bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Matteo Cairoli aguarda vaga no Hypercar da Lamborghini no WEC ou na IMSA

Quem espera sempre alcança. Esse é o pensamento do piloto Porsche, Matteo Cairoli sobre o seu futuro no WEC. Mesmo não sendo um piloto oficial do fabricante alemão, Matteo está no meio do grupo VW e pode olhar para os lados sem culpa. 

Sendo assim, testou o Lamborghini SC63 que estará competindo no WEC e na IMSA a partir de 2024. Os trabalhos foram no circuito de Jerez no mês passado. Além dele, Edoardo Mortara, que compete na equipe Mahindra, participou dos testes. 

“Só posso dizer que experimentei um carro, gostei do teste, mas não mais do que isso”, disse ele em entrevista ao site Autosports.com. 

Além disso, Cairoli revelou que seu programa de corridas para 2024 será baseado nos EUA, sugerindo que ele deixará o Campeonato Mundial de Endurance após seis temporadas para se mudar para a IMSA.

A Lamborghini estará na IMSA no próximo ano, sendo a Iron Lynx a equipe responsável pela administração do carro. “Acho que é um pouco cedo para falar, pois meu programa ainda não está confirmado e há algumas coisas acontecendo por trás da minha carreira”, disse ele.

“Posso dizer que provavelmente estarei mais no lado dos EUA no próximo ano, não na Europa”. 

Antes da Lamborghini, a Porsche

Piloto disputou o WEC este ano pela AO Racing. (Foto: Divulgação)

A carreira do piloto começou na Porsche Cup em 2015, quando assinou com a Porsche. A partir dali, O italiano subiu de posto  ao longo dos anos, mas nunca foi oficialmente promovido para piloto de fábrica. 

Aliás, Cairoli terminou como vice-campeão em sua primeira temporada na classe GTE-Am do WEC em 2017, mas o ponto alto de sua carreira foi sem dúvida uma vitória geral nas 24 Horas de Nurburgring, há dois anos, quando Michael Christesen e Kevin Estre se juntaram a ele em um Porsche da equipe Manthey.

Assim, após anos com o 911, chegou a hora de dar o próximo passo. “Estamos enfrentando algumas mudanças”, disse ele. “Sou piloto da Porsche há quase 10 anos”. 

“Então comecei com eles. Eles me fizeram crescer. Serei sempre grato à marca, mas acho que nossa história pode terminar até o final deste ano.”

“Eu estava esperando por essa oportunidade há muito tempo”, disse ele. “Quero dizer, eu tentei e é um tipo diferente de carro. E também como piloto de corrida, acho que também preciso de um upgrade na minha carreira. Portanto, a nova era do protótipo é a certa para mim. 

Os planos da Lamborghini na IMSA e WEC

Lamborghini estará no WEC e na IMSA no próximo ano. (Foto: Lamborghini)

A Lamborghini já contratou quatro pilotos para o seu primeiro programa de protótipos e está em processo de conclusão. Além disso, Mirko Bortolotti e Andrea Caldarelli foram nomeados pelo fabricante italiano quando este anunciou pela primeira vez planos para desenvolver um protótipo LMDh em maio de 2022. Depois foi a vez de Daniil Kvyat e Romain Grosjean. Por fim, os demais nomes serão anunciados pela equipe até dezembro.