LMS – 1000Km SPA
A emoção que faltou para a F1 hoje na Espanha não se aplicou para a corrida belga da LMS. Acidentes, falta de energia, batidas. Aconteceu de tudo lá. O Peugeot #3 do trio Pedro Lamy, Sebastien Bordais e Simon Pagenaud ganharam uma prova bizarra. Já na primeira curva Lamy deu uma errada saindo da pista e jogando toda a vantagem que teve conquistando a pole fora. Voltando em 9º desviando dos inúmeros acidentes, precisou de 3 horas para garantir a vitória. O Português comenta “Na volta de aquecimento, tivemos um problema com o aquecimento dos pneus. Na primeira curva eu pensei que teria mais aderência e perdi o carro“, disse Lamy. A falta de aderência pegou todos de surpresa. O #8 da Audi também deu sua contribuição e foi parar no muro de contenção, o que custou para os alemães 4 voltas na manutenção da parte traseira do carro.
As surpresas ou desgraças não acabam por ai ainda sob bandeira amarela o Peugeot da Oreca se estranha com um dos Lolas da Rebelion Racing na complicada curva Eau Rouge. Na volta 10 a batalha que todos esperavam o Audi #7 pilotado pelo experiente McNish e o Peugeot de Lamy, assim que chegaram na Eau Rouge prevaleceu o talento do piloto da Audi que ficou com o primeiro lugar. Um sucesso momentâneo…
Aos 47 minutos de prova um acidente envolvendo o Ginetta-Zytek de Bruichlanddich deu uma encostada no Aston Martin da JMW na antiga curva Buss Stop. O piloto do Aston teve dificuldades de sair do carro e novamente o safety car entrou em ação. Na relargada o Peugeot #2 também se estranhou com o Lola Judd da KSM até que uma pane no sistema de cronometragem interrompeu por mais de 30 minutos a corrida com os carros enfileirados na reta dos boxes.
Na relargada o Audi continuava ditando o ritmo seguido pelos Peugeot #3 e #1. Entre os P2 o RML De Tomy Erdos liderava o certame seguido pelo Ginetta da Quifel ASM Team e o #24 OKA Racing. NA GT1 uma briga de foice entre os Ford GT e Aston Martin, assim como na GT2 Jaime Melo brigando de igual para igual com o Porsche da Felbermayr.
Com 4 horas de prova a Peugeot mostrou superioridade e liderava, seguida pelo Audi #7 e pelo Peugeot #1 que logo em seguida iria superar o carro Alemão. Quem também conheceu os muros de SPA foi o Aston Martin 008 da Signature Plus, porem o carro voltou sem problemas. Faltando menos d 1 hora para o fim outro Aston este da equipe AMR bateu feio na curva Blanchimont destruindo a parte frontal do carro.
Faltando 40 minutos para o final da corrida a bandeira verde foi mostrada e novamente a velocidade corrida solta. Restando 10 minutos a chuva voltou e os pilotos tiveram muito trabalho para manter seus carros na pista. Com a vitória do #3 da Peugeot as atenções nos minutos finais ficaram para o Audi e Peugeot #2 que conseguiu uma dobradinha (mais uma) em uma corrida com várias alternativas.
Para quem apostava que os modelos franceses eram fracos e bobos em pista molhada e levou como base a prova de Petit lemans do ano passado na ALMS se enganou e muito. Os franceses acharam o acerto ideal tanto para o piso seco quanto o molhado e tem tudo, tudo mesmo para conseguir o bi-campeonato nas 24H. Prova disso é que o vencedor da prova chegou a mais de 1 minuto sobre o segundo Peugeot que também chegou 1 minuto a frente do primeiro Audi.
Na P2 a vitória ficou com o Ginetta Zytel da Quifel com Miguel Amaral no comando, seguido pelo Lola HPD do brasileiro Tommy Erdos. Na GT1 domínio total dos modelos da Ford com os três primeiros lugares no podium com VDS Racing em primeiro seguido pelos dois carros da equipe Matech. Já na GT2 a vitória ficou com o Porsche #77 da Felbermayr seguido por 2 Ferraris da AF Corse com Jaime Melo a Frente depois de uma briga com Fisichella.
Fernando Ress terminou em 31º no geral e Augusto Farfus em 21º. A próxima prova será nos dias 15 a 17 de Julho no ótimo circuito de Algarve em Portugal.
Abaixo o vídeo da largada.
Audi fazendo lambança
Audi X Peugeot
Peugeot Batendo
P |
# | Class | Pilotos | Time | Carro | V. |
1. | 3 | LM P1 | P.Lamy, S.Bourdais S.Pagenaud | Team Peugeot Total | Peugeot 908 HDi-FAP | 139 |
2. | 2 | LM P1 | F.Montagny, S.Sarrazin, N.Minassian | Team Peugeot Total | Peugeot 908 HDi-FAP | 139 |
3. | 7 | LM P1 | D.Capello, T.Kristensen, A.McNish | Audi Sport Team Joest | Audi R15 TDI | 139 |
4. | 1 | LM P1 | M.Gene, A.Wurz, A.Davidson | Team Peugeot Total | Peugeot 908 HDi-FAP | 138 |
5. | 9 | LM P1 | T.Bernhard, R.Dumas, M.Rockenfeller | Audi Sport North America | Audi R15 TDI | 137 |
6. | 40 | LM P2 | M.Amaral, O.Pla | Quifel-ASM Team | Ginetta-Zytek 09S | 130 |
7. | 25 | LM P2 | T.Erdos, M.Newton, A.Wallace | RML | Lola HPD Coupe | 130 |
8. | 35 | LM P2 | R.Hein, G.Moreau | Oak Racing | Pescarolo Judd | 129 |
9. | 24 | LM P2 | M.Lahaye, J.Nicolet | Oak Racing | Pescarolo Judd | 128 |
10. | 30 | LM P2 | F.Geri, A.Piccini, G.Piccini | Racing Box | Lola B09 Coupe Judd | 128 |
11. | 13 | LM P1 | A.Belicchi, J-C.Boullion | Rebellion Racing | Lola B10/60 Coupe Rebelli | 127 |
12. | 8 | LM P1 | M.Fassler, A.Lotterer, B.Treluyer | Audi Sport Team Joest | Audi R15 TDI | 126 |
13. | 008 | LM P1 | P.Ragues, F.Mailleux, V.Ickx | Signature Plus | Lola Aston Martin | 125 |
14. | 47 | LM P2 | S.Zacchia, L.Moro, W.Kaufmann | Hope Polevision Racing | Formula Le Mans | 124 |
15. | 77 | LM GT2 | M.Lieb, R.Lietz | Team Felbermayr Proton | Porsche 997 GT3 RSR | 124 |
16. | 36 | LM P2 | J.Schell, J-C. Metz, F.Da Rocha | Pegasus Racing | Courage-Oreca LC75 AER | 123 |
17. | 70 | LM GT1 | B.Leinders, M.Palttala, E.De Donker | Marc VDS Racing Team | Ford GT | 123 |
18. | 45 | LM P2 | D.Kraihamer, N.De Crem, B.Delhez | Boutsen Energy Racing | Formula le Mans Oreca 09 | 123 |
19. | 96 | LM GT2 | G.Bruni, J.Melo | AF Corse | Ferrari F430 GT | 123 |
20. | 95 | LM GT2 | G.Fisichella, T.Vilander, J.Alesi | AF Corse | Ferrari F430 GT | 123 |
21. | 79 | LM GT2 | A.Priaulx, D.Muller, A.Farfus | BMW Team Schnitzer | BMW M3 | 123 |
22. | 76 | LM GT2 | R.Narac, P.Pilet | IMSA Performance Matmut | Porsche 997 GT3 RSR | 123 |
23. | 60 | LM GT1 | T.Mutsch, J.Hirschi, M.Beche | Matech Competition | Ford GT | 123 |
24. | 91 | LM GT2 | A.Kirkaldy, T.Mullen | CRS Racing | Ferrari F430 GT | 122 |
25. | 85 | LM GT2 | P.Dumberck, T.Coronel | Spyker Squadron | Spyker C8 Laviolette GT2- | 121 |
26. | 88 | LM GT2 | M.Ragginger, C.Ried, P.Long | Team Felbermayr Proton | Porsche 997 GT3 RSR | 121 |
27. | 75 | LM GT2 | M.Holzer, R.Westbrook | Prospeed Competition | Porsche 997 GT3 RSR | 121 |
28. | 61 | LM GT1 | C.Allemann, R.Frey, Y.Zimmer | Matech Competition | Ford GT | 121 |
29. | 89 | LM GT2 | D.Farnbacher, A.Simonsen | Hankook Team Farnbacher | Ferrari F430 GT | 121 |
30. | 94 | LM GT2 | L.Perez Companc, M.Russo | AF Corse | Ferrari F430 GT | 120 |
31. | 50 | LM GT1 | G.Gardel, P.Goueslard, F.Rees | Larbre Competition | Saleen S7-R | 120 |
32. | 72 | LM GT1 | J.Jousse, S.Gregoire, D.Hart | Luc Alphand Aventures | Corvette C6.R | 120 |
33. | 66 | LM GT1 | J.Schroyen, C.Van Dam, A.Lacko | Atlas FX-Team FS | Saleen S7-R | 120 |
34. | 78 | LM GT2 | J.Muller, D.Werner, U.Alzen | BMW Team Schnitzer | BMW M3 | 120 |
35. | 98 | LM GT2 | P.Von Splunteren, N.Hommerson, L.Machiels | Prospeed Competition | Porsche 997 GT3 RSR | 119 |
36. | 46 | LM P2 | P.Kutemann, M.Basso, J.Hartshorne | JMB Racing | Formula Le Mans Oreca 09 | 117 |
37. | 93 | LM GT2 | P.Daniels, O.Slingerland, N.Lanik | JWA Racing | Porsche 997 GT3 RSR | 116 |
38. | 90 | LM GT2 | P.Ehret, P.Quaife, P.Kaffer | CRS Racing | Ferrari F430 GT | 105 |
39. | 27 | LM P2 | M.Frey, R.Meichtry, P.Bruneau | Race Performance | Radical SR9 Judd | 103 |
40. | 92 | LM GT2 | R.Bell, D.Turner | JMW Motorsport | Aston Martin V8 Vantage | 86 |
41. | 52 | LM GT1 | T.Enge, C.Nygaard, P.Kox | Young Driver AMR | Aston Martin DBR9 | 82 |
42. | 39 | LM P2 | J.De Pourtales, H.Noda, J.Kennard | KSM | Lola B08/47 Judd | 77 |
43. | 42 | LM P2 | N.Leventis, D.Watts, J.Kane | Strakka Racing | HPD ARX 01 | 69 |
44. | 49 | LM P2 | D.Toulemonde, D.Zollinger, R.Zampatti | Applewood Seven | Formula Le Mans Oreca 09 | 67 |
45. | 12 | LM P1 | N.Prost, N.Jani | Rebellion Racing | Lola B10/60 Coupe Rebelli | 65 |
46. | 48 | LM P2 | C.Pillon, V.Capillaire | Hope Polevision Racing | Formula Le Mans | 30 |
47. | 43 | LM P2 | A.Barlesi, A.Cicognani, G.Chalandon | Dams | Formula Le Mans Oreca 09 | 23 |
48. | 41 | LM P2 | K.Ojjeh, T.Greaves, T-C.Ebbesvik | Team Bruichladdich | Ginetta-Zytek 09S | 15 |
49. | 4 | LM P1 | O.Panis, N.Lapierre, L.Duval | Team Oreca Matmut | Peugeot 908 HDi FAP | 4 |