Artura desde 2022. A marca havia adiado a entrada em corridas de protótipos devido à incompatibilidade de seu motor V8 turbo com as exigências da categoria.

O caminho foi facilitado após a FIA e o Automobile Club de l’Ouest anunciarem, em junho passado, a extensão do atual regulamento da classe Hypercar até o final de 2029. Caso a McLaren confirme o desenvolvimento de um LMDh neste verão europeu, sua estreia deve acontecer em 2027. Garantindo ao projeto pelo menos três temporadas de competição.

Enquanto isso, o lendário Kokusai Kaihatsu McLaren F1 GTR, vencedor das 24 Horas de Le Mans em 1995 com JJ Lehto, Yannick Dalmas e Masanori Sekiya. Por fim, ele está em exposição no museu do circuito. Como parte das comemorações do 30º aniversário da conquista.