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Endurance tratado a sério!

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Todos nos pelo menos uma vez na vida perdemos tudo. Seja um amor, aquela coleção de figurinhas que guardávamos a séculos dentro de um armário ou aquele carro que vai a leilão pela falta de pagamento. Muitas vezes os motivos são alheios a nossa vontade mas a vida sempre nos dá uma segunda chance ou como dizem “a vida sempre encontra um meio de seguir seu curso”.

Deve ser mais ou menos assim que deve se sentir Henri Pescarolo depois da vitória na prova inaugural da LMS. Claro que vitória é sempre uma vitória mas para entender o porquê de uma introdução cheia de analogias vamos voltar um pouco na história recente de Henri. Em 2009 Pescarolo com problemas financeiros para competir acabou vendendo sua equipe para a Sora Racing. Poderia ser o começo de uma nova era com mais dinheiro e prosperidade. Poderia já que a equipe em um ato leviano acabou demitindo seu fundador e se afundando em mais dividas.

O reflexo claro se deu em 2010 ano em que a equipe não competiu e ainda viu seus bens serem leiloados para pagar dívidas trabalhistas. Anos de amor e paixão pelo esporte leiloados no melhor estilo canal rural. Porém neste dia alguém sorriu para Henri e entendia que não era esse o destino de um dos maiores vencedores de Le Mans e por meio da OAK Racing de Jaques Nicolet acabou arrematando toda a equipe e “devolvendo” para Henri voltar a competir.

Então 2010 foi um ano de mudanças, planos e muitos sonhos até que o carro voltou a andar em Paul Ricard nos testes oficias. Mesmo com um modelo 2009 adaptado para 2010 o carro se mostrou promissor porém seu futuro ainda era uma incógnita. Ele iria superar equipes de “fábrica” como Rebellion, Aston Martin? A resposta veio hoje.

Depois de uma boa classificação a equipe viu seu tempo ser anulado por problemas no fundo do carro e ir para o último lugar do grid. Mesmo assim não se sentiram rogados e lutaram de igual para igual e conquistaram a prova com uma volta de vantagem sobre todos os carros da classe LMP1. Henri estava de volta.

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Equipe desbancou a favorita AF Corse e faturou a vitória na GT PRO

A corrida começou estranha já que teve um grande choque ainda antes da largada já que o safety car estava na pista e as luzes verdes se acenderam, os protótipos conseguiram frear mas não foi o caso dos carros GTs que foram de esbarrando. Ao todo 6 carros foram mais cedo para os boxes vitimando de uma só vez os 3 Porsche da classe GTE PRO deixando as Ferraris brigando entre si durante a corrida. A vitória fico com o #66 da equipe JMW Motorsports contrariando a lógica e vencendo a Ferrari da equipe AF Corse. Pelo menos na Europa o novo modelo da Ferrari superou seu antecessor a F430.

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#41 Greaves Motorspots com motor Nissan superou fácil os HPD na LMP2

Voltando a P1 todos os prognósticos davam como certa a vitória da Rebellion Racing porém ainda na primeira hora o #13 teve que fazer uma parada prematura nos boxes por conta de um problema na porta e logo apos o #12 deve que entrar nos boxes por problemas na suspenção. Mesmo os dois carros voltando a corrida o #13 completou a 1 volta do líder e o #12 ficou a 10 voltas da vitória terminando em terceiro. O #20 da equipe Portuguesa Quifel ASM Team terminou a 11 voltas do líder já que enfrentou problemas com um pneu furado ainda nas primeiras voltas.

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#88 Porsche da Ferbermayr Proton ficou em primeiro na GTE-AM

Na classe LMP2 a equipe TDS começou liderando porém foi superada pelo Acura da equipe Strakka porém a vitória ficou mesmo com o Zytek Nissan da equipe Greaves Motorsports, seguido pelo Lola da Pecom Racing que enfrentou problemas de arrefecimento mas se manteve firme. Fechando o pódio o HPD da Strakka. Enfrentando um desempenho fraco durante todo o final de semana a equipe RML do brasileiro Tommy Erdos acabou em 7º na classe.

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#95 Pegasus ficou com a vitória na FLM

Na Fórmula Le Mans os louros ficaram com a equipe Pegasus Racing, seguido da Genoa Racing e completando o pódio Neil Garner Motorsports, todos com modelos Oreca e motor Chevrolet.
A classe GTE- AM provou que os velhinhos ainda tem gás para queimar e foi uma típica disputa entre Ferrari e Porsche, tanto que os três primeiros acabaram na mesma volta coroando o Porsche da equipe Felbermayr Proton, seguido  da Ferrari da AF Corse e Ferrari da Kessel Racing. 
No geral foi uma corrida boa coroando um vencedor e principalmente um apaixonado pelo esporte. Acredito que todas as equipes tenham ficado felizes com a vitória de Pescarolo que é um competidor nato… Se tivéssemos 30% dele na F1 a categoria seria outros 500…



O melhor e o pior da prova (Clique na imagem para ampliar)


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Pescarolo – Mereceu a vitória com louvor sabendo se librar dos problemas e com uma pilotagem competente de seus pilotos. O V10 Judd também merece destaque mesmo com restrições

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Aston Martin – Se esperou mais da equipe e do carro novo. A falta de testes pode ser a culpada pelo mal desempenho… Pode ser melhor já que quer ser a força entre os movidos a gasolina

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Strakka – Equipe que ganhou na geral ano passado e é apontada como umas das favoritas. Equipamento poderia ter ido melhor, o mesmo vale para a RML que foi campeão na classe ano passado

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Quifel – Marcou sua estreia na classe P1 mas foi traída por um pneu furado. Nas provas que não foram validas pelas ILMC é uma grande favorita.

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Rebellion – A vitória escapou por problemas em uma das portas e na suspenção dos carros. A suspensão é um erro compreensível mas um problema na fechadura da porta poderia ter sido evitado.

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AF Corse – Claro que a vitória foi perdida por pouco mas ser superada por uma equipe com o mesmo carro e bem menos estrutura? Como dizem nome não ganha corrida.

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Aston Martin – Os carros GT da marca não foram em nenhum momento concorrentes de Ferrari e Porsche. Precisam melhorar e muito.

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RML – Para mim a maior decepção da corrida. Atual campeã da classe tinha tudo para manter a hegemonia já que conta com um equipamento vencedor. Que o diga a Highcroft na ALMS

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Motor Nissan – Se mostrou superior aos Judd e HPD com muito mais km rodados. Não foi o mais rápido mas foi o mais confiável… e não é isso que importa no endurance?

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Transmissão – Para nós brasileiros temos que ver a corrida através da net ou esperar os compactos apresentados pelo canal SPEED semanas depois do evento ao vivo. Quando será que redes como Band ou Record vão se interessar pela categoria? Já que na globo é somente F1 e Stock

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