Le Mans Ultimate: “FCY” à vista?

No último dia de janeiro, a Studio 397, produtora do Le Mans Ultimate, divulgou algumas informações que deixaram seus usuários tristes e, de certa forma, preocupados. De acordo com a produtora, a última DLC da temporada 2024 do WEC sofrerá atrasos e será dividida em partes.

Como o jogo é a versão oficial do Mundial de Endurance, tudo precisa seguir a vida real. No entanto, as coisas não são tão simples assim. Segundo o comunicado da produtora, o desenvolvimento dos carros GT3 que ainda faltam e o escaneamento da pista do Catar estão atrasados.

Para que a temporada do WEC 2024 esteja completa no jogo, ainda faltam:

  • Circuito Internacional de Lusail (Catar)
  • Lamborghini Huracán Evo2
  • Porsche 911 GT3 R
  • Aston Martin Vantage GT3
  • Ford Mustang GT3
  • Lexus RC F

Agora, a próxima atualização, prevista para o fim de fevereiro, trará três novos carros LMGT3, sendo um deles disponível como DLC gratuita em Acesso Antecipado. Vale lembrar que o acesso antecipado na Steam custa atualmente R$ 278,00.

Os carros faltantes, em sua maioria, já estão disponíveis em concorrentes como iRacing, Assetto Corsa Competizione e Automobilista 2. Como estes jogos oferecem uma variedade maior de pistas, a competição fica desfavorável para o Le Mans Ultimate. Além disso, o jogo não aceita mods de pistas, o que pode ser considerado um dos maiores erros da Studio 397.

No entanto, o Circuito Internacional de Lusail não estará presente na próxima DLC. Segundo os desenvolvedores, a equipe aguarda a versão mais recente do escaneamento a laser realizado em julho de 2024. Como resultado, o Pack 4 de 2025 contará com apenas dois carros, enquanto um novo Pack 5 de 2025 incluirá os dois modelos restantes e o circuito do Catar. Assinantes do Season Pass receberão um LMGT3 gratuitamente. A produtora também garantiu novas variações das pistas do jogo. Já pensou correr com os Hypercars com no oval de Monza?

Outras novidades do Le Mans Ultimate

Além dos carros e da pista “sem sal” do Catar, o Pack 5, previsto para o início de maio, trará as funcionalidades de trocas de pilotos e equipes, que estarão acessíveis a todos os jogadores em eventos Hosted e Special Events.

Além disso, um novo Modo de Campeonato Online – ou melhor, o modo “Equipes” – estará disponível para assinantes RaceControl Pro e Pro+. Outro destaque é a introdução das pinturas personalizadas, permitindo que os jogadores enviem seus esquemas visuais diretamente para o RaceControl, com download automático ao entrar nas corridas.

O Pack 5 de 2024 será lançado simultaneamente, incluindo os dois carros LMGT3 previamente adiados e o Circuito Internacional de Lusail.

E o futuro?

Mesmo demonstrando transparência ao admitir os atrasos, o futuro do Le Mans Ultimate agora gera certa desconfiança. Com o fim do conteúdo da temporada 2024, cresce a expectativa pelo conteúdo da temporada 2025.

Como o calendário de provas será o mesmo do ano passado, poderão ocorrer apenas pequenas atualizações. Em relação aos carros, com a saída da Lamborghini das classes Hypercar e GT3, teremos a estreia do Hypercar Aston Martin Valkyrie e do Mercedes-AMG GT3. Como a Studio 397 também produziu o rFactor 2, a conversão do carro para o jogo seria “fácil”. Sem contar as novas pinturas dos carros já existentes.

A temporada real do WEC começará com os testes oficiais no Catar, entre os dias 21 e 22 de fevereiro. Espera-se que, até lá, tudo relacionado a 2024 esteja finalizado – ou ao menos nos ajustes finais.

Achismos

Com o comunicado oficial detalhando os próximos passos do Le Mans Ultimate, que tal especularmos sobre o que poderia ser adicionado ao jogo? Lembrando: nenhuma informação abaixo foi divulgada oficialmente pela equipe do Le Mans Ultimate. Trata-se apenas de opinião.

A adição de novas pistas seria a melhor e mais impactante mudança no jogo. Como o calendário do WEC tem apenas oito circuitos, a repetição pode tornar a experiência monótona. Mesmo no modo online, novas pistas deixariam tudo mais emocionante.

A equipe da Studio 397 poderia, por exemplo, adicionar as pistas compatíveis com o rFactor 2, permitindo que os jogadores as utilizassem ao adicioná-las em uma pasta específica. Isso transformaria o Le Mans Ultimate completamente.

Como o jogo já conta com o Oreca 07, carro elegível no European Le Mans Series e no Asian Le Mans Series, por que não criar DLCs para esses campeonatos? Os carros LMGT3 também já estão disponíveis, sendo necessário apenas adicionar novas pinturas e pistas.

Talvez a inclusão da classe LMP3, que conta com concorrência para o Ligier JS P325 e a nova versão do Duqueine M30, Ginetta e Adess AG, traga um certo desafio. Para completar, o Michelin Le Mans Cup, com seus LMP3 e GT3, também seria uma boa adição, já que as pistas são as mesmas do ELMS. Tudo parece “fácil” e “simples”.

Por fim, resta saber se o Le Mans Ultimate terá força suficiente para se manter relevante. A concorrência é forte e, sem um bom BoP, o jogo pode acabar caindo no ostracismo.