No último dia de janeiro, a Studio 397, produtora do Le Mans Ultimate, divulgou algumas informações que deixaram seus usuários tristes e, de certa forma, preocupados. De acordo com a produtora, a última DLC da temporada 2024 do WEC sofrerá atrasos e será dividida em partes.
Como o jogo é a versão oficial do Mundial de Endurance, tudo precisa seguir a vida real. No entanto, as coisas não são tão simples assim. Segundo o comunicado da produtora, o desenvolvimento dos carros GT3 que ainda faltam e o escaneamento da pista do Catar estão atrasados.
Para que a temporada do WEC 2024 esteja completa no jogo, ainda faltam:
- Circuito Internacional de Lusail (Catar)
- Lamborghini Huracán Evo2
- Porsche 911 GT3 R
- Aston Martin Vantage GT3
- Ford Mustang GT3
- Lexus RC F
Agora, a próxima atualização, prevista para o fim de fevereiro, trará três novos carros LMGT3, sendo um deles disponível como DLC gratuita em Acesso Antecipado. Vale lembrar que o acesso antecipado na Steam custa atualmente R$ 278,00.
Os carros faltantes, em sua maioria, já estão disponíveis em concorrentes como iRacing, Assetto Corsa Competizione e Automobilista 2. Como estes jogos oferecem uma variedade maior de pistas, a competição fica desfavorável para o Le Mans Ultimate. Além disso, o jogo não aceita mods de pistas, o que pode ser considerado um dos maiores erros da Studio 397.
No entanto, o Circuito Internacional de Lusail não estará presente na próxima DLC. Segundo os desenvolvedores, a equipe aguarda a versão mais recente do escaneamento a laser realizado em julho de 2024. Como resultado, o Pack 4 de 2025 contará com apenas dois carros, enquanto um novo Pack 5 de 2025 incluirá os dois modelos restantes e o circuito do Catar. Assinantes do Season Pass receberão um LMGT3 gratuitamente. A produtora também garantiu novas variações das pistas do jogo. Já pensou correr com os Hypercars com no oval de Monza?
Outras novidades do Le Mans Ultimate
We couldn’t wait any longer! Say hello to the Ford Mustang LMGT3! 🐎
Our second FREE DLC is here and is bringing the noise!
Look out tomorrow for even more birthday surprises!
Releasing February 25th#LeMansUltimate #WEC #LeMans24 pic.twitter.com/uvGqtGvcnG
— Le Mans Ultimate (@LeMansUltimate) February 19, 2025
Além dos carros e da pista “sem sal” do Catar, o Pack 5, previsto para o início de maio, trará as funcionalidades de trocas de pilotos e equipes, que estarão acessíveis a todos os jogadores em eventos Hosted e Special Events.
Além disso, um novo Modo de Campeonato Online – ou melhor, o modo “Equipes” – estará disponível para assinantes RaceControl Pro e Pro+. Outro destaque é a introdução das pinturas personalizadas, permitindo que os jogadores enviem seus esquemas visuais diretamente para o RaceControl, com download automático ao entrar nas corridas.
O Pack 5 de 2024 será lançado simultaneamente, incluindo os dois carros LMGT3 previamente adiados e o Circuito Internacional de Lusail.
E o futuro?
Mesmo demonstrando transparência ao admitir os atrasos, o futuro do Le Mans Ultimate agora gera certa desconfiança. Com o fim do conteúdo da temporada 2024, cresce a expectativa pelo conteúdo da temporada 2025.
Como o calendário de provas será o mesmo do ano passado, poderão ocorrer apenas pequenas atualizações. Em relação aos carros, com a saída da Lamborghini das classes Hypercar e GT3, teremos a estreia do Hypercar Aston Martin Valkyrie e do Mercedes-AMG GT3. Como a Studio 397 também produziu o rFactor 2, a conversão do carro para o jogo seria “fácil”. Sem contar as novas pinturas dos carros já existentes.
A temporada real do WEC começará com os testes oficiais no Catar, entre os dias 21 e 22 de fevereiro. Espera-se que, até lá, tudo relacionado a 2024 esteja finalizado – ou ao menos nos ajustes finais.
Achismos
Com o comunicado oficial detalhando os próximos passos do Le Mans Ultimate, que tal especularmos sobre o que poderia ser adicionado ao jogo? Lembrando: nenhuma informação abaixo foi divulgada oficialmente pela equipe do Le Mans Ultimate. Trata-se apenas de opinião.
A adição de novas pistas seria a melhor e mais impactante mudança no jogo. Como o calendário do WEC tem apenas oito circuitos, a repetição pode tornar a experiência monótona. Mesmo no modo online, novas pistas deixariam tudo mais emocionante.
A equipe da Studio 397 poderia, por exemplo, adicionar as pistas compatíveis com o rFactor 2, permitindo que os jogadores as utilizassem ao adicioná-las em uma pasta específica. Isso transformaria o Le Mans Ultimate completamente.
Como o jogo já conta com o Oreca 07, carro elegível no European Le Mans Series e no Asian Le Mans Series, por que não criar DLCs para esses campeonatos? Os carros LMGT3 também já estão disponíveis, sendo necessário apenas adicionar novas pinturas e pistas.
Talvez a inclusão da classe LMP3, que conta com concorrência para o Ligier JS P325 e a nova versão do Duqueine M30, Ginetta e Adess AG, traga um certo desafio. Para completar, o Michelin Le Mans Cup, com seus LMP3 e GT3, também seria uma boa adição, já que as pistas são as mesmas do ELMS. Tudo parece “fácil” e “simples”.
Por fim, resta saber se o Le Mans Ultimate terá força suficiente para se manter relevante. A concorrência é forte e, sem um bom BoP, o jogo pode acabar caindo no ostracismo.