bongasat.com.br

Seja o endurance real ou virtual, a notícia está aqui!
Marino Sato mira vaga na classe Hypercar do WEC após vitória com a McLaren

Marino Sato revelou estar em busca de uma oportunidade na categoria Hypercar do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC), após conquistar sua primeira vitória com a United Autosports McLaren LMGT3. O piloto japonês venceu a etapa Lone Star Le Mans no Circuito das Américas, no mês passado, marcando também a primeira vitória da McLaren na classe LMGT3.

Sato, que divide o McLaren 720S GT3 Evo #95 com Darren Leung e Sean Gelael, celebrou o resultado como um marco pessoal e profissional. “Foi um ótimo resultado não só para a equipe, mas também para mim, pois foi minha primeira vitória em um campeonato mundial”, afirmou o japonês ao portal Sportscar365. “Ver meu nome no topo dos resultados é ótimo. Ainda me sinto novo neste mundo dos carros esportivos, mas espero que isso desperte interesse para oportunidades futuras.”

Objetivo: Hypercar até 2027

Com o mercado de pilotos da classe Hypercar em movimento, Sato acredita que sua performance recente pode abrir portas para o futuro, embora reconheça que 2027 seja uma meta mais realista para uma possível promoção. “É claro que adoraria ter uma chance em um Hypercar, com qualquer fabricante. Correr na categoria principal do WEC seria um sonho”, declarou.

A McLaren planeja estrear seu próprio projeto de Hypercar em 2027, com a United Autosports como equipe de operação. No entanto, Sato enfatizou que busca mais do que apenas uma oportunidade dentro da marca britânica. “Muitas pessoas me perguntaram se eu já tinha recebido um contrato, mas obviamente não. Há muitos bons pilotos e várias mudanças acontecendo, mas espero estar na lista”, disse o japonês.

Da Fórmula 2 ao Endurance

Sato, de 26 anos, migrou para as corridas de carros esportivos em 2023, após competir em monopostos até a Fórmula 2 da FIA. Desde então, tem participado de programas duplos com a United Autosports no WEC e na European Le Mans Series (ELMS). Ele acredita que a experiência em diferentes categorias o ajudou a evoluir tecnicamente, especialmente na gestão do tráfego em pista.

“No WEC sou o piloto ultrapassado, e na ELMS sou o que ultrapassa. Essa experiência dupla me fez melhorar o gerenciamento do tráfego e a leitura de corrida”, explicou. “A equipe também evoluiu muito desde o ano passado, e a vitória em Austin mostra o quanto crescemos juntos.”

Futuro ainda indefinido

O programa de Sato para 2026 ainda não foi confirmado, já que a United Autosports deixará de operar os carros McLaren LMGT3 a partir do próximo ano, função que será assumida pela Garage 59. Mesmo assim, é esperado que o japonês continue competindo pela equipe na ELMS na próxima temporada.