Lendas do Grupo C–Jaguar XJR-14 que virou Mazda e acabou Porsche.
O Jaguar XJR-14 nasceu com a missão de substituir o emblemático XJR-11. O carro foi desenvolvido por Ross Braw e John Piper e construído pela TWR (Rom Walkinshaw Racing). O novo regulamento limitava os motores a 3.5l porém o número de cilindros era livre. O peso mínimo ficou em 750kg. O XJR-14 tinha mais efeito solo o que resultou em uma maior velocidade em curvas. Outra mudança importante foi a substituição do motor Ford 3.5 litros JVE por um V8 3.5 litros HB usado pela equipe Benetton na F1.
Para Sarthe foram construídos 3 chassis: 591, 691 e 791. O carro começou a temporada não completando a etapa inaugural em Suzuka e vencendo as duas etapas seguintes em Monza e Silverstone.
Mesmo com as vitórias a equipe não tinha confiança de que o carro iria aguentar as 24 horas de Le Mans próxima etapa do campeonato e fazer frente aos poderosos Peugeot Talbot 905 e alinhou 3 XJR-12. As previsões estavam certas. O 905 acabou não vencendo mérito que acabou ficando com o Mazda 787B. Para a equipe Jaguar “restou” o 3º, 4º e 5º lugares. O único XJR-14 inscrito acabou não completando a prova.
Nas etapas seguintes do mundial outra vitória para o modelo em Nurburgring e resultados esporádicos nas outras etapas. Para 1992 equipe decide correr nos EUA na IMSA GT porém os circuitos esburacados venceu duas corridas em Daytona e Road Atlanta.
Ainda em 1992 a TWR fez um acordo com a Mazda e o carro foi rebatizado de MRX-01 e equipado com o motor Judd GV10. Cinco chassis foram construídos sem grandes resultados acabando em terceiro no campeonato.
Porém a história do modelo ainda não tinha acabado. Em 1995 o chassi 791 acabou sendo alterado e usado no IMSA GTP porém por conta de mudanças no regulamento ele acabou não correndo. Sua aparência mudou, sem capota e alimentado por um motor Porsche. Seu nome: Porsche WSC-95. O nome Porsche deu sorte ao modelo e assim conquistou 2 vitórias em Le Mans em1996 e 1997 pelas mãos da Joest Racing.
Fonte: Site ACO