bongasat.com.br

Seja o endurance real ou virtual, a notícia está aqui!
Le Mans 2025: Ferrari pronta para buscar o tricampeonato?

A 24 Horas de Le Mans 2025, marcada para o próximo sábado (14), representa mais do que uma corrida: é um teste definitivo de resistência, velocidade e estratégia. Desde sua criação em 1923, a prova realizada no Circuito de la Sarthe, com seus desafiadores 13,626 km, consolidou-se como o maior desafio do automobilismo mundial.

Lista de inscritos

Nesta edição, 62 carros alinham no grid – incluindo 36 pilotos do campeonato regular do FIA WEC –, em busca de pontos dobrados, prestígio e um lugar na história.

Ferrari tenta manter hegemonia com o 499P

A Ferrari chega como favorita absoluta após dominar as três primeiras etapas da temporada do Campeonato Mundial de Endurance (WEC) com seu hipercarro 499P. O carro #51, atual líder do campeonato, venceu em 2023, e o #50 repetiu o feito em 2024. Agora, a marca italiana persegue sua terceira vitória consecutiva em Le Mans e o quarto triunfo seguido na temporada.

Nesse sentido, a estatística também joga a favor: desde o início do FIA WEC em 2012, todos os vencedores gerais em La Sarthe conquistaram pelo menos três vitórias consecutivas no evento.

Porsche e Toyota intensificam a disputa

Contudo, apesar do domínio da Ferrari, a Porsche segue como maior vencedora da história de Le Mans, com 19 vitórias gerais e o mesmo número de poles. No entanto, a marca de Weissach não vence na França desde 2017 e busca reverter o jejum com o 963 Hypercar.

Já a Toyota, heptacampeã do WEC, mantém um retrospecto sólido em Le Mans, com cinco vitórias consecutivas entre 2018 e 2022. Em 2025, no entanto, a fabricante japonesa ainda não subiu ao pódio nas três primeiras etapas. No teste oficial, Brendon Hartley liderou os tempos com o #8 GR010 Hybrid – carro que tem Sébastien Buemi, recordista de largadas, vitórias e títulos no campeonato.

Peugeot, Cadillac, Alpine e Aston Martin correm por fora

Além disso, a Cadillac chega embalada após bons desempenhos recentes: um pódio em 2023 e uma forte qualificação em 2024. A marca americana celebra 75 anos de sua estreia com o icônico “Le Monstre”.

Aliás, a Peugeot aposta no 9X8 para reviver os triunfos de 1992, 1993 e 2009, e a Alpine, com o A424, entra embalada por pódios em Ímola e Spa. A Aston Martin retorna à classe principal pela primeira vez desde 2011 com o Valkyrie, enquanto a BMW, também presente na LMGT3, mantém bons resultados na temporada e mira um bom desempenho com seus protótipos.

LMGT3: maior grid de GTs da história do WEC

Com 24 inscritos, a nova classe LMGT3 marca presença recorde em Le Mans. Entre os destaques estão:

  • Mercedes, que retorna à prova após mais de 25 anos, com os carros da Iron Lynx pintados com um design retrô “Flechas de Prata”.

  • A McLaren, celebrando 30 anos da vitória do F1 GTR, exibe uma pintura especial no carro #59 da United Autosports. Isso em parceria com a Sanofi para promover a conscientização sobre a meningite.

  • As Iron Dames, equipe 100% feminina, apresentam um novo visual para o 911 GT3 R LMGT3, em campanha com a TotalEnergies.

Outras fabricantes de peso completam o grid: Ferrari, Porsche, Corvette, Lexus e Ford.

Programação oficial das 24 Horas de Le Mans 2025

  • Quarta-feira (11/06): treinos livres e classificação para todas as categorias

  • Quinta-feira (12/06): sessões de Hyperpole para definição do grid

  • Sábado (14/06): largada da corrida às 10h (horário de Brasília)