bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!

1975 24 HEURES DU MANS #5 Ligier (Automobiles Ligier Gitanes) Jean Louis Lafosse (F) - Guy Chasseuil (F)   res02

No próximo sábado Sarthe será palco de mais uma edição da Le Mans Classic, corrida com os carros que fizeram a fama da grande corrida. Em paralelo muitos eventos inclusive um leilão com modelos clássicos. Três deles merecem destaque.

Peugeot 905 de 1992.

Peugeot905LeMans1992C

Nós últimos suspiros do grupo C a Peugeot lançou um dos protótipos mais rápidos o seu 905. O carro que competiu em Sarthe em 92 e venceu a prova pelas mãos de Derek Warwick, Yannick Dalmas e Mark Blundell, ficando a frente da equipe Toyota com seu TS010. Nos treinos o carro alcançou a fantástica velocidade de 351 km/h

Ligier JS2 1975

O construtor francês que conquistou vitórias na F1 também esteve presente em Sarthe. O carro em questão chegou em segundo em 1975 pelas mãos de Jean-Louis Lafosse e Guy Chasseuil. Seu motor um Ford Cosworth DFV V8 de 3 litros fez frente aos potentes modelos Porsche como 908 e 911 RSR.

WM P88 1988

es.motorfull.com.files.2009.12.PeugeotWMLemans88

Muitos consideram o Porsche 917 um mostro pois o modelo ganhou tudo o que disputou além de bater recordes de velocidade no começo dos anos 70. Porém foi um carro quase que artesanal que detém até hoje o recorde de velocidade máxima em Satrhe. Estamos falando do WM. A história deste modelo remete a 1976 quando Gerard Welter (W) e Michel Meunier (m) começaram a construir protótipos. O auge veio em 1988 quando o WM P88 equipado com um motor V6 bi-turbo pilotado por Roger Dorchy, Claude Haldi e Jean-Daniel Raulet marcou o tempo de 8:46 e bateu os 405 km/h superando em 20 km os 386 do Porsche 917 de 71.  O carro não completou a prova mas a história sempre vai lembrar o modelo como o mais rápido carro que Sarthe já viu correr. No ano seguinte a FIA mandou por as chicanes em Mulsanne.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.