O ACO divulgou o documento técnico mais esperado do ano no Endurance, o BoP para as 24 Horas de Le Mans. As mudanças ocorrem nesta segunda-feira, 03.
Trata-se apenas da categoria Hypercar e adota um novo sistema de dois níveis, com controle de potência em dois estágios: uma primeira potência dada abaixo da marca de 250 km/h, e uma variação de potência acima desta velocidade. Uma forma de controlar melhor os Hypercars em longas retas como a dos Hunaudières.
Comparativamente a 2023, a Porsche parece ser a fabricante em melhor situação com esta versão BoP 2024: com três quilos a menos na balança, o 963 é o único Hypercar a perder peso face à edição do centenário (3kg a menos, 5kW a menos face a 2023 ). Todos os demais Hipercarros presentes em 2023 ganham peso e perdem potência:
Cadillac: 1 kg a mais, 4 kW a menos em relação a 2023
Ferrari : 3 kg a mais, 1 kW a menos em relação a 2023
Toyota : 10 kg a mais, 4 kW a menos em relação a 2023
Contudo, o caso é diferente para a Peugeot , que aprovou um novo carro no início da temporada de 2024. Assim, o carro terá 5 quilos a mais e 8 kW a menos em comparação com a primeira versão do 9X8.
As recentes atualizações no Balance of Performance (BoP) para a classe Hypercar para as 24 Horas de Le Mans, revelaram mudanças significativas em comparação com as 6 Horas de Spa.
Sendo assim, o Alpine A424 sofreu um acréscimo de 7 quilos e uma redução de 6 kW de potência. Já a BMW também teve um aumento de 1 quilo e uma diminuição de 2 kW de potência.
Além disso, o Isotta Fraschini Tipo6-C, apesar de continuar sendo o Hypercar mais pesado com 1.048 quilos, perdeu 12 quilos e 5 kW de potência em relação à prova belga. O Lamborghini, por sua vez, será o carro mais potente do mercado com 519 kW disponíveis, porém ganhou 4 quilos.
Ferrari “penalizada” para Le Mans
Em termos de variação de potência a 250 km/h, a Ferrari 499P será o mais penalizado, perdendo 1,7% de sua potência a essa velocidade. O Lamborghini perderá 1,6% e o Peugeot 0,7%. Em contrapartida, Alpine, BMW, Isotta Fraschini e Toyota ganharão 0,9% de potência acima dos 250 km/h.
No que diz respeito à energia a bordo, todos os Hypercars terão capacidades reduzidas em comparação as 6 Horas de Spa. A Ferrari terá uma potência máxima disponível de 889 MJ por revezamento, enquanto o Isotta Fraschini poderá utilizar até 915 MJ por relé.