McLaren havalia a construção de um protótipo LMDh para a IMSA e o WEC
A McLaren Racing viu com bons olhos a decisão da FIA, ACO e IMSA de estender o ciclo de homologação das classes Hypercar e GTP por dois anos, considerando que a medida oferece “mais espaço para respirar” para avaliar sua entrada na categoria. A informação foi divulgada por Zak Brown, CEO da McLaren Racing.
Além disso, Brown, que há tempos demonstra interesse nas regras da LMDh, destacou que a extensão do ciclo de homologação de 2027 para 2029 facilita os planos da McLaren. Assim, o fabricante britânico, que já venceu as 24 Horas de Le Mans em 1995 com o F1 GTR, tem avaliado seu retorno às corridas de carros esportivos de primeira classe.
Segundo informações do site SportsCar365, e durante uma coletiva de imprensa em Le Mans, Brown afirmou que a previsão inicial para a entrada da McLaren na classe, em 2026, era otimista. Com a extensão do ciclo, a marca ganha mais tempo para planejar sua estreia, que pode ocorrer em 2027.
“Isso nos dá mais espaço para respirar”, afirmou Brown. “Você não gostaria de entrar em um campeonato em sua última temporada, para simplesmente ter que recomeçar. E acho que 2026 seria um prazo otimista para nós. A extensão do ciclo ajuda nosso modelo de negócios.”
McLaren em diversos campeonatos
Aliás, embora Brown não tenha confirmado que a McLaren está mais perto de firmar um compromisso com a Hypercar, ele destacou que a extensão facilita o planejamento do fabricante. A decisão final ainda dependerá da compatibilidade com as outras atividades de corrida da McLaren, como a Fórmula 1, IndyCar, Fórmula E e Extreme E.
“Nossa equipe de Fórmula 1 está voltando a competir na frente, nossa equipe da IndyCar é forte e estamos envolvidos na Fórmula E e na Extreme E. Precisamos garantir que um novo projeto não atrapalhe nossas outras atividades”, explicou Brown. “Estamos lucrando como equipe de corrida e a McLaren Racing está saudável. É apenas uma questão de tempo.”
Por fim, além da extensão do ciclo de homologação, o ACO também anunciou que os fabricantes inscritos na categoria Hypercar. Que deverão apresentar dois carros a partir de 2025. A Aston Martin já confirmou que colocará dois carros em campo. Brown indicou que a McLaren também não será desencorajada por essa exigência.
“Acho que dois carros é o modelo de negócio certo”, disse Brown. Ele sugeriu que um possível esforço da McLaren na LMDh seria focado na fábrica, mas não descartou a possibilidade de fornecer carros a clientes interessados.
“Nosso plano de negócios atual seria correr como uma equipe de trabalho. Se um cliente quisesse correr com um carro ou dois, discutiríamos isso. Mas, por enquanto, nosso foco está em nossa equipe principal”, concluiu Brown.