Mazda e seus planos para o USCC
A Mazda planeja um programa ambicioso para o próximo ano no endurance norte americano. Se nas últimas temporadas a equipe Dyson Racing que competia com motores Mazda não conseguiu fazer frente aos propulsores HPD da Honda, em 2014 a coisa promete ser mais séria.
Impulsionado pelo motor KYCTIV-D 2.2 litros bi-turbo que tem como base o utilizado pelo Mazda6 da classe GX da Grand-AM, dois Lola Coupe (um deles zero km), são esperados em uma temporada completa da USCC.
Para o John Doonan diretor da Mazda Motorsports o projeto é ambicioso. “Nós não podemos estar mais satisfeitos em anunciar que a Mazda vai voltar a competir pela vitória no geral no United Sports Car Championship. Este programa é o mais ambicioso desde que a Mazda venceu as 24 Horas de Le Mans em 1991. ” Completa.
Este propulsor será o primeiro alimentado por Diesel da classe LMP2. Os pilotos devem ser anunciados em breve. Ainda segundo Doonan os planos são de utilizar o motor em Le Mans aonde o projeto foi apresentado 2012. “Vamos continuar a usar até 50% de componentes da nossa linha de produção.” Afirma. “Para 2014, vamos continuar a aperfeiçoar nosso novo moto, o que vai nos permitir oferecer para equipes LMP2. Queremos voltar a Le Mans no futuro próximo e estamos trabalhando em parceria com a ACO para encontrar um equilíbrio, a fim de mostrar que a produção do motor diesel pode ser competitivo frente aos seus pares movidos a gasolina e que podem ser usados tanto em Le Mans, WEC e ELMS. “